Halving Bitcoin Cash começa em poucas horas, “perigo no ar”

Contagem regressiva para início do primeiro impacto do BCH!

Siga no
Bitcoin Cash
Bitcoin Cash

O halving do Bitcoin Cash, atualmente a quinta moeda digital em valor de mercado, começa em poucas horas. Este fenômeno será visto pela primeira vez nessa rede, que é um fork do Bitcoin Core (BTC).

O Bitcoin Cash (BCH) nasceu, de fato, em 2017, quando alguns desenvolvedores resolveram implementar modificações no protocolo do BTC. Ao não concordar com o tamanho dos blocos e nem a implementação do Segwit, resolveram criar uma moeda a parte. O episódio também é chamado de guerra dos blocos.

Contudo, apesar de ser um novo “bitcoin”, a aposta nunca conseguiu ser a principal moeda do mercado. Apesar disso, implementações de protocolo continuam sendo as mesmas, inclusive o halving.

Bitcoin Cash Hard Fork
Bitcoin Cash é um Hard Fork

Halving do Bitcoin Cash começa em poucas horas, como se preparar para o evento?

Se você chegou aqui preocupado com a loucura de termos que estamos falando, sairá um pouco mais esclarecido, assim espero. A mistura de termos é realmente complicada, mas pretendo facilitar sua aventura.

O halving é um mecanismo implementado por Satoshi Nakamoto quando este criou o Bitcoin. Isso porque, quando um minerador de Bitcoin encontra um bloco válido, ele recebe uma recompensa.

A cada 210 mil blocos de transações encontrados na rede, a recompensa pela atividade é cortada pela metade. Dessa forma, a quantidade de novas moedas é diminuída, uma solução que diminui a inflação do Bitcoin.

Quando os criadores do Bitcoin Cash resolveram criar uma moeda a partir do código do BTC, processo chamado de hard fork, levaram algumas características. Uma delas é o halving, ou seja, o Bitcoin Cash diminui a recompensa por bloco, pela metade, a cada 210 mil blocos.

O que é esperado que aconteça nas próximas horas? Entenda

Nas próximas horas, 15 no momento da escrita deste, a rede irá diminuir a recompensa por bloco. Atualmente são gerados cerca de 1800 BCH por dia, que irá cair para 900 de um dia para outro.

Falando sobre inflação, a moeda deixará de ter 3.64% de inflação por ano, caindo para 1.8%. A medida chama atenção e mostra um cenário interessante. O real brasileiro, por exemplo, registrou 4% de inflação em fevereiro, de acordo com TradingEconomics.

Restam poucas horas para o halving do Bitcoin Cash
Restam poucas horas para o halving do Bitcoin Cash – Reprodução/BitcoinCashHalving

A comunidade espera, em casa, pelo episódio, que deverá mostrar uma menor inflação. É claro que junto de algumas coisas boas, vem uma enorme preocupação.

Quais os riscos do halving do Bitcoin Cash agora? Segurança poderá ter um duro golpe

Algumas criptomoedas alternativas, chamadas de altcoins, também são geradas via mineração com Proof-of-Work (PoW). Para minerar um Bitcoin Cash, por exemplo, é necessário o uso de máquinas específicas e um gasto energético.

Isso é fundamental para o pleno funcionamento da rede assim como sua segurança. Contudo, com a recompensa por bloco caindo de 12.5 para 6.25 BCH, a atratividade deverá diminuir para os mineradores.

Cada Bitcoin Cash é cotado atualmente em U$ 250, com queda de 1% em 24 horas no momento da redação. De acordo com um estudo da LongHash feito em 2019, o halving do Bitcoin Cash será prejudicial para sua segurança.

Isso porque, como a moeda é consideravelmente barata e de pouco uso, os mineradores deverão se afastar nos próximos dias dessa rede. Com esse afastamento, até que seja rentável minerar BCH novamente, a rede poderá ficar exposta a ataques. A comunidade Bitcoin Cash entende que a mineração de Bitcoin é mais rentável, e isso é muito preocupante.

Abril é mês de halving, mais dois irão agitar o cenário, preparando para o mais importante

Se o Bitcoin Cash passa por mudanças nesta quarta (8), é só o início para o que está por vir. Nos próximos dias outra criptomoeda que irá ver um halving é o Bitcoin Satoshi Vision (BSV). O preço do Bitcoin SV hoje é U$ 185, sendo a sexta maior moeda do criptomercado.

O BSV é uma moeda que foi criada a partir do código do Bitcoin Cash, também via hark fork. Essa moeda terá uma redução pela metade provavelmente no dia 10, que dará no próximo sábado, considerando o fuso brasileiro.

Outra que verá uma redução de inflação em abril é a DASH, outra famosa criptomoeda. Atualmente a DASH é cotada em U$ 70 por unidade, sendo a 20.ª em valor de mercado. A data estimada para o halving da DASH é no dia 27 de abril.

Halving do Bitcoin, Bitcoin Cash, Bitcoin SV, Ethereum Classic, DASH e Zcash
Halving do Bitcoin, Bitcoin Cash, Bitcoin SV, Ethereum Classic, DASH e Zcash – Reprodução

Todos estes halvings acontecem neste mês por coincidência e não foram previamente marcados. Contudo, irão abrir o caminho para o halving mais esperado do ano (e do século), que é do verdadeiro Bitcoin (BTC). A comunidade espera que entre os dias 10 e 15 de maio o halving do Bitcoin seja concretizado.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Binance PIX

Corretoras brasileiras pedem ação da CVM, MPF e BC contra Binance

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto), que tem corretoras como a foxbit e Mercado Bitcoin, pediu que o MPF ajuíze uma ação civil pública...

Site sobre criptomoedas supera Bloomberg, Reuters e WSJ em visitas mensais

O maior agregador de preços de criptomoedas do mundo, o CoinMarketCap, realizou um marco histórico no mês de fevereiro: superou a marca de 100...
Comunistas + Bitcoin

Foice, martelo e… Bitcoin? Filósofo diz que criptomoeda é um renascimento do comunismo

O filósofo francês Mark Alizart lançou um livro onde afirma que o advento das criptomoedas e o protocolo Bitcoin são uma possível alavanca para se pensar em...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Site sobre criptomoedas supera Bloomberg, Reuters e WSJ em visitas mensais

O maior agregador de preços de criptomoedas do mundo, o CoinMarketCap, realizou um marco histórico no mês de fevereiro: superou a marca de 100...

Foice, martelo e… Bitcoin? Filósofo diz que criptomoeda é um renascimento do comunismo

O filósofo francês Mark Alizart lançou um livro onde afirma que o advento das criptomoedas e o protocolo Bitcoin são uma possível alavanca para se pensar em...

George Ball diz que Bitcoin é uma boa proteção contra inflação

O famoso investidor George Ball, CEO da Sanders Morris Harris, dise que o Bitcoin é uma boa proteção contra a inflação. Dessa forma, ele...

Domínio chinês em blockchain é um risco para os EUA, diz presidente da Câmara de Comércio Digital

Perianne Boring, a presidente da Câmara de Comércio Digital dos Estados Unidos destacou os motivos pelos quais acredita que os Estados Unidos precisam se...

CEO da Aave diz que “loucura do Yield Farming” está chegando ao fim

O CEO da Aave, Stani Kulechov, está preocupado com a falta de inovação dentro do setor de finanças descentralizadas (DeFi), citando a natureza de...