A primeira Telecom a aceitar Bitcoin como meio de pagamento na América Latina é a GoldConnect. Com atuação em mais de 17 países da região, inclusive Brasil, a empresa amplia a adoção do meio de pagamento após El Salvador legalizar a moeda digital.
De fato, a adoção do Bitcoin por empresas começou ainda em 2020, principalmente com a MicroStrategy. Mas o movimento de legalização impulsiona a acolhida por empresas, que buscam cada vez mais entrar no espaço.
A nova chegada no mercado de criptomoedas foi possibilitada mediante uma parceria com a empresa BitPay. Para permitir o recebimento de criptomoedas como meio de pagamento, a GoldConnect criou uma plataforma chamada de LatamConnect.
GoldConnect vai aceitar Bitcoin como meio de pagamento na América Latina
A América Latina é uma das regiões mais afetadas pela falta de acesso a serviços bancários e conectividade no mundo. Buscando inovar, a empresa desenvolve desde abril sua nova plataforma LatamConnect, que promete ajudar a finalizar a construção de redes de fibras ópticas mais rápido.
Com uso de um algoritmo de automação, clientes têm acesso a preços e engajamentos em 17 países que a GoldConnect atua, com seus 87 parceiros. Apesar dessa solução ser comum na Europa e nos Estados Unidos, na América Latina é pioneira.
Na última terça-feira (15), a empresa foi além, ao iniciar o suporte ao Bitcoin em sua plataforma nova. Em comunicado de imprensa a GoldConnect disse que a parceria com a BitPay faz com que a empresa seja a primeira da região a receber com criptomoedas.
A BitPay receberá os depósitos dos clientes, fará a conversão dos valores e enviará o dinheiro para a conta da GoldConnect. Mesmo não sendo um aceite direto da moeda, a empresa comemorou a adoção, afirmando que espera entregar para seus clientes mais opções para melhorar a interação e experiência.
Intenção de atrair novos clientes dispostos a pagar com criptomoedas
Na América Latina ainda não era possível pagar por serviços de telecomunicação diretamente com criptomoedas. Assim, a GoldConnect espera atrair novos clientes dispostos a pagar por serviços com essa modalidade.
O VP de produtos da BitPay destacou que o potencial das criptomoedas aliado ao de telecomunicações é enorme, sendo a GoldConnect a primeira a perceber isso. Ao tornar os pagamentos com moedas digitais uma realidade, a intermediadora espera processar transações mais rápidas, seguras e baratas, em uma escala global.
O COO da GoldConnect, Jeremy Villalobos, publicou em seu LinkedIn que estava orgulhoso por fazer parte da pioneira adoção do Bitcoin na América Latina.
“Novidade em nossa plataforma #LatamConnect! Estamos orgulhosos de ser a primeira Telecom a aceitar criptomoeda como forma de pagamento por serviços de conectividade na Latam e no Caribe. GoldConnect #TheNewWay”
De acordo com um mapa da rede GoldConnect, presente no site da companhia, no Brasil a infraestrutura passa nos estados do Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.