Governo dos EUA pede confisco de Bitcoins na Binance

Após fraude em e-mail, investidor perdeu 18 bitcoins e golpistas enviaram valores para divisão da Binance US.

O Governo dos EUA, por meio do Ministério Público em Massachusetts, protocolou uma ação de confisco de bitcoins na corretora Binance US. Ao todo, 18,836 BTCs na corretora foram identificados por ligação contra uma fraude financeira.

O caso em questão envolve um ataque hacker contra um alto executivo de uma empresa, com invasão em seu e-mail. Nos EUA, a prática é chamada “Business email compromise (BEC)“, que consiste em uma forma de ataque de phishing em que um criminoso tenta enganar um executivo para obter informações sensíveis.

No caso em questão, o executivo revelou com o ataque seus fundos em carteira de vários bitcoins, avaliados em 500 mil dólares. Ou seja, uma fraude de R$ 2,4 milhões.

Governo dos EUA pede o confisco de bitcoins na Binance US, mas donos das moedas roubadas podem pedir acesso antes

De acordo com informações do Ministério Público de Massachusetts, a investigação sobre o caso começou ainda em junho de 2022, quando a fraude BEC ocorreu contra um residente do estado norte-americano.

As suspeitas do caso envolvem uma investigação internacional, visto que os golpistas podem estar localizados em outros países.

Conforme alegado em documentos judiciais, um residente de Massachusetts foi induzido a transferir US$ 400.000 para uma conta bancária localizada na Califórnia, e alguns desses fundos foram posteriormente transferidos para Binance.US, onde foram usados ​​para comprar 18.836 BTC. Os investigadores rastrearam os fundos até uma conta na Binance US e o BTC foi apreendido em julho de 2023.

Com os valores descobertos na corretora e com a ação civil de confisco protocolada pelo Governo dos EUA, o dono dos bitcoins roubados pode solicitar acesso aos valores antes. Assim, ele pode ter acesso aos BTCs ao comprovar ser o titular dos valores, antes que o governo pegue os valores.

O procurador em exercício dos Estados Unidos, Joshua S. Levy, e Christopher DiMenna, agente especial em exercício encarregado do FBI, fizeram o anúncio. A ação de confisco civil está sendo processada pela Procuradora Assistente dos EUA, Carol E. Head, Chefe da Unidade de Recuperação de Ativos.

Quinta ação de confisco de criptomoedas no estado norte-americano

Esta é a quinta ação de confisco civil que o Ministério Público dos EUA moveu buscando confiscar criptomoedas atribuídas a esquemas de fraude direcionados a vítimas de Massachusetts.

De acordo com as autoridades, a resolução positiva do caso lembra a possíveis vítimas de fraudes que procurem a polícia ao se depararem com golpes financeiros pela internet, inclusive golpes de romance, BEC, entre outros mais.

Nos EUA há um amplo interesse de regular o mercado das criptomoedas ainda no Governo Biden, ainda que nenhum projeto de lei federal tenha sido protocolado.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias