Ransomware passa a pedir Monero ao invés de Bitcoin

Hackers removem opção de pagamento com Bitcoin

Siga no
Bitcoin e Monero
Bitcoin e Monero

Desde a criação das criptomoedas, ataques hackers tem optado pelo uso dos ativos digitais como forma de gerar renda. O Bitcoin sempre foi um dos principais focos, no entanto, grupos hackers estão trocando o Bitcoin pela Monero (XMR) para evitar que os pagamentos por ataques sejam rastreados.

A informação vem direto de um dos grupos mais infames do meio cibernético, os desenvolvedores do Sodinokibi Ransomware. De acordo com um relatório publicado pelo Bleeping Computer.

A mudança faz muito sentido quando analisamos o quanto o Bitcoin é realmente rastreável. Ser confidencial é uma das qualidades mais repetidas sobre a moeda digital e é tida como uma verdade por muita gente. No entanto, o bitcoin foi desenhado para ser mais transparente do que transações por dinheiro.

Enquanto pode parecer impossível determinar de onde os tokens estão vindo e para onde estão indo, é possível descobrir a quem pertence os endereços. Apesar de existirem ferramentas que a aumentam a privacidade, esse não é o foco do BTC.

No entanto, esse é o foco da Monero.

Hackers trocando Bitcoin por Monero (XMR)

Monero não será incomodado pela SEC, afirma Riccardo Spagni

Os desenvolvedores do Sodinokibi anunciaram que estão aceitando a criptomoeda com foco em privacidade Monero como meio de pagamento principal. Segundo eles, a equipe acredita que utilizando o XMR será mais difícil para as autoridades conseguiram rastrear as movimentações.

Supostamente, o grupo anunciou a mudança do Bitcoin para XMR através de um fórum focado em hackers e malwares.

No post o grupo destaca que com o CriptoNote e a ofuscação acrescentada ao protocolo Monero, todas as transações no sistema são anônimas e todos os participantes podem usar negação plausível em caso de captura.

Além disso, o grupo hacker disse:

“Com a combinação de um browser anônimo, Tor e Monero podem facilmente tornar a atividade financeira de uma pessoa completamente invisível para a polícia e agências governamentais. Nós estamos extremamente preocupados com o anonimato e segurança de nossas ações, então começamos a ‘forçar’ a transição do BTC para Monero.”

Logo eles vão remover a opção de pagamento com Bitcoin de seus ataques futuros e as vítimas deverão aprender como a Monero funciona para realizar os pagamentos.

Monero e o futuro das criptomoedas

monero bitcoin
Junto de outras criptomoedas com foco em privacidade, como a ZEC, a Monero é um projeto bastante relevante no criptomercado.

A Monero não é uma criptomoeda nova, ela já um projeto bem estabelecido no mercado e vem ganhando cada vez mais espaço. O projeto até mesmo vem sendo a principal aposta de alguns nomes importantes do mercado, como a do infame John McAfee.

No entanto, o ativo faz parte daqueles com foco em privacidade. Com o cerco das autoridades financeiras fechando na questão de KYC e Compliance, esses ativos vem perdendo espaço no mercado tradicional.

A Monero já teve uma queda de preço por causa desse paradigma, mas ainda tem espaço para crescer fora das exchanges.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Ethereum no pano

Ethereum ultrapassa Netflix, Coca-Cola e L’Oreal em valor de mercado

Na manhã deste sábado (10), o Ethereum, segunda maior criptomoeda do mundo em termos de capitalização de mercado, estabeleceu um novo recorde de preço,...
Bandeira da Rússia amassada

Banco central russo deve lançar moeda digital em 2023

Funcionários do Banco Central da Rússia revelaram que estão trabalhando no desenvolvimento do Rublo digital, a moeda digital do país que deve ser lançada...

As falácias do consumo de energia do Bitcoin

O tópico mais recente na indústria de criptomoedas é o consumo de energia de prova de trabalho (Proof-of-work ou PoW) do Bitcoin e se...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias