John Mueller, do Google, tem uma dica para os fãs de criptomoedas

John Mueller trabalha no Google desde 2007 e atualmente é coordenador de pesquisas da gigante de buscas.

Embora placas de vídeo tenham sido a base para a economia trilionária do Ethereum durante sete anos, tais dias chegaram ao fim. Entretanto, outras indústrias estão aprendendo que estes equipamentos podem ser mais eficazes que processadores.

Um bom exemplo disso é o seu uso para encontrar expressões regulares. Em outras palavras, qualquer busca realizada em textos, como por procurar por um e-mail ou então arquivos a procura de vírus e malwares.

Intitulado “Um Matcher de Expressão Regular Acelerado por Hardware”, o artigo compartilhado por John Mueller, do Google, mostra que o uso de placas de vídeo em vez de processadores pode acelerar este processo em até 68 vezes.

“Fãs de criptomoedas, se você não sabe o que fazer com suas placas de vídeo, aparentemente você pode usá-las para minerar… hmmm, acelerar expressões regulares também. $regex $raijiix”

John Mueller

John Mueller trabalha no Google desde 2007 e atualmente é coordenador de pesquisas da gigante de buscas. Junto com a equipe de pesquisar, Mueller conecta a engenharia de pesquisa do Google com as pessoas que criam e otimizam sites públicos.

Assim, Mueller e sua equipe ajudam a trazer um entendimento do ecossistema externo da Web para as equipes internas e ajudam os editores a criar bons sites, que atendem a usuários e mecanismos de pesquisa.

Mueller ajuda profissionais de SEO regularmente, respondendo perguntas em lives.

Evolução de CPUs para GPUs já aconteceu no próprio Bitcoin

Hoje dominado por ASICs, cujo trabalho é somente este, a mineração de Bitcoin era inicialmente feita com processadores, assim como na busca por expressões regulares.

Entretanto, ainda em 2010, um desenvolvedor criou um protótipo para usar placas de vídeo para processar dados. Curiosamente, esse foi o mesmo cara que pagou 10.000 BTC por duas pizzas.

“Tenho um protótipo funcional da geração Bitcoin com OpenCL. OpenCL é semelhante ao OpenGL, mas é para fazer computação, não gráficos.”

A ideia não só deu certo — aumentando a eficácia da mineração e a eficiência energética — como também preocupou o próprio Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin.

“Não quero soar como um socialista, não me importo se a riqueza está concentrada, mas, por enquanto, obtemos mais crescimento [de adoção] dando esse dinheiro para 100% das pessoas do que dando para 20%. Além disso, quanto mais nós pudermos atrasar a corrida das GPUs, mais maduras as bibliotecas OpenCL se tornam e mais pessoas terão placas de vídeo compatíveis com OpenCL”, comentou Satoshi Nakamoto sobre a chegada das GPUs na mineração de Bitcoin.

Portanto, isso mostra como as placas de vídeo estão se sobressaindo sobre processadores em certas propostas a mais de uma década.

Placas de vídeo para processar expressões regulares

O curioso é que este uso de placas de vídeo para além de gráficos está invadindo outras áreas. No exemplo citado por John Mueller, as buscas por uma expressão regular são reduzidas de 2 a 68 vezes quando as GPUs assumem o posto dos processadores.

Como resultado, além do menor tempo, é necessário notar que tais computadores também não sofrerão com a lentidão antes associada com o uso da CPU.

“A correspondência de expressão regular é usada em aplicativos como filtros de spam e software antivírus. Isso pode deixar um computador lento.”

“Acelerar a computação não é apenas útil para receber e-mails limpos mais rapidamente e para aqueles que desejam um computador seguro, mas mover toda essa computação para a GPU provavelmente dará ao usuário uma experiência melhor, já que quase nenhuma computação é feita pela CPU”, finaliza o documento.

Por fim, vale notar que tal uso ainda não rende dinheiro como a mineração, mas mostra quanto esses hardwares são poderosos. De qualquer forma, isso não deve ser uma preocupação para os gamers que agora estão aliviados com a baixa de preços das placas de vídeo devido à queda da demanda.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias