Apple escondeu manifesto do Bitcoin em todas as versões do macOS desde 2018

O whitepaper do Bitcoin, documento de nove páginas que resume o projeto, foi encontrado escondido em um computador Mac. Para surpresa de Andy Baio, dono do blog Waxy, o documento também estava presente em outros computadores da Apple.

“Pedi a mais de uma dúzia de amigos que usam Mac para confirmar, e [o whitepaper do bitcoin] estava lá em todos eles.”

Segundo as informações, o whitepaper do Bitcoin pode ser encontrado em todas as versões do macOS desde o Mojave (10.14.0) até a mais recente, o Ventura (13.3). No entanto, não está disponível no High Sierra (10.13) ou versões anteriores.

A descoberta foi publicada nesta quarta-feira (5), data tida como aniversário de Satoshi Nakamoto. Embora sua data de nascimento pareça mais um truque do que realidade, o misterioso criador do Bitcoin teria completado 48 anos.

Por que o whitepaper do Bitcoin está em computadores Mac?

Segundo Andy Baio, usuário que encontrou o whitepaper escondido, o documento serve como uma amostra do recurso Virtual Scanner II. No entanto, há poucas informações de como ele foi parar ali.

Em uma atualização do artigo, Baio comenta ter recebido informações que o fato já era de conhecimento da Apple, mas o engenheiro que colocou o PDF lá não mostrou interesse em retirá-lo.

Ao que tudo indica, a primeira menção do whitepaper do Bitcoin em computadores Mac foi registrado em 28 de novembro de 2020. Na data, um usuário chamado Josh também se espantou ao encontrar o documento após investigar o Virtual Scanner II.

“Estranhamente, há também um PDF do white paper original do Bitcoin.”

Mais tarde, em abril de 2021, um usuário chamado bernd178 foi ao próprio fórum da Apple para questionar a funcionalidade do Virtual Scanner II, citando o famoso documento.

“Ele mostra uma foto de Thomas Hawk. Também encontrei o dispositivo em /System/Library/Image Caputer/Devices”, escreveu o usuário em 2021. “Estranhamente, também há um PDF com o white paper original do Bitcoin de Satoshi Nakamoto no conteúdo do pacote VirtualScanner.app.”

Segundo a teoria de Baio, “talvez fosse apenas um PDF leve e conveniente de várias páginas para fins de teste”. Afinal, o documento tem apenas 184 KB. Outra hipótese levantada pelo blogueiro é que algum maximalista do Bitcoin trabalha na Apple.

Como encontrar o whitepaper do Bitcoin em computadores da Apple?

Conforme mencionado acima, o whitepaper do Bitcoin pode ser encontrado em todas as versões do sistema operacional da Apple entre o Mojave (10.14.0) e o Ventura (13.3). Dado isso, basta abrir o Terminal e digitar o seguinte comando

open /System/Library/Image\ Capture/Devices/VirtualScanner.app/Contents/Resources/simpledoc.pdf

Whitepaper do Bitcoin encontrado escondido em computadores da Apple. Fonte: Andy Baio/Waxy.

Outra maneira, sem usar o Terminal, seria navegar pelos arquivos do computador até encontrar o arquivo chamado simpledoc.pdf.

“Abra o Finder e clique no Macintosh HD, então abra System → Library → Image Capture → Devices. Clique com o botão direito no VirtualScanner.app e então em Show Package Contents, abra a pasta Contents → Resources e então abra o simpledoc.pdf”, apontou Baio.

Por fim, agora a comunidade começa a especular se Steve Jobs, fundador da Apple, seria Satoshi Nakamoto. Embora existam poucas ligações entre os dois nomes, vale lembrar que Steve Wozniak, outro fundador da Apple, lançou sua própria criptomoeda há poucos anos.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias