Hackers de ransomware dão descontos e desejam feliz natal para vítimas

Siga no

Fim de ano é tempo de celebração, confraternização, presentes, reuniões e esperança de um mundo melhor. Para hackers que criam ransomware, o Natal foi uma época para dar descontos e desejar felicidades para suas vítimas.

Os ransomwares tem sido considerados nos últimos anos uma das maiores ameaças digitais que o mundo já viu. Isso porque, ao tomar o controle de um computador de uma vítima, criptografa todos os arquivos no local.

Além disso, passam a solicitar um resgate, normalmente solicitado em Bitcoin, uma moeda digital. Dessa forma, os hackers avisam que irão liberar os arquivos, com uma contagem regressiva para que a vítima realize o pagamento.

Em alguns casos, os hackers ainda alertam que se a vítima não realizar o pagamento, irão vazar os dados na internet. O método de combate a esta ameaça ainda não tem uma fórmula certa, sendo importante tomar cuidados extras ao navegar pela web.

Hackers de ransomware trolam suas vítimas com descontos e envios de feliz natal

De acordo com a Bleeping Computer (BC), uma das empresas que mais pesquisam segurança digital no mundo, os ransomwares tiveram um fim de ano interessante. Além de atacar as vítimas, os hackers colocaram em um ransomware uma oferta de descontos, além de desejar feliz natal e boas festas.

No caso do Sodinokibi Ransomware (REvil), por exemplo, os hackers iniciaram o texto desejando felicidades as suas vítimas. Segundo informações da Bleeping Computer, o MalwareHunterTeam é o grupo por trás deste malware.

Em nota, o grupo de hackers escrevia para as vítimas do REvil que deveriam pagar logo pelo resgate. Essa seria a única maneira de não perder mais o tempo, que poderia estar sendo gasto com suas famílias.

Hackers colocam Feliz Natal e Boas Festas em Ransomware
Hackers colocam Feliz Natal e Boas Festas em Ransomware – Reprodução/Bleeping Computer

A equipe de segurança alertou que não há registros se esta mensagem afetou o psicológico das vítimas deste problema. De fato, para especialistas em segurança digital, o pagamento de resgate solicitado por ransomwares não deve ser pago, o que justifica a maneira pela qual os hackers estão inovando de pedir o mesmo.

Outro ransomware oferece descontos de férias

A equipe da BC mostrou também a inusitada forma de pedir resgate utilizada pelo grupo Maze. Com o período de férias em vários países, os hackers têm oferecido descontos de até 25% no caso de quem pagasse pelo resgate entre 25 e 31 de janeiro.

Damos 25% de desconto de 25 de dezembro a 31 de dezembro (incluído) para quem paga neste período de tempo. Feliz Natal.

Neste último, os hackers também se preocuparam em desejar Feliz Natal para suas vítimas. Além disso, avisou que como “presente de fim de ano”, não iriam mais vazar os dados da cidade de Pensacola, que fica na Flórida nos EUA.

A cidade teve seus dados criptografados pelos hackers e avisou que não possui planos para pagar pelo resgate. Mediante isso, o grupo Maze avisou que daria um desconto para a cidade, devido às férias de fim de ano, custando apenas U$ 500 mil (cerca de R$ 2 milhões).

A Bleeping Computer alerta para que os usuários afetados por ransomwares não devem pagar pelo resgate. Isso porque não há garantias de que os hackers irão enviar uma ferramenta para resolver o problema que eles causaram.

Mesmo assim, para quem resolver pagar, uma boa maneira de minimizar o impacto é a negociação, uma vez que muitos grupos dão descontos. Já há empresas nascendo neste mercado, especializadas em negociar com hackers de ransomware, do qual a Bleeping Computer destacou a Coveware.

No Brasil, já há inúmeros casos de empresas e pessoas que pegaram ransomware em sua navegação pela web. Baixar arquivos de fontes suspeitas, assim como utilizar sistemas operacionais piratas e desatualizados facilitam a infecção. Por fim, manter em dia o backup dos dados é uma das melhores soluções para estes ataques, que já afetou até empresas grandes como a Prosegur.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Primeiros resultados no Google por Bitcoin podem ser golpes

Enquanto o Bitcoin segue uma tendência de alta por mais de 3 meses e caminha para superar o seu valor mais alto, o interesse...

Ripple (XRP) vai ter smart contract? Não caia nessa!

Um dos mais antigos criptoativos, Ripple (XRP), apresentou uma alta meteórica de 140% nos últimos 7 dias. A principal explicação é a distribuição (airdrop)...

Criptomoeda XRP dobrou de preço e teve ajuda do TikTok

A alta do Bitcoin com certeza está chamando atenção de muitos investidores e outras criptomoedas pegaram carona e valorizam também. O XRP está se...

Últimas notícias

Ripple (XRP) vai ter smart contract? Não caia nessa!

Um dos mais antigos criptoativos, Ripple (XRP), apresentou uma alta meteórica de 140% nos últimos 7 dias. A principal explicação é a distribuição (airdrop)...

Criptomoeda XRP dobrou de preço e teve ajuda do TikTok

A alta do Bitcoin com certeza está chamando atenção de muitos investidores e outras criptomoedas pegaram carona e valorizam também. O XRP está se...

Coluna do TradingView: Primeira parada

Bitcoin começa a lateralizar no topo de 19mil dólares. Algumas altcoins continuam rally. Confira os estudos dos analistas do TradingView. CSM Trader O preço do Bitcoin em algumas...