Grandes empresas querem ‘domesticar’ o Bitcoin, diz Edward Snowden

O discurso de Snowden serve como um lembrete para investidores de Bitcoin se concentrarem no propósito fundamental da moeda digital, em vez de se deixar levar pelo hype e especulação do mercado.

Edward Snowden, ex-funcionário da NSA e da CIA, falou sobre a entrada de instituições financeiras tradicionais no mercado de criptomoedas. Enquanto muitos esperam com otimismo o lançamento de ETFs de Bitcoin no primeiro trimestre do ano que vem, Snowden parece mais pessimista, alertando que a adoção institucional apresenta mais riscos do que benefícios.

Durante participação na Conferência Bitcoin Amsterdã na manhã desta quinta-feira (12), Snowden afirmou que enquanto investidores focam no preço do Bitcoin, seu verdadeiro valor reside em seus casos reais de uso.

Ele recomendou que os investidores olhem além dos números e se aprofundarem na tecnologia e em suas aplicações, além disso, enfatizou que o risco de controle dos governos sobre o mercado é alto, e as pessoas deveriam se concentrar em proteger a moeda digital da “institucionalização” e controle.

Em sua opinião, os desenvolvedores deveriam fazer tudo para tornar o Bitcoin mais anônimo. Sem isso, disse, a visão de Satoshi Nakamoto nunca se tornará realidade e o Bitcoin se tornará apenas mais um ‘ativo’ especulativo de Wall Street.

Grandes empresas querem ‘domesticar’ o Bitcoin

Edward Snowden Bitcoin Amsterdam 2023 (Imagem: Reprodução Youtube)
Edward Snowden Bitcoin Amsterdam 2023 (Imagem: Reprodução Youtube)

Um ponto de preocupação levantado por Snowden foi a crescente popularidade dos ETFs de Bitcoin. Ele acredita que tais instrumentos pretendem “domesticar” o mercado.

O ex-funcionário da agência de inteligência dos EUA disse que, com grandes instituições financeiras entrando no setor, o poder que elas detêm pode ser desequilibrado, deixando pouca influência nas mãos de usuários comuns e pequenos investidores.

Expressando seu desdém pelas tentativas governamentais de regular o mercado de criptomoedas, Snowden mencionou que não dá importância à opinião de Gary Gensler, presidente da SEC.

Em vez de se concentrar nas regulamentações, ele acredita que a comunidade deveria trabalhar em tornar o Bitcoin mais forte e seguro, alinhado com a visão original de seu criador, Satoshi Nakamoto.

Quem é Edward Snowden

Edward Snowden é um ex-analista de sistemas que trabalhou para a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) e para a Agência Central de Inteligência (CIA). Ele se tornou conhecido em 2013 quando vazou milhares de documentos secretos da NSA.

Os documentos revelaram extensos programas de vigilância doméstica e internacional operados pela NSA e suas contrapartes internacionais.

Algumas informações reveladas por Snowden incluíram detalhes sobre como a NSA coletava dados de chamadas telefônicas de milhões de americanos e como ela interceptava comunicações de líderes estrangeiros, entre outras operações de vigilância.

Após o vazamento dos documentos, Snowden fugiu dos Estados Unidos e eventualmente encontrou asilo na Rússia, onde reside atualmente. Sua decisão de vazar informações classificadas e as revelações subsequentes geraram debates internacionais significativos sobre privacidade, direitos civis e a extensão da vigilância do governo.

Ele já havia se manifestado sobre o valor das criptomoedas no passado. Em junho de 2022, Snowden enfatizou que o verdadeiro valor do Bitcoin não está em seu potencial de investimento, mas sim como um meio de pagamento.

Além disso, ele revelou que participou da criação da criptomoeda focada em privacidade, Zcash.

O discurso de Snowden serve como um lembrete para investidores de Bitcoin se concentrarem no propósito fundamental da moeda digital, em vez de se deixar levar pelo hype e especulação do mercado.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias