Chegou o dia do tão esperado “halving” do Bitcoin, evento que reduz pela metade a recompensa para mineradores e é comemorado por toda comunidade de criptomoedas. Previsto para acontecer nesta sexta-feira (19) por volta das 20:30 (horário pode mudar), o quarto halving do Bitcoin reduzirá a recompensa por bloco minerado de 6,25 BTC para 3,125 BTC.
Conforme a emissão da moeda digital se tornará mais escassa, investidores esperam que o seu preço suba para novos recordes, semelhante ao que aconteceu em halvings anteriores.
Apesar de eventos de halving nem sempre tenham levado o Bitcoin a subir imediatamente, eles impulsionaram a moeda digital a registrar ganhos estelares no longo prazo.
O gráfico abaixo mostra como o Bitcoin sempre atingiu novos recordes de preço (ATH) em média 410 dias após cada halving. Embora os dados históricos não garantam movimentos futuros, a recente queda do mercado tem sido vista como uma boa oportunidade de compra antes do evento.
O que é o Halving?
O halving do bitcoin, que acontece aproximadamente a cada quatro anos, é parte do sistema blockchain do Bitcoin, que cria um sistema monetário que controla sua inflação.
Satoshi Nakamoto pretendia que o número de bitcoins que entram em circulação fosse finito, em 21 milhões, por isso o protocolo procura controlar a quantidade de novas moedas que entram no mercado.
Isso é feito reduzindo pela metade o tamanho da recompensa dos mineradores a cada 210 mil blocos — aproximadamente a cada quatro anos.
O quarto halving do Bitcoin está previsto para acontecer nas primeiras horas de sábado (20) nos EUA, enquanto no Brasil o evento deve ocorrer entre 20:00 e 23:00, precisamente quando o bloco 840.000 for minerado.
Após isso, a recompensa dos mineradores por adicionar um novo bloco de transações na blockchain diminuirá de 6,25 bitcoins para 3.125. O Bitcoin — dos quais existem mais de 19 milhões em circulação — continuará vendo eventos de halving até que todos os 21 milhões de bitcoins sejam minerados, o que deve acontecer no ano de 2140.