Homem oferece mineração de Bitcoin como investimento e vira piada

Perfil que ensina "como perder dinheiro e dilapidar patrimônio" repercute oferta estranha de investimentos.

Siga no
Mineração de Bitcoin com pá no chão
Mineração de Bitcoin

Um homem ofereceu a um perfil do Twitter a mineração de Bitcoin como investimento. A proposta vinha acompanhada de uma possível rentabilidade garantida, típica de fraudes, e logo virou meme.

No Brasil a mineração de Bitcoin é uma prática pouco comum, visto o alto custo da energia. Mesmo assim, com a recente valorização do Bitcoin, há quem se interesse pela atividade.

A mineração de Bitcoin necessita de máquinas específicas, mas o lucro da atividade não é garantido dependendo da localização e dos custos da operação. Nos últimos anos, entretanto, algumas empresas usaram o setor para atrair vítimas para golpes, justificando ser garantido lucros altos.

Um dos casos mais famosos do setor foi o da Minerworld, que captou milhares de reais de investidores brasileiros. Investigada pela polícia hoje, a empresa é acusada de operar um esquema ponzi com recursos dos investidores. Em 2020, a Minerworld chegou a ser manchete no Jornal da Record, que destacou a suposta fraude com mineração de Bitcoin no Brasil.

No recente caso, o possível minerador chegou a confessar o “esquema de mineração completo”.

Homem oferece “esquema” de mineração de Bitcoin com altos lucros pela internet

De acordo com o perfil “Nonô, o Vovô Investidor“, famoso pelo fintwit brasileiro, suas técnicas são boas para quem quer perder dinheiro. Contudo, o perfil é um meme, que mostra a investidores técnicas arrojadas que podem levar a uma dilapidação de patrimônio, tudo na brincadeira, é claro.

Na visão de Nonô, a bolsa brasileira daria muitas oportunidades para que investidores percam dinheiro. Mas algumas propostas mais arrojadas de investimentos também chegam ao conhecimento do perfil.

No último dia 4 de janeiro, Nonô repercutiu uma oferta de mineração de Bitcoin. O homem que fez a proposta afirmou ser possível obter lucros de 400% em 46 dias, com pacotes de investimentos.

A oferta do suposto minerador era de que a pessoa aporte U$ 5 mil e receba U$ 25 mil no período. No entanto, sem citar onde ficam as máquinas de mineração e entrar em muitos detalhes, a oferta acabou virando meme.

Segundo Nonô, que afirma gostar de perder dinheiro, essa proposta foi muito arrojada, até para ele. A pessoa que conversou com o suposto minerador ainda brincou com o possível golpista, afirmando que não teria interesse em ganhar dinheiro, apenas em perder, pois, segue a “filosofia” de Nonô.

O próprio Nonô riu da oferta de um “esquema de mineração”, proposto pelo suposto golpista. Entre os seguidores do perfil, a proposta ousada acabou virando meme.

Cuidados com ofertas de mineração de Bitcoin

Infelizmente muitas pessoas que estão ingressando no mercado de criptomoedas se deparam com propostas estranhas como essa. Muitos perdem dinheiro ao investir de maneira errada na tecnologia. Alguns ainda se revoltam com o Bitcoin, mesmo nunca tendo realmente contato com a tecnologia.

O cuidado com ofertas de investimentos deve ser redobrado, principalmente quando o Bitcoin está em alta. Recentemente, alguns analistas alertaram para os perigos do aumento de golpes com a alta nos preços do Bitcoin, que acabam atraindo estelionatários ao setor.

A culpa não é da moeda, mas de pessoas que se aproveitam do momento para aplicar golpes. O recomendando a quem conhece o Bitcoin então é investir no conhecimento sobre a tecnologia da moeda.

Só assim a perda de patrimônio não será uma realidade, a contragosto, é claro, de Nonô, o vovô investidor.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Big Techs

Gigantes da tecnologia correm para entrar no mercado de criptomoedas

Amazon, Facebook, Twitter, Reddit, Signal, Kin e provavelmente o Google são apenas algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo que agora estão envolvidas...
UniSwap-arte

Uniswap dobra o joelho para regulação e censura mais de 100 criptomoedas

A Uniswap Labs, empresa responsável pelo desenvolvimento da exchange "descentralizada" Uniswap, anunciou que limitará o acesso a mais de 100 tokens em sua plataforma. O...
Uniswap moeda

Criptomoeda de graça na Uniswap é golpe que pode drenar saldo de carteira

Um ataque cibernético aplicado na Uniswap envolvendo uma distribuição gratuita de criptomoedas (airdrop) na rede Ethereum pode drenar todo o saldo das carteiras dos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias