Hackers invadem sistema de cidade do RS e pedem resgate em Bitcoin

Os ataques de Ransomware são endêmicos no meio cibernético, acontecendo com uma grande frequência. Uma das principais características desses ataques é o pedido de resgate em Bitcoin.

Siga no

A cidade de Candiota, município do Rio Grande do Sul com apenas 10 mil habitantes, teve o sistema utilizado pela Prefeitura comprometido por um ataque hacker que atrapalhou o funcionamento de serviços importantes. Os hackers pediram um resgate em Bitcoin para devolverem o acesso aos servidores para a prefeitura.

Como mostrado pelo G1, a prefeitura teve quatro dos seus sistemas comprometidos por um ataque de ransomware. Esse tipo de ataque “sequestra” diferentes sistemas, bloqueando o acesso a vários arquivos através de criptografia. Para acessar esses arquivos a vítima precisa pagar um resgate pelo programa decodificador, esse resgate é quase sempre pedido em criptomoedas.

Na tela do computador, os hackers exibiram uma mensagem exigindo o pagamento de uma taxa para que o sistema volte a funcionar. Os funcionários descobriram o ataque quando tentaram utilizar o sistema para lançarem as receitas do mês. Nos computadores ligados ao sistema uma mensagem pedindo o resgate na moeda digital era exibido na tela.

“A gente recebeu uma mensagem na terça-feira [13] dizendo que nós tínhamos um prazo de 24 horas pra pagar, em Bitcoins que chamam, né? Que é a carteira digital para ter o sistema recolocado no ar de novo”, explicou o secretário de Administração e Finanças de Candiota, Alexandre Vedooto ao G1.

De acordo com a administração do município, o departamento de TI começou a trabalhar no backup do sistema assim que o ataque foi identificado. Os profissionais da prefeitura conseguiram recuperar partes do sistema, utilizando o backup de antes de 1º de outubro.

“Só temos um sistema funcionando parcialmente que é para emissão de nota fiscal eletrônica. Que é o primeiro que a gente colocou de novo a funcionar, que é pra quem precisa retirar nota eletrônica não ser prejudicado.”, afirmou Vedooto.

No entanto, outros sistemas ainda estão fora do ar, como o pagamento de fornecedores e o agendamento de consultas e surgias. A prefeitura acredita que vai conseguir trazer todo o sistema de volta até a próxima segunda-feira, 19, utilizando os backups disponíveis.

Ransomaware é um grande risco cibernético, resgate em Bitcoin é comum

Os ataques de Ransomware são endêmicos no meio cibernético, acontecendo com uma grande frequência. Uma das principais características desses ataques é o pedido de resgate em Bitcoin.

A moeda é uma das preferidas dos hackers por causa do valor e da facilidade de transação. No entanto, o Monero está aos poucos se tornando comum, por causa do anonimato verdadeiro. Na maioria das vezes os hackers utilizam serviços de mixer para esconder os Bitcoins arrecadados.

O fato de o ataque ter sido revertido através de uma recuperação de backup indica que a equipe por trás do hack não era experiente ou que não utilizou uma variação muito complexa do ransomware.

Em ataques de nível mais alto, o vírus consegue impedir recuperações de Backup e até mesmo destroem os arquivos que tentam ser recuperados sem pagar o resgate.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Investidores confundem “bitcoin gold” com BTG Pactual e moeda dispara 200%

O valor da criptomoeda bitcoin gold (BTG), que surgiu em 2017 como uma cópia do Bitcoin, valorizou 200% nos último 7 dias. O motivo...

XRP sobe 200% em 30 dias e alcança maior valor de 3 anos

A criptomoeda XRP, emitida pela Ripple, continua sua tendência de alta neste final de semana. A moeda digital valorizou 136% nos últimos 7 dias...

Ethereum será atualizado em 14 de abril, Bitcoin vai comer poeira?

Está previsto para a próxima quarta-feira (14 de abril) a mais nova atualização da plataforma Ethereum. Chamada de Berlin, o update da rede foi...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias