HSBC vai depositar R$ 80 bilhões em blockchain até março

Ação pioneira de um grande banco!

Siga no

Os grandes bancos do mundo se movimentam cada vez mais para a realidade das novas tecnologias. Em um novo anúncio, o HSBC afirmou que irá realizar uma transferência de R$ 80 bilhões de ativos para uma blockchain.

Alguns bancos do mundo já tem provado a nova economia do dinheiro digital. No Brasil, por exemplo, o Bradesco já anunciou que vai fechar 400 agências para redução de custos.

Dentre os principais problemas estão certamente a concorrência com fintechs e criptomoedas, que trazem facilidades na hora de gastar dinheiro de forma totalmente digital. Logo, se atentar para as novas tecnologias, que são digitais, poderá ser a única alternativa para os bancos tradicionais tentarem uma sobrevida.

HSBC vai depositar alta quantia em blockchain nos próximos meses

O banco HSBC, com sede em Londres, tem se mostrado interessado na tecnologia blockchain. De acordo com a Reuters, o HSBC tem passado por um momento de reestruturação, com foco na redução de custos.

O CEO Noel Quinn, que é interino, quer reformular o HSBC para tentar ter mais eficiência nos negócios. Além das fintechs que estão nascendo, as criptomoedas são um grande desafio para os grandes bancos. A tecnologia blockchain, utilizada em criptomoedas, será um dos testes que o grande banco irá realizar para modernizar suas operações.

Para isso, até março de 2020, o HSBC irá depositar U$ 20 bilhões na Digital Vault (DV). A Digital Vault é uma empresa que possui uma tecnologia baseada em blockchain, dando ao HSBC a chance de testar um novo produto.

O novo produto desenvolvido pelo HSBC é um acesso em tempo real para ativos comprados em mercados privados, processo chamado de Colocação Privada. Com isso, o HSBC digitalizará os registros de colocações privadas, diminuindo o acesso aos mesmos por investidores interessados.

No padrão atual, os títulos ofertados estão em papéis e não possuem um padrão definido. Ou seja, um investidor interessado nestes produtos tem imensa dificuldade de acessar e comprar um título.

Ainda não está claro quanto o HSBC irá economizar com novo produto

A Reuters informou que a tecnologia blockchain não tinha um caso “sólido de uso revolucionário”, mesmo com a existência do Bitcoin. Entretanto, está claro que o HSBC não sabe o quanto irá economizar com a nova solução proposta.

Cabe o destaque que colocações privadas são realizadas apenas para investidores institucionais. Logo, o impacto dos custos para o HSBC com a nova solução são fundamentais para o banco, que possui U$ 50 bilhões em ativos.

Com o mercado de emissões privadas tem crescido nos últimos anos. Além disso, é esperado um crescimento de 60% até 2022, em relação aos cinco anos anteriores. Com isso, reduzir custos com a blockchain poderá ser fundamental para que o HSBC potencialize seus lucros e de seus clientes.

De acordo com a Reuteurs, a líder de inovação de custódia do HSBC, Ciaran Roddy, vê potencial no mercado em que o produto está sendo lançado. Ciaran afirmou que seguradoras do mundo todo vem buscando o investimento através deste banco.

Com alguns dos rendimentos oferecidos, estamos definitivamente vendo um aumento na demanda.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Elon Musk. Imagem: Pixabay

Tesla vai vender bitcoins que ainda tem, Musk diz que moeda é centralizada

Elon Musk mudou repentinamente de um grande apoiador do Bitcoin para um grande hater. Recentemente o bilionário pegou o mundo de surpresa ao anunciar...
Imagem: Adobe Stock

Bilionário Mark Cuban elogia Cardano, mas diz que ainda não viu utilidade na moeda

Mark Cuban, investidor bilionário e fã declarado do Ethereum, fez declarações sobre a criptomoeda Cardano (ADA) em uma postagem no Twitter. Ele afirmou que...
Elon Musk e Shiba Inu, cachorro símbolo da Dogecoin

Elon Musk diz que Dogecoin vai destronar o Bitcoin

Elon Musk continua bombardeando o Bitcoin e promovendo sua criptomoeda preferida, Dogecoin. O bilionário e CEO da Tesla disse na manhã deste domingo que...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias