Há 11 anos, criador do Bitcoin deixava sua mensagem de despedida

Hoje somos todos Satoshi Nakamoto e o Bitcoin é nosso.

Há exatos 11 anos, o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, desaparecia por definitivo. Sua identidade continua sendo um mistério visto que ela nunca foi revelada, assim como seus bitcoins permanecem intocados após mais de uma década.

Dentre suas últimas mensagens está a amostra de que Satoshi temia que as autoridades o encontrassem, sendo o provável motivo pelo seu desligamento. Apesar disso, algumas pessoas acreditam que ele apenas mudou de nome e continua trabalhando com o Bitcoin de alguma forma.

A importância de sua criação gerou tanto pesquisas quanto golpes relacionados a sua identidade. Todavia, tudo indica que os livros de história lembrarão de Satoshi sem um rosto, gênero e nacionalidade, assim como o Bitcoin.

As últimas mensagens

Muito ativo no fórum Bitcointalk, por muito tempo a principal rede social sobre Bitcoin, Satoshi fez seu último login no dia 13 de dezembro de 2010, há exatos 11 anos.

Seu convívio aberto com a comunidade durou mais de um ano e seus 575 posts seguem disponíveis como fontes de aprendizado e tentativas de desvendar quem está por trás deste pseudônimo.

Seus últimos posts falam sobre um ataque de DoS no Bitcoin, indicando que ainda havia muito a ser feito em relação a segurança do protocolo, bem como mostram seu respeito por Hal Finney.

Mais importante, sua penúltima postagem, no dia 11 de dezembro de 2010, aponta que a WikiLeaks chamou a atenção do governo ao começar a aceitar doações em BTC, que não pode ser confiscado por governos.

“O WikiLeaks chutou o ninho de vespas e o enxame está vindo em nossa direção.”

Últimos posts de Satoshi Nakamoto. Fonte: Bitcointalk
Últimos posts de Satoshi Nakamoto. Fonte: Bitcointalk

Quem é Satoshi Nakamoto?

Devido ao tamanho e importância que o Bitcoin adquiriu, muitas pessoas buscaram encontrar a resposta para a pergunta “quem é Satoshi?”, apesar disso, não há nenhum estudo que mate a charada. As opções são várias e muitas delas são plausíveis, incluindo a de que Satoshi seja mais de uma pessoa, ou que então esteja morto.

A fama envolvendo seu nome também já atraiu muitos golpistas que afirmam ser Satoshi Nakamoto, mesmo assim nenhum deles provou ser de fato. Note que basta apenas uma assinatura para provar tal ligação, não seria nada difícil caso ele quisesse aparecer.

Além de seu sumiço, outro ponto que intriga a comunidade é a quantia de dinheiro que Satoshi possui. Estudos indicam que ele tem mais de 1 milhão de BTC, o que o tornaria uma das pessoas mais ricas do mundo conforme o bitcoin está sendo negociado na casa dos 47 mil dólares hoje.

Por fim, seu total anonimato e bitcoins parados mostra que Satoshi não criou o Bitcoin por ego ou por dinheiro. Bem como provou que o Bitcoin não precisa de um líder para continuar existindo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias