Com centenas de smartphones filmando sua entrada ao palco, Changpeng Zhao fez sua primeira aparição pública desde que foi liberado da prisão. A primeira pergunta foi justamente sobre o período em que esteve preso, o que atraiu risadas do público e do próprio CZ.
Em resposta, o fundador da Binance disse que não foi nada bom, apontando ser uma “experiência limitada”, sem muito o que fazer. Por outro lado, destaca que isso lhe deu tempo para pensar no que mais sentia falta, a conexão humana com sua família, amigos, colegas de trabalho e a comunidade de criptomoedas.
Questionado se sua pena foi justa, Zhao afirmou que foi o único indivíduo da história preso na história dos EUA sobre a acusação em questão. De qualquer forma, notou que os quatro meses de prisão foram curtos quando comparado a outros casos.
“É uma opinião muita subjetiva, tento não pensar muito nisso. Acredito que cada pessoa aqui tenha sua própria opinião, mas eu só quero seguir em frente. É o que é.”
Mesmo sendo um tema delicado, a conversa foi bem descontraída. Como exemplo, CZ disse ter feitos amigos na cadeia e os que o reconheceram perguntaram qual criptomoeda deveriam comprar.
“Fiz alguns amigos, alguns ainda mantenho contato e estou tentando ajudar com seus casos”, comentou Zhao, afirmando que todos eram tranquilos e que também não teve grandes problemas com os guardas.
Changpeng Zhao voltará a assumir o comando da Binance?
Vestindo uma camisa da Giggle Academy, projeto educacional que fundou após abandonar o cargo de CEO da Binance, Zhao disse não ter planos de voltar ao comando de sua corretora.
“A equipe está fazendo um ótimo trabalho, então não tenho nenhuma necessidade ou desejo de voltar.”
“Mesmo se eu fosse permitido a voltar, provavelmente não voltaria”, continuou Zhao. Dentre os termos de seu processo, estava seu afastamento da corretora, mesmo assim o executivo afirmou que ainda tem participações financeiras na empresa, só não pode tomar decisões ou dar ordens.
Um exemplo do bom desempenho da Binance mesmo sem CZ por perto foi a máxima histórica da Binance Coin (BNB) em junho. Na data, a criptomoeda atingiu US$ 720 por unidade.
Fundador da Binance está confiante no futuro do Bitcoin
Seguindo a conversa, Changpeng Zhao também deu sua opinião sobre o futuro do Bitcoin. Em suma, o executivo cita ciclos passados, que podem se repetir novamente.
“A história não prevê o futuro, não posso prever o futuro, mas posso analisar a história. Historicamente, o Bitcoin passou por ciclos de 4 anos muito claros, 2013 foi um ano de alta, 2017 foi um ano de alta […] 2021 foi um ano de alta.”
“Esse ano voltamos para a máxima histórica passada, 2024 é um ano de recuperação”, continuou Zhao. “Não sei o que acontecerá no próximo ano. No geral, o longo prazo para a indústria, há muito a ser feito e será feito. Acredito que a indústria crescerá, mais e mais pessoas usarão criptomoedas. Com mais pessoas usando, seu valor de utilidade cresce.”
“No longo prazo, continuo otimista, no curto prazo, é muito difícil prever.”
Além de trechos no Twitter, o vídeo completo pode ser assistido numa página especial da Binance que está transmitindo todo evento Binance Blockchain Week 2024. O executivo comentou sobre outros assuntos, como, por exemplo, as eleições americanas.