Os NFTs ainda são um assunto complicado para muita gente, com alguns não entendo o conceito da tecnologia e outros não entendendo como alguém pode pagar tanto por uma imagem. Em meio a essa confusão, muitos acabam cometendo erros, às vezes erros bem caros.
Dessa vez quem cometeu o erro foi um usuário do Twitter que antes era conhecido como Rock Collector, e agora passou a adotar o nome Rock Dust, em referência ao ocorrido. O usuário cometeu um erro ao listar o NFT da coleção ETH Rock, que nada mais é do que o desenho de uma pedra.
Ao invés de listar o NFT por 444 ETH, ele colocou o preço por 444 wei, a menor unidade do Ether, como o Satoshi para o Bitcoin, com isso ele perdeu quase US$ 1 milhão.
“Eu listei erroneamente a ETH Rock #44 por 444 wei ao invés de 444 eth (…) Em um clique eu perdi meu patrimônio líquido de cerca de US$ 1 milhão.”
How's your week?
Mine? I just erroneously listed @etherrock #44 for 444 wei instead of 444 eth🤦♂️
Bot sniped it in the same block and trying to flip for 234 eth
In one click my entire net worth of ~$1 million dollars, gone
Is there any hope?
Am I GMI?
Can snipers show mercy? pic.twitter.com/yq9Itb2Ukb
— Rock dust 😭 (@dino_dealer) March 10, 2022
Apostar o seu dinheiro em uma imagem de uma pedra já é algo que vale a piada por si só, mas perder a sua imagem é ainda mais motivo para pessoas tirarem sarro na internet, o que claramente aconteceu.
“Imagine guardar todo o seu dinheiro em um JPG e então perder esse JPG.”
Até mesmo Adam Back, um dos mais famosos membros do criptomercado e importante para a história do Bitcoin, aproveitou para comentar a história e ao mesmo tempo criticar como funciona o mercado de NFTs atualmente.
“Clique com o botão direito, salvar, coloque na blockchain novamente. Problema resolvido. NFTs de jpegs vivem em um site de qualquer e novos sites podem ser feitos com novos contratos. Tudo é copiável.”
Pelo comentário, Adam é um dos que não colocam nem um pouco de fé no mercado de NFTs e acredita que eles realmente são apenas imagens que podem ser copiadas e coladas por outras pessoas, o que é, de certo modo, verdade.
Até mesmo entre perfis conhecidos no Brasil a história circulou em forma de piada, incluindo o comentário de Adam Back.
O cara listou a "pedra" por um valor abaixo sem querer, alguém comprou e o mané perdeu a posse do jpg supervalorizado dele🤡🌎
Dr. Back oferece solução simples: Copiar, colar, criar nova NFT e marcar a anterior como roubada em algum banco de dados. Tudo em ordem, não mudou nada. pic.twitter.com/8hFB0gV4Jf
— ₿it⚡️Dov (@bitdov) March 10, 2022
A confiança no mercado de NFTs é bem grande por quem participa desse tipo de arte digital e muitas vezes bem pequena por quem está fora.
Enquanto o setor evolui, pode ser que ele comece a conquistar uma posição mais “sólida” entre as pessoas, mas ainda há um bom caminho até lá.