Futuros de Bitcoin seguem prejudicados pela crise

Volume ruim de operações!

-

Siga no
Futuros de Bitcoin
Futuros de Bitcoin

Enquanto o preço do Bitcoin segue estável na faixa de U$ 5 mil, um mercado ligado a moeda não tem mostrado bom desempenho. Neste caso, os chamados futuros de Bitcoin, negociados em corretoras, seguem afetados pela crise financeira mundial.

As principais corretoras a trabalhar com essa modalidade de trades são a CME e a Bakkt. Ambas as plataformas certamente possuem força junto a instituições tradicionais, que não tem sido vista no mercado de criptomoedas.

O mercado de futuros é uma modalidade de trade diferente do mercado a vista. Isso porque, com operações no mercado de futuros, é especulado um preço que um ativo terá no futuro.

Futuros de Bitcoin deixam de ser interessante na medida em que crise acirra medo aos investidores

De fato o Bitcoin passou por alguns momentos delicados em seus preços nos últimos dias. A criptomoeda perdeu um valor considerável nas corretoras, sendo o auge da queda no dia 12 de março.

Ainda que o Bitcoin tenha recuperado parte de seu valor, ainda perde 33% nos últimos sete dias. O mercado financeiro global está em aversão a risco, logo, ativos que possuem características duvidosas são evitados.

Um dos mercados que perdeu enorme fôlego com a crise atual é o de futuros de Bitcoin. De acordo com o portal Coindesk, a Chicago Mercantile Exchange (CME) registrou na última terça (17) um dos seus piores dias. Na data, foram negociados apenas três contratos futuros de 15 Bitcoins, valendo em torno de U$ 85 mil.

Futuros de Bitcoin na CME passam por momentos delicados
Futuros de Bitcoin na CME passam por momentos delicados – Reprodução

O recorde mínimo de trades na CME era de janeiro, quando em um dia foram negociados U$ 120 mil. Ou seja, no mês de março, após uma venda massiva no mercado a vista de moedas digitais, o mercado futuro também passa por um período delicado.

Bakkt não tem volume de negociações com Bitcoin há semanas

A esperança de alguns entusiastas de Bitcoin no passado, a Bakkt também não tem saído bem dessa crise. A plataforma já sente saudade dos traders de Bitcoin, que há semanas não visitam o local.

Traders de Bitcoin não tem negociado pela Bakkt
Traders de Bitcoin não tem negociado pela Bakkt – Reprodução

Fica claro que o mercado de futuros, considerado promissor por alguns, não tem atraído interesse dos traders. Desde janeiro de 2020, por exemplo, a Bakkt negociou alguns contratos em apenas quatro dias.

O que mais chama atenção de fato é que os contratos futuros são considerados instrumentos de hedge. Ao se negociar a opção de vender ou comprar um ativo em determinada data, por determinado preço, diminui-se a tensão de prejuízos.

Isso é importante para mineradores, por exemplo, que podem prever o quanto negociarão as moedas geradas. A volatilidade do Bitcoin em 2020 está muito alta, acima de 130% no ano, de acordo com o índice da BitMEX.

Maior bolsa de opções em Bitcoin do mundo também sofre com falta de volume

A reportagem do Coindesk também analisou os dados da maior bolsa de negociações de contratos futuros de Bitcoin do mundo neste período de crise. Aquela que possui maior volume é a Deribit.

A Deribit viu um baixo volume no início de março, contudo, no decorrer do mês voltou ao normal. Após o dia 12, principalmente a partir do dia 17, o volume voltou a cair na corretora de futuros.

Maior corretora de contrato futuros de Bitcoin é a Deribit
Maior corretora de contrato futuros de Bitcoin é a Deribit – Reprodução

A BitMEX tem sido acusada como a responsável pela queda dos preços do Bitcoin nos últimos dias. Isso porque, a corretora passou por um ataque DDoS no dia 12, que afetou suas negociações e fizeram o preço do bitcoin despencar brutalmente. Nesta semana os preços do Bitcoin tem voltado a subir, mas lateralizando em torno de U$ 5 mil.

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
ATM de Bitcoin

Número de ATM de Bitcoin se aproxima de marca histórica

A adoção em massa do Bitcoin é uma realidade perseguida pela comunidade Bitcoin, que cria ferramentas diversas para esse futuro. Uma delas é o...
Baleia de Bitcoin

Baleia de Bitcoin prefere Ripple a Ethereum

A comunidade de criptomoedas mundial se preocupa e leva muito a sério um fundamento: a transparência. Dessa forma, uma baleia de Bitcoin se posicionou...
Fundador da D9, Danilo Dubaiano gravou DVD com Thaeme e Thiago, Naiara Azevedo

Esposa de líder de pirâmide de Bitcoin tem pedido negado

O Brasil tem sido assolado pelos esquemas de pirâmides financeiras há anos, sendo recentemente, golpes utilizam a imagem das criptomoedas. Uma famosa pirâmide de...