Goldman Sachs gosta do Bitcoin mas diz aos clientes que não é bom

Siga no
Divulgação/Goldman Sachs
Divulgação/Goldman Sachs

Uma das principais notícias das últimas semanas foi o fato de a Goldman Sachs, uma das principais empresas de investimento do mercado atacar o Bitcoin, afirmando que o ativo digital não era uma classe de investimento válida. Claro, isso acabou fazendo com o que o criptomercado defendesse o ativo. Apesar da critica, a Goldman Sachs parece estar muito mais interessada no Bitcoin do que essa história parece demonstrar.

Apesar da posição bem negativa em relação ao ativo digital, outros sinais indicam que a instituição está bem avançada em relação a adoção do Bitcoin, como nota a Forbes. Aliás, como aponta o site, toda a situação de achar que a Goldman Sachs não é a favor do Bitcoin pode não ter sido mais do que um mal entendido.

Goldman Sachs é realmente contra o Bitcoin?

Foto/Divulgação

Para lembrar, no final de maio a Goldman Sachs lançou um relatório para os seus clientes chamando a atenção para os ativos digitais e o ouro em meio a inflação na atual crise financeira.

No entanto, a empresa foi categórica ao afirmar que “Criptomoedas, incluindo o Bitcoin não são uma classe de ativos.”

No relatório, foi afirmado que o Bitcoin não gera influxo de dinheiro, não trás nenhum lucro através da exposição e crescimento, não providência benefícios de diversificação, não diminuem de volatilidade e não possuem nenhuma segurança contra a inflação.

Algumas das afirmações eram tão amadoras, que fez alguns a acreditar que os estagiários ficaram responsáveis pela apresentação.

É muito importante destacar que, toda a apresentação foi feita pela divisão de Gerência de Riquezas e que não representa toda a companhia, como foi apontado por Ethan Vera, ex-bancário da Goldman Sachs e o atual operador de pools de mineração.

“A Goldman Sachs é uma grande organização com diferentes divisões. A opinião da Gerência de Riquezas sobreo Bitcoin e criptomoedas não reflete a visão da companhia.

A verdade é que a Goldman Sachs é uma grande investidora em criptomoedas

Bitcoin em corretoras de criptomoedas

Ethan Vera destacou que a divisão de Estratégias de Investimento é completamente separada daquela que fez a apresentação sobre o Bitcoin e que, na verdade, a empresa tem se mostrado bem positiva em relação ao maior ativo digital do mundo.

O ex-bancário lembrou que a Goldman Sachs foi uma das principais investidoras da Circle, empresa totalmente ligada ao criptomercado.

Os investimentos institucionais da Goldman Sachs no Bitcoin vêm sendo constantes e estão de acordo com o que muitas outras empresas estão fazendo com as criptomoedas. Lembrando que pela importância da empresa, é necessário que ela tenha cuidado a falar sobre as criptomoedas.

Ainda segundo a Forbes, em 2017, durante uma entrevista a CNBC, o então CEO da Goldman Sachs, Lloyd Blankfein, disse que:

“Nunca passou pela minha mesa a proposta de criar uma mesa de negociações com Bitcoin, mas eu não impediria isso.”

A Goldman Sachs está bem interessada no Bitcoin e o recente relatório foi relativamente mal interpretado por muitos, tanto os que defendem o Bitcoin quanto os que o atacam.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Confronto entre Bitcoin e Dólar BTC USD hoje preço

Bitcoin volta a subir após EUA aprovar pacote de estimulo de US $ 1,9...

Depois de vários dias em queda, o Bitcoin voltou a ser negociado acima de US $ 50 mil neste domingo (7). A moeda digital...
Comprar Cardano

Cardano e proteção de animais silvestres

Como holder da Cardano, você provavelmente está interessado em delegar suas ADAs a uma pool pra receber uma renda passiva. Resumindo, você está interessado em...

Empresa chinesa de capital aberto compra Bitcoin e Ethereum

A Meitu, uma empresa chinesa de capital aberto com valor de mercado de US $ 12 bilhões, comprou US $ 40 milhões em Bitcoin...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Cardano e proteção de animais silvestres

Como holder da Cardano, você provavelmente está interessado em delegar suas ADAs a uma pool pra receber uma renda passiva. Resumindo, você está interessado em...

Empresa chinesa de capital aberto compra Bitcoin e Ethereum

A Meitu, uma empresa chinesa de capital aberto com valor de mercado de US $ 12 bilhões, comprou US $ 40 milhões em Bitcoin...

Len Sassaman pode ter sido o criador do Bitcoin

Um cypherpunk especialista em criptomoedas poderia ser o criador do Bitcoin, de acordo com um extenso artigo publicado no início de fevereiro de 2021, por...

John McAfee é indiciado por golpe com criptomoedas

O empresário de tecnologia e ex-magnata do antivírus John McAfee foi indiciado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) por lavagem de dinheiro...

Desenvolvedores do Ethereum aprovam proposta para reduzir taxas

Depois de muita discussão pública e aprovação dos mineradores, os desenvolvedores do Ethereum aprovaram o mercado de taxas proposto pela EIP-1559, prevista para ser...