Golpe finge ser da Receita Federal e pergunta se usuários têm criptomoedas

Golpe finge ser da Receita Federal e pergunta se usuários tem criptomoedas

Siga no
SCAM Golpe com Bitcoin e Justiça
Golpe com Bitcoin e Justiça

Segundo a agência governamental que protege americanos de fraudes, a FTC, um novo tipo de golpe está circulando pela internet. O e-mail, recebido pelas vitimas em potencial, finge ser da Receita Federal e tem o intuito de roubar tanto dinheiro quanto informações pessoais.

Embora este seja um golpe antigo, a informação é sempre o melhor caminho para evitar dores de cabeça. Como reportado pelo Livecoins nesta semana, a polícia do Reino Unido prendeu um jovem de 17 anos e R$15 milhões em Bitcoin, seu golpe usava uma tática parecida com esta.

O órgão estatal americano também lembra os cuidados que são necessários para não cair neste golpe, bem como a importância de reportar tais atividades para que mais pessoas estejam cientes.

Golpe clássico

Segundo informações da FTC, os criminosos enviam e-mails para várias vítimas em potencial fingindo ser da Receita Federal para então roubar não apenas dinheiro das vítimas como também informações pessoais.

O texto do e-mail contém uma narrativa que oferece uma nova parcela do auxílio pandemia, basta que você clique em um dos links, todavia o intuito deste site, que obviamente não é do governo, é roubar as pessoas.

A partir dali o golpe pode roubar suas criptomoedas e outros tipos de dinheiro através de outros meios de transferência como cartão de crédito, bem como informações pessoais que podem ser usadas para outros golpes no futuro.

Este é um golpe bem antigo e utiliza vários tipos de narrativas, a maioria delas oferecendo dinheiro, para convencer que a vítima morda a isca e forneça seus dados pessoais, bancários e relacionados a criptomoedas.

As recomendações do governo

Nesta mesma nota, o órgão do governo americano aponta três cuidados simples para não cair neste golpe que está se espalhando rapidamente.

Ela lembra que o governo nunca irá lhe telefonar, enviar mensagem de texto ou e-mail, ou entrar em contato através de redes sociais para oferecer dinheiro a você. Recomendando que se use apenas os sites oficiais do governo para obter informações sobre qualquer tema relacionado a Receita Federal, como declaração, reinstituição ou auxílio.

A segunda recomendação é não prosseguir com a comunicação caso você seja abordado por alguém que diga trabalhar para o governo, especialmente caso esta pessoa peça informações pessoais e financeiras ou pagamentos em dinheiro, criptomoedas e outros tipos.

Por fim, é altamente recomendado que você informe a tentativa de golpe para o governo, assim eles poderão investigar o caso, alertar outras pessoas e prender os criminosos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.

CEO da Binance se torna o chinês mais rico do mundo, diz site

Changpeng “CZ” Zhao, o famoso CEO da Binance, é um nome muito importante dentro do criptomercado e até mesmo na economia como um todo....
Criptomoeda do Facebook Diem e Libra

Facebook não vai mais proibir propagandas de criptomoedas

Desde o final da alta das criptomoedas em 2017 o Facebook e outras redes sociais limitaram ou até proibiram propagandas e conteúdo patrocinado sobre...

Homem é abordado na rua e obrigado a transferir bitcoins para assaltantes

Os crimes no criptomercado podem acontecer de diferentes maneiras, desde os roubos realizados em golpes digitais até mesmo roubos físicos. A polícia de São...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias