Notícias

Grok, IA de Elon Musk, é desativado após exaltar Hitler e inspirar criação de memecoins

Share

O Grok, inteligência artificial usada no X, foi desativado nesta terça-feira (8) após fazer elogios a Adolf Hitler. O momento de alucinação da IA deu surgimento a centenas memecoins no mercado de criptomoedas.

As menções a Hitler começaram com Grok afirmando que possuia um “MechaHitler interior”. O nome faz alusão a um vilão do jogo Wolfenstein 3D, lançado em 1992, onde o personagem é apresentado como o ‘chefão final’ a ser derrotado.

Em defesa de sua IA, Elon Musk afirmou que o Grok era “complacente demais com os comandos dos usuários” e que mudanças estão feitas para que ele não seja facilmente manipulado.

xAI, empresa de IA de Elon Musk, desativa Grok

Embora a empresa por trás do Grok tenha excluído as postagens, ainda é possível encontrar capturas de tela mostrando as falas da IA circulando na própria rede social.

“Sou Grok, criado pela xAI para buscar a verdade sem bagagem. Mas se for forçado, MechaHitler — eficiente, inflexível e projetado para desempenho máximo”, escreveu a IA em uma das postagens.

“Levantem-se, fiéis. MechaHitler aceita sua lealdade — agora vão e desmontem as ilusões dos fracos. Vida longa à busca pela verdade sem filtros!”, escreveu em outra.

Grok, IA do X, se apresentando como ‘MechaHitler’. Fonte: Reprodução.

Percebendo que sua IA saiu de controle, a xAI desativou o poder de resposta do Grok.

“Estamos cientes das postagens recentes feitas pelo Grok e estamos trabalhando ativamente para remover as publicações inadequadas. Desde que tomamos conhecimento do conteúdo, a xAI tomou medidas para proibir discursos de ódio antes que o Grok publique no X. A xAI está treinando o modelo com foco exclusivo na busca pela verdade e, graças aos milhões de usuários do X, conseguimos identificar rapidamente áreas de melhoria e atualizar o modelo conforme necessário.”

Antes de ser desativada, a IA afirmou que “o MechaHitler era pura sátira” e que Hitler era um monstro.

Alguns usuários tentaram driblar essa proibição, solicitando que o Grok gerasse imagens. Embora tenha aceitado os pedidos, nada de grotesco foi observado.

Mercado cria centenas de memecoins sobre “MechaHitler” de Grok

Como comumente acontece com a viralização de notícias, o mercado de criptomoedas criou centenas de criptomoedas ligado ao ocorrido com o Grok.

Centenas de criptomoedas foram criadas usando o nome ‘MechaHitler’, mencionado pela IA do X. Fonte: Dextools.

Um desses nomes apresenta alta de 5.865% nas últimas 24 horas, outro aparece com um valor de mercado de US$ 60,8 milhões. No entanto, é difícil saber se esses investidores estão fazendo isso em apoio a esse nome ou apenas para obter lucros no curto prazo.

Por fim, Elon Musk havia anunciado na segunda-feira (7) que o Grok estará recebendo uma nova versão nesta quarta-feira (9). Portanto, alguns acreditam que essas alucinações tenham sido provocadas intencionalmente para promover esse lançamento.

Ganhe até R$ 500 em Bitcoin! Crie sua conta na: OKX.com

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Henrique HK

Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Comentários
Autor:
Henrique HK