Satoshi Nakamoto completa 47 anos nesta terça-feira (5)

Estátua de Satoshi Nakamoto em Budapeste, Hungria.
Estátua de Satoshi Nakamoto em Budapeste, Hungria.

Embora seu nome verdadeiro não seja Satoshi Nakamoto, e ninguém saiba qual seja, o criador do Bitcoin está completando 47 anos nesta terça-feira, 5 de abril. Pelo menos esta é a única data relacionada a sua identidade, apesar de ser mais um truque deste gênio.

Na verdade, 5 de abril é a data em que os EUA confiscaram o ouro de seus cidadãos através de uma lei, em 1933. Portanto, esta informação parece ser mais uma pegadinha aos que tentam descobrir mais informações sobre sua identidade.

Por coincidência, recentemente Craig Wright, que se auto-intitula criador do Bitcoin, deu declarações sobre como ele teria inventado o nome Satoshi Nakamoto. Contudo, parece ser mais uma história fajuta para chamar atenção.

Quantos anos tem Satoshi Nakamoto?

Segundo o site P2P Foundation, usado por Satoshi Nakamoto para promover o Bitcoin em 2009, a data de nascimento do criador do BTC é 5 de abril de 1975. Portanto, Satoshi Nakamoto estaria completando 47 anos em 2022.

Contudo, como explicado acima, provavelmente esta é uma data falsa, usada por Nakamoto por obrigação para cadastrar-se neste site. Desta forma, assim como seu nome, também não sabemos quando é o seu aniversário, nem mesmo em qual ano nasceu.

De qualquer maneira, o bom humor na escolha desta data também é um aviso para não confiar em governos. Afinal estes confiscaram o ouro de seus cidadãos em 1933, nos EUA, e também já fizeram o mesmo com poupanças, no Brasil, em 1990.

Confisco de Bitcoin?

Sobre o Bitcoin, embora não possua um ponto central, é válido notar que os mesmos podem ser confiscados caso alguém tenha acesso às suas chaves privadas. Apesar disso, até o momento a maioria dos casos está relacionada a crimes como roubos.

Contudo, basta que um político assine uma lei para tornar o Bitcoin ilegal, como aconteceu na China. Portanto, neste pseudo-aniversário de Satoshi Nakamoto, fica o lembrete sobre a extrema importância manter suas chaves privadas em segurança, bem como não usar serviços de terceiros para custódia.

Afinal, recentemente o governo do Canadá tentou desesperadamente apreender bitcoins enviados a caminhoneiros que estavam realizando protestos. Alguns destes chegaram a ser confiscados pelas autoridades, portanto todo cuidado é pouco.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias