A queda prolongada do mercado de criptomoedas que viu grandes projetos perderem muito valor fez muitas baleias de bitcoin voltarem ao mercado para comprar ainda mais bitcoins. Baleia é um termo usado para definir grandes detentores da moeda digital.
De acordo com a lista das 100 pessoas mais ricas em Bitcoin, as carteiras dessas “baleias” aumentaram suas participações acumulando mais bitcoins a cada queda que o mercado sofreu desde dezembro do ano passado. A queda mais recente, em 14 de fevereiro não foi diferente e viu as baleias comprando Bitcoin (BTC) e Bitcoin Cash (BCH) assim que os preços caíram.
Tirando as cinco maiores carteiras de Bitcoin detidas pelas corretoras Bitfinex, Bitstamp, Huobi e Binance, uma porção sólida de grandes detentores ainda é desconhecida, ninguém sabe quem são todas essas pessoas, mas, elas tem grande influência sobre os preços das moedas digitais.
De acordo com o site Bitcoin.com, as 100 carteiras de bitcoin mais ricas atualmente têm entre 10.000 e 1.000.000 de Bitcoins, o que equivale a 16,18% de todo o bitcoin em circulação.
Entre 17 de dezembro de 2018 e 25 de fevereiro de 2019, as cinco maiores carteiras pertencentes às corretoras de criptomoedas tiveram um aumento de 2.879 BTC, cerca de US $ 10,8 milhões.
O restante das 100 maiores baleias conseguiram acumular mais 151.505 BTC (US $ 572 milhões). Um fato interessante é que as 14.749 carteiras que detem entre 100 e 1.000 bitcoins venderam muitas das suas moedas para detentores muito maiores.
As baleias de bitcoin são assuntos nos debates de criptomoedas há anos e a tradição continua. Toda vez que fenômenos inexplicáveis acontecem como as mudanças repentinas de preços, as pessoas apontam a culpa para as baleias.
O mapeamento da distribuição de riqueza de bitcoins após esses eventos é necessário, e oferece uma apresentação mais clara de grandes detentores da principal criptomoeda do mercado. Listas de baleias de criptomoedas alternativas (altcoins) indicam que os grandes detentores de Ethereum (ETH), Litecoin (LTC) e outras moedas populares também estão armazenando ativos e comprando mais durantes as quedas.
Enquanto muitas pessoas reclamam que compraram bitcoin e logo após viram os preços cairem, outros estão aproveitando as quedas para acumular ainda mais moedas digitais. Em outras palavras, enquanto alguns querem ganhar dinheiro em curto prazo, outros querem no longo prazo.