Vários perfis em redes sociais de brasileiros estão alertando sobre um novo golpe do falso emprego que circula no mercado em busca de roubar criptomoedas das vítimas, normalmente influencers. A abordagem envolve oferecer uma nova oportunidade como líder de comunidades ou criação de conteúdos.
Na terça-feira (15), o perfil “Sarinha Crypto” no X foi um que revelou como funciona o mecanismo do golpe, desde o início. Assim, o perfil mostrou alguém lhe abordou com uma mensagem pessoal, indicando que teria uma proposta de emprego.
Seguindo, Sarinha declarou que foi encaminhada a uma comunidade do Discord, com muitos seguidores e apenas três administradores. Em dado momento, eles marcaram uma entrevista pessoal para discutir maiores detalhes e conhecer melhor o seu perfil.
Como uma entrevista de emprego é um momento em que muitos podem ficar ansiosos, os golpistas aproveitaram para agir. Assim, eles fingiram que o áudio havia interrompido e não estavam escutando nada, conduzindo a vítima a realizar o download de uma solução para o seu driver do computador.
Após a instalação, eles indicaram que o áudio havia retornado e enrolaram a entrevista, até informar que entrariam em contato com o resultado em breve. Uma semana se passou e ao retornar na comunidade Discord, Sarinha não encontrou mais ninguém e ainda teve suas criptomoedas drenadas, ao que tudo indica, por um malware em seu dispositivo.
Em seu novo desabafo, o perfil alerta a todos que desconfiem de propostas de empregos na área de criptomoedas. Por fim, ela declarou que perdeu tudo que tinha em criptomoedas.
Fica aqui o alerta sobre propostas, por mais verdadeira que pareçam, desconfiem de tudo. Perdi tudo oque tinha por não ser tão desconfiado como deveria.
Agora é seguir e tomar bem mais cuidado, e trabalhar para voltar a ter algum patrimônio em cripto.— Sarinha Crypto 🌸🔶️ (@SaraDesuu) July 16, 2025
Comunidade já havia recebido alerta sobre golpes de falso emprego no mercado de criptomoedas focados em roubar brasileiros influencers
No início de julho, membros da comunidade de criptomoedas brasileira já começaram a perceber o andamento do novo golpe do falso emprego.
Em um relato pessoal sobre uma situação similar, Amanda Prado declarou que recebeu a mesma proposta de emprego. Os golpistas segundo ela conversaram em português brasileiro claro, o que pode indicar que moram neste país.
De qualquer forma, o caso de Amanda teve um final feliz, visto que ela desconfiou do golpe e não realizou o download de nenhum link enviado pelos criminosos. Além disso, ela utilizou um computador sem acesso às suas criptomoedas para a entrevista para se proteger.
Entrei em contato com o @Ser_kuka_sol pra verificarmos os links, ele confirmou que de fato, o registro do site era de abril e que era SCAM. pic.twitter.com/zQC4icEy8Y
— Amanda Prado | KB (@amandakbored) July 2, 2025
O alerta para novos influencers e brasileiros em geral mostra que golpistas estão inovando em sua engenharia social para roubar criptomoedas. Ou seja, novas propostas devem ser tratadas com cautelas, mesmo se o “perfil contratante” tenha amigos em comum nas redes sociais.