JP Morgan, Goldman Sachs e UBS adquiriram o primeiro produto negociado em bolsa (ETP) no mercado que oferece exposição a criptomoeda Polkadot. De acordo com dados do terminal da Bloomberg, os gigantes bancários compraram pequenas quantidades de ações da bolsa suíça 21Shares ETP, sinalizando o crescente apetite institucional por derivados de criptomoedas.
A compra pelas empresas sugere que o interesse institucional por criptomoedas está aumentando e não se limita a Bitcoin ou Ethereum. Atualmente, a DOT é o quinta maior criptomoeda do mundo, com uma capitalização de mercado de mais de US $ 31 bilhões.
Lançado no início de fevereiro pela 21Shares, um provedor de produtos de investimento suíço, o Polkadot ETP (ticker: PDOT) está listado na Swiss SIX Exchange. De acordo com Laurent Kssis, chefe de ETP da 21Shares, a Polkadot ETP tem atualmente mais de US $ 15 milhões em ativos sob gestão.
ETPs oferecem uma rota simplificada para investimento em criptomoedas para grandes instituições porque os veículos de investimento atendem aos padrões regulatórios sem a necessidade de custodiar os ativos digitais.
De acordo com fontes familiarizadas com as negociações, as ações do Polkadot ETP estrearam com preços em torno de US $ 22, contudo, o valor do fundo aumentou, ultrapassando US $ 38.
Gigantes financeiros compram Polkadot
Dados do Bloomberg Terminal revelaram que a Goldman Sachs comprou três lotes de ações em nome de um cliente. A UBS, por outro lado, comprou 2.770 ações, enquanto o JPMorgan comprou 500.
A Instinet, uma corretora de propriedade da japonesa Nomura Holdings, foi a maior investidora da Polkadot’s ETP, tendo adquirido 9.280 ações.
Atualmente o DOT está sendo negociado por cerca de US $ 34, e seu preço deve subir ainda mais este ano, pois o protocolo da Polkadot está ganhando força, já que atualmente tem a capacidade de lidar com milhares de transações por segundo, o que o opôs diretamente ao Ethereum aos olhos de alguns investidores.
“Ethereum killer”
O preço da Polkadot subiu aproximadamente 280% nos últimos 42 dias. O token DeFi mostra potencial para continuar sua ascensão em breve.
Criada pelo co-fundador do Ethereum, Gavin James Wood, a plataforma pretende ser uma versão ainda mais evoluída do Ethereum.
Frequentemente apelidada de “Ethereum killer”, a Polkadot apresenta parachains, que tornam a blockchain principal interoperável com outras redes blockchain que podem se conectar a ela como “sidechains”.
A blockchain da Polkadot é considerada uma blockchain de nova geração, conectando blockchains e redes públicas e privadas.
O CEO da Pantera Capital, Dan Morehead, sugeriu recentemente que em 2021 a Polkadot será a criptomoeda com melhor desempenho.