HASH11, primeiro ETF de criptomoedas do Brasil comparado com fundos de investimentos

Hashdex criou o primeiro ETF de criptomoedas do Brasil.

Siga no
ETF ou Fundos de investimento
Imagem: Pexels.com

Com o lançamento do primeiro ETF de Bitcoin e criptomoedas do Brasil e segundo do mundo, o HASH11, muitos investidores se perguntam qual a diferença entre esse produto e os outros fundos de investimento que existem no mercado.

ETFs (Exchange Traded Funds) são produtos que combinam características de fundos de investimentos e de ações. Vamos analisar ponto a ponto as principais características de um ETF e sua diferença em relação à criptomoedas, ações e fundos, a fim de esclarecer suas diferenças.

Gestão do Fundo

Gestão Ativa e Gestão Passiva

A gestão de um ETF é chamada de passiva, pois um ETF segue um índice determinado. Por exemplo, um ETF que replique o índice IBOVESPA (as 100 ações mais negociadas na B3) deve comprar todas as ações que compõem o índice IBOVESPA exatamente na mesma proporção.

O gestor também recebe os dividendos, que podem ser automaticamente reinvestidos nas mesmas ações e proporção (ETFs acumulativos), ou distribuir para os cotistas do fundo.

Fundos de investimento geralmente têm gestão ativa. Assim, o objetivo do gestor do fundo é superar o índice de referência. Nesse caso o gestor faz trades, vendas, compras, alavancagens, etc, de acordo com as características do fundo escolhido.

O índice Nasdaq Crypto Index (NCI)

No caso do novo ETF HASH11, ele segue o índice Nasdaq Crypto Index (NCI). Esse índice foi desenvolvido pela Nasdaq em parceria com a Hashdex. É composto por 6 criptomoedas, na seguinte proporção:

Composição do Nasdaq Crypto Index (NCI)

Da mesma forma que ocorre em outros índices, existem uma série de regras para um ativo (ou criptomoeda) ser elegível e poder entrar no índice NCI.

Entre essas regras, temos: preço flutuante, negociação em pelo menos 3 corretoras qualificadas, suportado por pelo menos 2 custodiantes institucionais, alta liquidez e representação do mercado mínima de 0.5%.

Pode o gestor mudar a proporção de moedas do fundo caso veja uma oportunidade maior de lucro, ou para reduzir o prejuízo numa queda? A resposta é não.

Uma moeda pode aumentar sua proporção caso tenha uma valorização muito superior as demais. Contudo, o gestor do Hash11 não pode vender ou comprar mais moedas devido à acontecimentos externos ou por vontade própria.

Negociação

A primeira diferença que o investidor irá perceber entre um fundo de investimento e um ETF será na hora de executar a compra. Tal qual uma ação, um ETF é negociado no pregão da bolsa, no Home Broker da sua corretora. Existem os compradores e vendedores, e o investidor irá fazer a sua ordem de compra ou venda do ETF.

Para comprar um fundo de investimento, o processo não é tão transparente e nem tão rápido. O investidor deve fazer o pedido de compra e nos próximos dias úteis irá ver cotas do ativo na sua conta.

Prazo de resgate

Um ETF é vendido do mesmo modo que uma ação, no pregão da bolsa. Assim, o prazo de resgate é de 2 dias úteis (D+2) após a execução da ordem, conforme regulamento da B3.

O prazo de resgate de um fundo de investimento pode variar até D+90 (90 dias). O prazo de resgate de um ETF é sempre de 2 dias úteis.

Em contraste com os ETF, os fundos de investimentos podem ter prazos variados de resgate, chegando a D+30 ou até D+90. Isso mesmo, você vende o fundo e só recebe o dinheiro daqui a 90 dias. Isso ocorre principalmente devido a falta de concorrência no mercado de brasileiro. O prazo de resgate do fundo Hashdex 100 NCI (igual ao ETF Hash11) é de D+15, ou seja, 15 dias.

Tributação

Alíquota de 15% independente do prazo, não existe valor para isenção. Ou seja, diferentemente das ações, que possuem isenção de até 20 mil reais por mês para pessoas físicas, o ETF é sempre tributado, assim como os fundos de investimentos.

Quem comprar Bitcoin ou qualquer outra moeda diretamente, tem isenção de imposto de até 35mil reais por mês em vendas. Ou seja, uma vantagem tributária que não foi estendida ao ETF.

Imposto sobre bitcoin
O ETF HASH11 não é contemplado com a isenção tributária dos criptoativos no caso de vendas de até 35 mil por mês.

No caso do ETF, é importante lembrar que é obrigação do investidor calcular e pagar o imposto, assim como em ações. Nos fundos de investimentos a tributação é feita exclusivamente na fonte.

Taxas de Administração

Igualmente como ocorre com os prazos de resgate, a falta de concorrência no mercado financeiro brasileiro também permite aos gestores dos fundos cobrarem taxas abusivas. Isso se aplica não só aos fundos de investimento mas também aos ETFs.

Pode parecer que não, mas taxas de administração importam, e muito. Uma taxa de administração de 2% ao ano irá reduzir em torno de 20% do seu patrimônio em 10 anos. Isso acontece porque essa taxa é cobrada anualmente.

Taxas de administração importam
Taxas de administração importam, e muito. Uma taxa de administração de 2% ao ano irá reduzir em torno de 20% do seu patrimônio em 10 anos. ETF é um produto de baixas taxas. Imagem: Pixabay.com

Fundos de criptomoedas como o da Vítreo chegam a cobrar 20% de taxa de performance sobre o que exceder o índice de renda fixa americano, de míseros 2%. Um valor muito alto, principalmente considerando as rentabilidades próximas a 1000% ao ano do Bitcoin. Ou seja, você está pagando quase 20% dos seus bitcoins todos os anos para o gestor do fundo, que simplesmente guarda suas chaves privadas.

A taxa de administração de um ETF é muito menor, e a do HASH11 é de 0,3%. O ETF HASH11 é exatamente igual ao fundo Hashdex 100 NCI que cobra 2% de taxa de administração (quase 7 vezes mais).

Restrição para pequenos investidores

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) restringe o acesso do pequeno investidor à produtos com risco e retorno muito altos, a fim de protege-lo de si mesmo (é o Estado exercendo sua função de babá). O fundo HashDex 100, por exemplo, é restrito para investidor profissionais (investidores que possuam mais de R$ 10 milhões investidos no mercado financeiro). Existem também fundos que são restritos para investidores qualificados, que possuam mais de R$ 1 milhão investido no mercado financeiro. Isso é para sua proteção, pequeno investidor.

Felizmente, um ETF não possui essa regra e você pode comprar o HASH11 sem nenhum tipo de restrição.

Conclusão

Abaixo segue um quadro resumo comparando o ETF HASH11 com fundos de investimentos e criptomoedas compradas diretamente.

Comparação Fundos ETF e Criptomoedas
Comparação entre ETF, Fundos de Investimentos e Criptomoedas. Podemos ver que comprar diretamente criptomoedas é vantagem em todos os aspectos analisados.

Sem dúvida o lançamento do HASH11 é um grande avanço na adoção de criptomoedas no Brasil, principalmente para o investidor institucional que, por motivos regulatórios, não possa comprar bitcoins ou outras criptomoedas diretamente. Entretanto, como vemos na tabela acima, quem puder comprar diretamente criptomoedas terá vantagens sobre todos os aspectos analisados.

As taxas do HASH11 estão compatíveis com o mercado nacional, e o lançamento desse ETF permite agora que pequenos investidores tenham acesso à criptoativos no pregão da bolsa a um preço bem mais razoável do que em fundos.

O prazo de resgate é excelente e a composição do fundo é bastante razoável, com mais de 77% do fundo em Bitcoin e de 18% em Ethereum, as duas principais criptomoedas.

Sem dúvida um avanço tremendo e um produto de excelente qualidade, principalmente quando comparado a fundos de investimentos.

Contudo, esse é um produto que se aplica principalmente à pessoas (físicas ou jurídicas) que não podem ou não querem fazer o manejo das suas chaves privadas. Ao ter o controle sobre suas chaves privadas em sua carteira você é dono do seu Bitcoin, e ele não está sob custódia de ninguém, garantindo o total controle sobre o ativo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
bitmover
bitmover@protonmail.ch

NFT pode “matar” o Bitcoin? Qual a relação entre ambos?

É provável que muita gente conheça os NFTs, regularmente confundidos com “arte digital”. A ação ganhou força após Stephen Curry, astro da NBA, e...
Plataformas NFT e Ethereum empresas

Empresas listadas na bolsa apostam no mercado de NFT

O crescimento do mercado de NFTs tem quebrado barreiras mais rápido do que outros recursos relacionados a blockchain. Hoje até mesmo grandes empresas, listadas...
Dúvida sobre o Bitcoin ser caçado pela China

Mineradores brasileiros comentam banimento de Bitcoin pela China

A proibição de Bitcoin pela China nos últimos dias abalou o mercado, com muitas pessoas ficando preocupadas com isso, menos dois mineradores brasileiros que...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias