Guardas de trânsito são demitidos por minerar Bitcoin no trabalho

Claro, quando oficiais do governo utilizam a mineração ilegal o nível de ironia toda a situação ainda mais engraçada e inusitada.

Siga no
Fazenda de mineração de criptomoedas Ethereum
Fazenda de mineração de criptomoedas Ethereum

A mineração de Bitcoin é uma atividade legal e que beneficia o minerador, a menos que você esteja minerando no local de trabalho e roubando energia elétrica. Recentemente um caso assim aconteceu na Rússia, com inspetores de trânsito sendo presos após uma investigação descobrir que havia uma fazenda de mineração na sala de TI do prédio dos inspetores.

Os policiais eram de Saratov, cidade próxima ao famoso rio Volga, e de acordo com relatos locais a fazenda de mineração encontrada pertencia ao capitão dos agentes de trânsito, Sergei Tokarev. A fazenda de mineração instalada em um prédio público funcionou de dezembro de 2020 a julho de 2021.

Durante as investigações os oficiais que participaram da ação encontraram duas mineradoras ASIC, um roteador Wi-Fi e três fontes de alimentação.

Um processo criminal foi aberto contra Tokarev por abuso de poder, além disso, cúmplices que foram identificados também foram identificados, mas a investigação para identificar todos ainda está em andamento. Após a conclusão da investigação, todos os envolvidos serão demitidos de suas funções.

Gato de energia

Segundo o processo aberto contra os envolvidos, o dano para a cidade através do uso da energia pública foi de 231 mil Rublos, pouco mais de R$ 17.200.

Os funcionários da polícia encontraram a fazenda de minerar criptomoedas na sala técnica do departamento depois de receber uma conta de luz muito cara.

Além do fato em si, o mais curioso é que esse tipo de situação vem ocorrendo com certa frequência. Não é a primeira vez que autoridades são julgadas por terem se envolvido com a mineração ilegal, com um caso relatado ainda este ano envolvendo um quartel policial na Polônia. 

A mineração de Bitcoin (e qualquer outra criptomoeda) tende a ser um atividade que exige um alto consumo de energia e como é de se imaginar, usar a energia de prédios públicos gera um grande gasto desnecessário para a rede elétrica de uma cidade.

A mineração ilegal é uma atividade ilícita relativamente comum dentro do criptomercado, e envolve diferentes tipos de táticas para o roubo de energia, incluindo a utilização de esconderijos em cemitérios. 

Claro, quando oficiais do governo utilizam a mineração ilegal o nível de ironia toda a situação ainda mais engraçada e inusitada.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Jack Dorsey, CEO do Twitter e fã do Bitcoin

Empresa de CEO do Twitter quer minerar Bitcoin

A Square, empresa de Jack Dorsey listada na NYSE, quer minerar Bitcoin como estratégia de negócio. A informação foi compartilhada por Dorsey em seu Twitter,...
Pedro-Bial-Hashdex

Pedro Bial testemunha o poder transformador das criptomoedas em campanha da Hashdex

A Hashdex surgiu para democratizar os investimentos em criptomoedas, oferecendo produtos seguros e regulados para todos os investidores. Atuando como ponte entre o mercado...
Símbolo da Binance em meio aos prédios sede endereço

Binance lançará o maior programa já anunciado na criptosfera

Para expandir os recursos do ecossistema Binance Smart Chain e implementá-lo em todo o setor de tecnologia financeira no futuro, a corretora de criptomoedas...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias