Gigante da TI, Software AG é comprometida por Ransomware

Hackers pedem US $ 20 milhões para resgatar os arquivos. Esse é um dos maiores pedidos de resgate em todos os casos de ransomware até hoje.

Siga no

A Software AG, uma das maiores empresas de tecnologia da Alemanha foi vitima de um ataque hacker com malwares que roubam dados. Até o momento a empresa ainda não conseguiu se recuperar completamente dos danos causados pelo ransomware.

De acordo com o site ZdNet, um grupo de cibercriminosos conhecido como “Clop” conseguiu invadir a rede interna da Software AG no dia 3 de outubro. O ataque conseguiu criptografar vários arquivos importantes e pediu cerca de US$ 20 milhões para oferecer as chaves para desbloquear os arquivos.

Durante essa semana o a empresa e o grupo de hackers estavam negociando melhores preços para conseguir desbloquear os arquivos. No final da semana as negociações falharam e o Clop publicou diversas imagens mostrando dados importantes da empresa em sites da deep web.

As imagens divulgadas mostram diferentes informações sobre os funcionários da empresa, incluindo imagens de documentos de identidade, e-mails, documentos financeiros e até mesmo pastas que estavam na rede interna da empresa.

Imagens vazadas da Software AG. Fonte: ZdNet

A empresa revelou o incidente na última segunda-feira, dizendo que estava enfrentando problemas para manter a rede por causa de um ataque de malware. Segundo a Software AG os serviços para seus clientes, incluindo os serviços com base na nuvem, não foram afetados pelo ataque. De acordo com a companhia, também não há relatos de que as informações de qualquer cliente sendo acessadas pelo malware.

No entanto, dois dias depois a empresa revelou ter descoberto sinais e evidencias de roubo de informações.

Apesar da Software AG não estar divulgando muitas informações sobre o ataque, alguns pesquisadores descobriram o arquivo binário do ataque e através das informações nesse arquivo conseguiram até mesmo chegar ao arquivo de chat com a conversa entre os dois lados, que é armazenada no site do ransomware.

Um dos maiores pedidos de resgate da história para ransomware

Um dos pontos que mais chamam a atenção nesse recente ataque é o pedido de US$ 20 milhões para resgatar os arquivos. Esse é um dos maiores pedidos de resgate em todos os casos de ransomware até hoje.

Ransomware Software AG
E-mail enviado para Software AG com as ameaças do ataque de ransomware. Fonte: MalwareHunterTeam

A Software AG é a segunda maior companhia da Alemanha, com mais de 10 mil clientes empresariais em mais de 70 países. Alguns dos clientes amis famosos da companhia são a Fujitsu, Telefonica, Vodafone, DHL e a Airbus.

Até o momento da publicação deste artigo a Software AG ainda não tinha pago o pedido de resgate, o que indica que a empresa ainda está sendo afetada pelo ataque hacker.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Elon Musk com mãos juntas em conversa

Elon Musk revela sua “previsão” de preço do Bitcoin

O homem mais rico do mundo, Elon Musk, não conseguiu ignorar a alta no preço do Bitcoin, compartilhando uma imagem em seu Twitter que...

Cuidado: bancos e corretoras estão roubando você

Em tese, a ideia de um fundo de investimento é ótima. Afinal, um gestor profissional e uma equipe de analistas provavelmente vão performar melhor...

Titã da renda fixa começa a investir em criptomoedas

A PIMCO, empresa que gerencia mais de 2 trilhões de dólares em ativos afirmou através de seu diretor de investimentos, Daniel Ivascyn, que está...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias