Homem que se diz criador do Bitcoin sugere processo contra a Apple

Wright é bem conhecido por afirmar que ele é o verdadeiro Satoshi Nakamoto, embora sua afirmação seja amplamente contestada.

Craig Wright, o homem que se diz criador do bitcoin, acusou a Apple de violar as leis de direitos autorais por integrar o white paper do Bitcoin no macOS.

A descoberta foi feita recentemente e chamou a atenção da comunidade de criptomoedas, mas também levantou a questão se a Apple estava ou não violando os direitos autorais.

O whitepaper do Bitcoin, documento de nove páginas que resume o projeto, foi encontrado escondido no sistema operacional da Apple. Segundo as informações, o arquivo pode ser encontrado em todas as versões do macOS desde o Mojave (10.14.0) até a mais recente, o Ventura (13.3).

Quando perguntado se a Apple poderia estar “violando os direitos autorais” por armazenar o arquivo, o cientista da computação australiano respondeu com um simples “Sim”. Alguns entusiastas do Bitcoin até encorajaram Wright a tomar medidas legais contra a gigante da tecnologia.

O cientista da computação alega que a Apple está violando seus supostos direitos autorais do whitepaper do Bitcoin e, embora não esteja claro se ele tomará medidas legais contra a Apple, Wright tem um histórico de processos sobre Bitcoin.

Criador do bitcoin?

Craig Wright afirma ser o criador do Bitcoin e tem entrado com uma série de ações judiciais sobre seu direito intelectual à rede blockchain. Em 2021, Wright obteve um julgamento padrão contra o site Bitcoin.org, mas um juiz do Reino Unido decidiu recentemente contra suas reivindicações sobre o formato de arquivo do Bitcoin.

No entanto, isso não impediu a controversa abordagem de Wright contra desenvolvedores do bitcoin e sua tecnologia subjacente, como demonstrado em seus processos contra a Coinbase, Kraken e desenvolvedores de criptomoedas.

Wright é bem conhecido por afirmar que ele é o verdadeiro Satoshi Nakamoto, embora sua afirmação seja amplamente contestada. Ainda assim, Wright reivindica sua propriedade intelectual sobre o Bitcoin e suas tecnologias de blockchain.

A integração do white paper do Bitcoin no macOS da Apple foi um desenvolvimento interessante para a comunidade. No entanto, a acusação de Craig Wright contra a Apple pode se desenvolver em um novo processo judicial.

Apesar disso, o documento de lançamento do Bitcoin foi publicado em domínio público, uma disposição legal muito específica e, normalmente, o autor de uma obra deve dedicar explicitamente a obra ao domínio público, ou então o autor retém certos direitos sobre ela por padrão.

Dito isso, para reivindicar os direitos do documento, é preciso ter sido o criador desse trabalho, e Craig Wright nunca provou que contribuiu para a criação do white paper do Bitcoin.

Qualquer processo que ele abrir para reivindicar os direitos a ele deve ser rejeitado com prejuízo, a menos que ele possa provar — de forma convincente, não com evidências fabricadas — que contribuiu significativamente para sua criação.

Wright afirma ser Nakamoto, mas ele foi pego falsificando evidências para fazer parecer que era. Ele tentou processar pessoas por não acreditarem que ele é Satoshi e fica muito bravo no Twitter se você o chamar de faketoshi.

Ele processou e perdeu vários processos, recusou-se a provar que era Satoshi em um processo diferente e tentou reivindicar os direitos autorais do whitepaper do Bitcoin enviando documentos fraudulentos aos tribunais e ao governo.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Livecoins
Livecoinshttps://livecoins.com.br
Livecoins é o maior portal de notícias sobre Bitcoin e criptomoedas no Brasil.

Últimas notícias

Últimas notícias