HSBC proíbe clientes de comprar ações de empresa por regra anti-criptomoedas

A situação acabou virando piada, com muitos compartilhando o termo HFSP, em referência ao nome original do banco (Having Fun Staying Poor).

Siga no

A MicroStrategy se tornou uma grande aliada institucional do Bitcoin, sendo até mesmo considerada uma das responsáveis por abrir as portas para muitos outros nomes grandes comprarem o ativo digital. No entanto isso parece ter preocupado o banco HSBC, um dos maiores do mundo, que proibiu seus clientes de comprarem ações da empresa devido a novas regras anti-criptomoedas adotadas pelo banco.

Assim como muitos outros bancos, o HSBC oferece contas de investimento para seus clientes, ondem intermediam a compra de diferentes ações do mercado tradicional. Mas os clientes do banco encontraram uma mensagem nada agravável ao tentar comprar ações da MicroStrategy.

O HSBC anunciou que, a partir deste mês, os clientes estão proibidos de comprar qualquer ação que tenha relação direta ou indireta com ativos digitais.

A mensagem, que foi postada no Twitter pelo perfil Documenting Bitcoin explicava que o banco não iria mais permitir qualquer investimento relacionado a moedas digitais (compra ou negociação) nas contas do HBSC InvestDirect (HIDC).

“Nós gostariamos de informar que o HSBC mudou a sua política de moedas virtuais (como o Bitcoin, Ethereum e outros ativos) e produtos relacionados o referenciados à performance dos ativos virtuais. O HIDC não vai participar em facilitar (compra e/ou negociação) de produtos relacionados aos ativos digitais.”

Nota: O HSBC errou o termo, o certo seria moeda digital, e não moeda virtual.

Aviso do HSBC para os seus clientes sobre a proibição de compra de produtos relacionados ao criptomercado de qualquer maneira. Fonte: Documenting Bitcoin
Aviso do HSBC para os seus clientes sobre a proibição de compra de produtos relacionados ao criptomercado de qualquer maneira. Fonte: Documenting Bitcoin

Mas o recado deixa bem claro que a definição para produtos relacionados ao criptomercado é bem ampla, já que ele alerta que o cliente em questão possui ações da MicroStrategy (MSTR). Enquanto as ações podem ser mantidas ou até vendidas, novas compras serão proibidas.

“Nossos dados mostram que a sua conta HSBC InvestDirect possui MICROSTRATEGY INC-A MSTR-US, um produto de moedas virtuais. Enquanto vamos permitir que você mantenha as ações da MSTR-US e/ou as venda, transferências, novas compras ou transferências para sua conta não serão permitidas”

HSBC com medo do criptomercado?

O que chamou a atenção de alguns participantes da comunidade de criptomoedas é o fato de que a tal mudança sobre as criptomoedas e a proibição parece ser algo “meio que do nada”, já que não se encaixaria na velha narrativa de proteção contra a lavagem de dinheiro.

As ações da MicroStrategy só estão sendo proibidas pelo HSBC porque a empresa comprou Bitcoins recentemente. Para muitos isso é apenas medo do Bitcoin e das criptomoedas e uma ação que beira o “desespero” por parte do banco.

A situação, claro, acabou virando piada, com muitos compartilhando o termo HFSP, em referência ao nome original do banco.

HFSP significa Having Fun Staying Poor, ou Se Divirta Continuando Pobre, uma mensagem para aqueles que pretendem se manter no sistema financeiro tradicional.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Bitcoin ganha novo impulso de alta e supera US$ 34 mil, entenda

O Bitcoin continua a se recuperar de sua queda no início da semana após várias empresas darem sinais que estão correndo para apostar no...
dolar rasgado e Bitcoin. Imagem: ShutterStock

Valor total de transações com bitcoin em 2021 deve superar PIB dos EUA

Pela primeira vez em menos de sete meses, o volume total de transferências com bitcoin ultrapassou US $ 15,8 trilhões. Como resultado, o volume...
CEFI vs DEFI

DeFi vs CeFi: Finanças Centralizadas vs Finanças Descentralizadas

Finanças descentralizadas (DeFi) são uma das fatias mais cobiçadas da indústria de blockchain hoje, mas a ideia em si tem origens muito mais humildes. Na verdade,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias