Governo venezuelano mostra suas garras e cria imposto sobre criptomoedas

-

Siga no
Petro Venezuela Maduro
Petro Venezuela Maduro
Anúncio

O governo venezuelano de Nicolas Maduro finalmente mostrou suas garras ao criar um novo imposto sobre criptomoedas. Aqueles que realizam transações com moedas digitais como o Bitcoin agora enfrentam um imposto de 15%, o que muitos descrevem como uma ação oportunista do poder do governo.

Muitas pessoas estão vendo o imposto como um ato de tirania.

A Venezuela é o maior produtor de petróleo da América do Sul, o país hoje é conhecido por ter a moeda nacional mais desvalorizada do mundo. Além disso, o atual governo continua insistindo em vandalizar sua própria economia, uma prática que está rapidamente levando a população a contestar a legitimidade de seu atual líder, Nicolas Maduro.

Anúncio

Juan Guaido recebendo apoio dos EUA e reconhecimento internacional, está causando uma agitação significativa em todo o país.

O novo imposto sobre as criptomoedas foi anunciado no Diário oficial da Venezuela, que é definido como o SUNCRIP (Superintendência Nacional de Ativos de Criptografia e Atividades Relacionadas da Venezuela)

“Imposto com um valor máximo de 15% calculado sobre o total da remessa.”

A SUNCRIP arbitrariamente determina taxas de transação de até 15% sobre criptomoedas. Além disso, com base no decreto, a SUNCRIP define um limite de transação de criptomoedas de US $ 600 por mês. Quando esse limite for atingido, o remetente deverá solicitar ao orgão permissão para enviar mais, que o governo limitará em US $ 3.000.

Isso significa que os usuários de criptomoedas na Venezuela agora podem esperar uma taxa de 15% para cada transação, e uma restrição de US $ 600 em vigor todos os meses. A permissão para enviar mais de US $ 600 é exigida pelo governo, o que significa que, se você quiser ter acesso a mais de US $ 20 por dia, precisa ter uma isenção do governo.

Lembre-se que a Venezuela virou notícia quando se tornou o primeiro país do mundo a adotar uma arquitetura financeira focada em criptomoedas, com a polêmica Petro.

O que esse movimento sugere é que Maduro e seu governo estão menos interessados ​​em aliviar as dificuldades econômicas de seus cidadãos usando a tecnologia e mais impulsionados pela obtenção de fundos suficientes para que possam permanecer no poder. Tudo isso apesar do fato de que seu país está à beira de um colapso.

Governo da Venezuela revela sua face

Há duas coisas que se destacam nesse novo imposto sobre criptomoedas determinado pelo governo venezuelano. O primeiro ponto é que o governo mostrou suas verdadeiras cores e deixou de lado qualquer pretensão de que se importa com seus cidadãos. Não existe planos de introduzir qualquer legislação econômica real para incitar os venezuelanos a retornarem à ordem.

Isso significa que o imposto não tenta esconder as intenções do governo de se alimentar de seus cidadãos. Criptomoedas tem sido uma graça econômica para os venezuelanos, e o governo não ofereceu esforços para fornecer ajuda ou alívio.

Enquanto a economia do país sofria, os moradores descobriram as criptomoedas e uma maneira de sobreviver sem o governo. Agora, as autoridades venezuelanas intervieram e anunciaram um imposto sobre a tecnologia.

O segundo ponto, que talvez seja mais insultuoso para os cidadãos venezuelanos, é o fato de que esses impostos serão cobrados em Petro (a criptomoeda do governo). O que isto significa? Petro, que tem um valor arbitrário de US $ 60 – será agora inflado pela renda que gera via impostos.

Isto fica em contraste com outras criptomoedas que derivam seu valor com base na oferta e demanda. Maduro junto com seu partido político está artificialmente apoiando a Petro para criar demanda e comercializar seu volume para financiar seu governo.

Chavismo precisa acabar

Não é de surpreender que muitos cidadãos venezuelanos estejam condenando esse imposto, levando-os às mídias sociais para expressar sua preocupação. Infelizmente, é improvável que eles sejam ouvidos ou respeitados. Mais de meia década após o falecimento de Hugo Chávez, o país viu um governo mafioso tomar o poder e sofrer com uma economia que está vendo a hiperinflação exceder 1,29 milhão por cento. E não, isso não é um erro de digitação.

Parece que a única missão do atual governo é acumular o máximo de poder possível, mesmo quando o país ao seu redor se erodir e entrar em colapso. Para aqueles que prestam atenção, tornou-se evidente que o status quo no país não é uma solução viável para avançar.

Se Maduro decidir abandonar o poder, o país começará a iniciar sua jornada rumo à recuperação econômica. Quando isso acontecer, também pode ser hora de admitir que o experimento de Hugo Chávez não foi um sucesso.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Avatar
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Leia mais

Venezuela e Bitcoin

Quais os riscos da Venezuela minerar Bitcoin?

A Venezuela publicou um novo decreto mostrando que deve começar a minerar Bitcoin, mas alguns riscos podem envolver a prática. No país, há uma...
Escritório do Nubank (Bitcoin, Blockchain, Criptomoedas)

Vendedora tem conta bloqueada no Nubank após vender bitcoin

As negociações de criptomoedas chamam a atenção das instituições financeiras, que acabam prejudicando alguns de seus clientes ao bloquear contas. Uma vendedora de Bitcoin...
Investimento em prejuízo no Brasil

Investimento mais conservador do Brasil dando prejuízo

Muitos que procuram investir nas criptomoedas, como Bitcoin, por exemplo, acreditam que a moeda oferece grandes riscos como reserva de valor. Mas na pandemia...

Últimas notícias

Nouriel Roubini ataca DeFi: “é um vaporware”

O termo DeFi toma as manchetes do mercado de criptomoedas e de economistas renomados em 2020. De acordo com o analista financeiro Nouriel Roubini,...

Justiça vai atrás de exchanges internacionais em ação de R$ 65 milhões contra a Atlas Quantum

A Justiça de São Paulo determinou que oito exchanges internacionais promovam o bloqueio de qualquer ativo digital depositado pela Atlas Quantum. A decisão foi proferida...

Empresa vai dar criptomoedas para quem plantar árvores

Um dos problemas que preocupam a sociedade atualmente é a emissão de carbono e as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global. Para tentar achar...