Ransomware passa a pedir Monero ao invés de Bitcoin

Hackers removem opção de pagamento com Bitcoin

-

Siga no
Bitcoin e Monero
Bitcoin e Monero
Anúncio

Desde a criação das criptomoedas, ataques hackers tem optado pelo uso dos ativos digitais como forma de gerar renda. O Bitcoin sempre foi um dos principais focos, no entanto, grupos hackers estão trocando o Bitcoin pela Monero (XMR) para evitar que os pagamentos por ataques sejam rastreados.

A informação vem direto de um dos grupos mais infames do meio cibernético, os desenvolvedores do Sodinokibi Ransomware. De acordo com um relatório publicado pelo Bleeping Computer.

A mudança faz muito sentido quando analisamos o quanto o Bitcoin é realmente rastreável. Ser confidencial é uma das qualidades mais repetidas sobre a moeda digital e é tida como uma verdade por muita gente. No entanto, o bitcoin foi desenhado para ser mais transparente do que transações por dinheiro.

Anúncio

Enquanto pode parecer impossível determinar de onde os tokens estão vindo e para onde estão indo, é possível descobrir a quem pertence os endereços. Apesar de existirem ferramentas que a aumentam a privacidade, esse não é o foco do BTC.

No entanto, esse é o foco da Monero.

Hackers trocando Bitcoin por Monero (XMR)

Monero não será incomodado pela SEC, afirma Riccardo Spagni

Os desenvolvedores do Sodinokibi anunciaram que estão aceitando a criptomoeda com foco em privacidade Monero como meio de pagamento principal. Segundo eles, a equipe acredita que utilizando o XMR será mais difícil para as autoridades conseguiram rastrear as movimentações.

Supostamente, o grupo anunciou a mudança do Bitcoin para XMR através de um fórum focado em hackers e malwares.

No post o grupo destaca que com o CriptoNote e a ofuscação acrescentada ao protocolo Monero, todas as transações no sistema são anônimas e todos os participantes podem usar negação plausível em caso de captura.

Além disso, o grupo hacker disse:

“Com a combinação de um browser anônimo, Tor e Monero podem facilmente tornar a atividade financeira de uma pessoa completamente invisível para a polícia e agências governamentais. Nós estamos extremamente preocupados com o anonimato e segurança de nossas ações, então começamos a ‘forçar’ a transição do BTC para Monero.”

Logo eles vão remover a opção de pagamento com Bitcoin de seus ataques futuros e as vítimas deverão aprender como a Monero funciona para realizar os pagamentos.

Monero e o futuro das criptomoedas

monero bitcoin
Junto de outras criptomoedas com foco em privacidade, como a ZEC, a Monero é um projeto bastante relevante no criptomercado.

A Monero não é uma criptomoeda nova, ela já um projeto bem estabelecido no mercado e vem ganhando cada vez mais espaço. O projeto até mesmo vem sendo a principal aposta de alguns nomes importantes do mercado, como a do infame John McAfee.

No entanto, o ativo faz parte daqueles com foco em privacidade. Com o cerco das autoridades financeiras fechando na questão de KYC e Compliance, esses ativos vem perdendo espaço no mercado tradicional.

A Monero já teve uma queda de preço por causa desse paradigma, mas ainda tem espaço para crescer fora das exchanges.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Avatar
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Leia mais

Últimas notícias

Preço do Bitcoin valorizou 1600% desde último debate para presidente dos EUA

Nos EUA, assim como no Brasil, o mandato de um presidente dura quatro anos. Com o debate entre Trump e Biden na noite da...

Exame Research destaca Bitcoin em lançamento

A Exame Research está lançando uma nova casa de análise e destaca o Bitcoin nesse lançamento. Com uma divisão focada nas criptomoedas, o analista...

Coluna do TradingView: Estudo da Semanal – BTC, NEO, BAT e Lend

Bitcoin em claro momento de distribuição no topo de 10mil dólares. Confira como os analistas do TradingView estão olhando para as Criptomoedas durante esse...