Golpista ameaça infectar família com coronavírus a menos que receba Bitcoins

Golpista diz que vai infectar toda a família da vítima caso não receba R$ 20 mil em bitcoin

Siga no

Recentemente as criptomoedas vêm sendo usadas cada vez mais em esquemas de extorsão. Não que a culpa seja da moeda digital, mas, de fato, a praticidade e outros elementos dos ativos digitais os tornam uma ferramenta corriqueira para indivíduos mal-intencionados.

Agora, o mais novo esquema de extorsão com criptomoedas envolve o coronavírus.

A nova extorsão relacionada ao COVID-19 pede que a vítima pague US $ 4 mil em Bitcoin ou os golpistas vão infectar a pessoa e sua família com o vírus. As informações são do site Hackread.

Segundo o site, o pedido de bitcoins é enviado através de de e-mail, e a ameaça de infectar a vítima com coronavírus não é a única. Os golpistas também afirmam possuir “todos os segredos” da pessoa e que vão “arruinar a sua vida”.

E-mail enviado para as vítimas prometia infectá-las com coronavírus caso o pagamento em Bitcoin não fosse feito.: ExecuteMalware
E-mail enviado para as vítimas prometia infectá-las com coronavírus caso o pagamento em Bitcoin não fosse feito.: ExecuteMalware

No corpo do e-mail eles também explicam que se a vítima quiser escapar dessa “humilhação destruidora de vidas”, ela precisa pagar US $ 4 mil em Bitcoin em exatamente 24 horas. Na cotação atual o valor chega a 20 mil reais.

No e-mail a única criptomoeda citada é o Bitcoin, muitos acreditam que é para que o valor não seja rastreado e permaneça anônimo.

No entanto, como quem conhece a blockchain e a criptomoeda sabe, o bitcoin não é uma forma de transação anônima e é possível descobrir, com certa facilidade, quais os endereços estão envolvidos nas transações.

Em alguns casos, através de triangulação, é possível até descobrir de quem é o endereço.

Ameaça real ou golpe sem fundamento?

O Sars-Cov-2 não pode ser transmitido pela internet. Reprodução/MIT

Será que esse golpe de extorsão com o coronavírus é realmente uma ameaça real?

A verdade é que é muito difícil de saber quando uma ameaça é real ou não na internet. No entanto, o e-mail mostrado pelo Hackread mostra um tom mais genérico do que os utilizados por golpes reais.

Apesar de alegar ter todos os dados e “segredos” da vítima, o e-mail não contém nenhuma prova disso. Ataques de Ransomware ou de extorsão, que utilizam informações privadas das vítimas, costumam colocar provas de acesso à essas informações no e-mail.

O e-mail revelado pelo site não conta com nenhuma informação que não possa ser facilmente acessada nas redes sociais e outros sites.

Mas, claro, o que torna a situação toda muito menos acreditável é a ameaça de infectar toda a família da vítima com coronavírus. Por enquanto ainda não descobriram uma forma de enviar vírus (físicos) por e-mail.

E é praticamente improvável que qualquer grupo hacker arriscaria tentar entrar em contato direto com alguém para infectá-lo de qualquer forma.

Essa história mostra mais como os golpistas estão tentando utilizar o coronavírus para se adaptar aos novos tempos com antigas táticas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Departamento de Tesouro dos Estados Unidos

Departamento do Tesouro dos EUA quer ferramenta para rastrear Bitcoin

A agência dos Estados Unidos responsável pela implementação de sanções contra empresas, parte do Departamento do Tesouro, quer uma ferramenta capaz de rastrear o...
Polícia investiga negócio de criptomoedas no ES

Corretora cripto é alvo de operação policial por fraude bilionária

A polícia da Coreia do Sul realizou uma operação em diversos escritórios de uma corretora de criptomoedas após a empresa ter sido acusada de ser...
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi

Banco Central dos EUA elogia Ethereum e inovação com DeFi

O Banco Central dos Estados Unidos de St. Louis publicou um artigo elogiando as inovações da plataforma Ethereum. Ao criar aplicações bancárias com tokens,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias