
Criptomoedas empilhadas.
Matt Hougan, CIO da Bitwise, acredita que o mercado de criptomoedas terá um crescimento de 10 a 20 vezes na próxima década. No entanto, alerta que escolher o “cavalo errado” pode ser desastroso para um portfólio.
Iniciando seu texto, o executivo diz achar engraçado como tantas pessoas da indústria tem tantas certezas em suas previsões. Como exemplo, nota que alguns dizem que o Ethereum irá dominar a Solana, enquanto outros dizem que a Solana é quem matará o Ethereum.
“Sempre acho isso surpreendente”, escreveu Hougan, notando que está trabalhando com criptomoedas há 8 anos e conversa regularmente com grandes VCs, fundadores, pesquisadores, fundações e colegas.
“Ainda assim, com tudo isso, não consigo te dizer com confiança qual blockchain vai vencer, ou exatamente como as coisas vão se desenrolar.”
Como alternativa, o executivo afirma estar “comprando o mercado”, ou seja, um fundo índice de criptomoedas ponderado.
Dados do TradingView mostram que o valor de mercado das criptomoedas cresceu 16.000% desde janeiro de 2017, saltando de US$ 19,6 bilhões para os atuais US$ 3,1 trilhões.
No entanto, diversos projetos que estavam no topo naquela época desapareceram ou não tiveram ganhos tão bons quanto outros.
Para Matt Hougan, CIO da Bitwise, essa situação deve se repetir na próxima década.
“Neste estágio de desenvolvimento das criptomoedas, eu diria que é imprevisível [saber qual será a vencedora]”, escreveu Hougan. “Os resultados serão moldados por regulamentação, execução, condições macroeconômicas, ações de alguns indivíduos-chave, sorte e outras cem variáveis.”
“Prever tudo isso corretamente exigiria uma visão sobrenatural.”
Esperando um crescimento de 10 a 20 vezes para o setor, o executivo nota que Paul Atkins, presidente da SEC, disse recentemente que todos os mercados de ações dos EUA devem migrar para a blockchain em alguns anos.
“São 68 trilhões de dólares em ações. Hoje, temos cerca de 670 milhões em ações tokenizadas. Isso representa uma mudança de escala de cerca de 100.000 vezes”, pontuou o executivo.
“Mas aqui está o ponto crítico: não quero arriscar escolher a blockchain errada. Imagine prever corretamente um mercado que cresce 100.000 vezes — e ainda assim ficar atrás porque apostou no cavalo errado.”
Sua estratégia e recomendação, portanto, é a compra de um fundo de índice ponderado de criptomoedas.
“Os fundos de índice de criptomoedas vão ganhar importância em 2026.”
Atualmente a Bitwise oferece ETFs de Bitcoin, Ethereum, XRP, Solana e Dogecoin. Sendo assim, é possível que a gestora também esteja se preparando para lançar um único ETF que cubra essas e outras criptomoedas.
Em agosto, um especialista em ETFs afirmou que a BlackRock também estaria interessada em tal produto, especialmente porque eles sempre defenderam uma abordagem baseada em índices.
Em outro trecho de seu texto, Matt Hougan também fez um breve resumo de setores dentro mercado de criptomoedas no qual está de olho. São eles:
“Na minha opinião, o mercado de criptomoedas como um todo pode crescer de 10 a 20 vezes na próxima década sem dificuldade”, comentou o executivo, citando que os casos de uso estão se multiplicando.
Comentários