Segundo a Bloomberg, A gigante de buscas Google está trabalhando na tecnologia blockchain para apoiar seus negócios em nuvem e evitar a concorrência de startups emergentes que usam a tecnologia promissora para operar de formas inovadoras.
De acordo com a publicação, a unidade Alphabet Inc. está desenvolvendo seu próprio livro digital distribuído que terceiros poderão utilizar para publicar e verificar transações. O Google fez aquisições ainda não reveladas neste cenário.
O prazo de lançamento de qualquer produto não é claro, a empresa planeja oferecer blockchain para se diferenciar dos rivais Microsoft Azure e Amazon AWS.
Sridhar Ramaswamy, chefe de publicidade do Google, disse recentemente em uma conferência que sua divisão tem uma “equipe pequena” olhando para blockchain, mas observou que a tecnologia principal existente não pode lidar com muitas transações de forma rápida. Algumas empresas de marketing começaram a explorar o potencial do blockchain para facilitar a compra de anúncios digitais sem usar o Google ou Facebook.
Uma série de startups estão tentando desafiar o domínio do Google usando blockchain.
Brave é um navegador Web que concorre com o Google Chrome. Em vez de veicular anúncios segmentados, a Brave usa a tecnologia blockchain para pagar websites quando as pessoas passam tempo lá. O BitClave permite que as pessoas realizem pesquisas on-line e sejam recompensadas por verem anúncios. O Presearch, também está usando o blockchain para tentar competir com o mecanismo de busca do Google.
O potencial da blockchain está ficando cada vez mais claro para diversas empresas que já estão em uma corrida para a implementação da tecnologia.