A IBM (NYSE: IBM), uma das maiores empresas de TI do mundo, anunciou nesta segunda-feira (27) o lançamento de sua própria plataforma de criptomoedas. Chamada IBM Digital Asset Haven, ela permitirá que clientes façam custódia, transações e liquidações desses ativos digitais.
O público alvo são instituições financeiras, governos e corporações, mostrando a visão macro da empresa.
IBM lança plataforma de criptomoedas para bancos, governos e outras instituições
A solução da IBM foi desenvolvida em colaboração com a Dfns, uma plataforma que oferece serviços de Wallet-as-a-Service (WaaS) aos seus clientes. Embora a IBM foque seu texto em stablecoins e ativos tokenizados, sua parceira também trabalha com Bitcoin e outras criptomoedas.
Dentre os exemplos de outros parceiros da Dfns estão o banco ABN AMRO, dos Países Baixos, bem como a Zodia Custody, ligado ao banco britânico Standard Chartered.
“Bancos e governos agora contam com uma solução única para administrar todo o ciclo de vida de seus ativos digitais — desde a custódia até as transações e liquidação — ajudando-os a cumprir obrigações regulatórias e prontos para integração”, escreveu a IBM.
“Com a crescente adoção de ativos tokenizados e stablecoins, as instituições precisarão evoluir.”

Dentre os destaques dos recursos do IBM Digital Asset Haven estão:
- Gerenciamento do Ciclo de Vida de Transações: oferece suporte ao processo de transações em blockchain — da automação e roteamento até o monitoramento e liquidação — em mais de 40 blockchains públicas e privadas conectadas.
- Governança e Gerenciamento de Permissões: fornece uma estrutura unificada para acesso a carteiras, aplicação de políticas e aprovações de transações, com fluxos de autorização multiparte configuráveis para diversos cenários operacionais.
- Soluções de Terceiros Integradas: projetadas para acelerar a implantação, incluem serviços pré-integrados de verificação de identidade (KYC), prevenção de crimes financeiros (AML), geração de rendimento e outros.
- Segurança e Gerenciamento de Chaves Holísticos: baseados na infraestrutura IBM para operações seguras de ativos digitais, incluindo suporte a Multi-Party Computation (MPC) e assinaturas com Hardware Security Modules (HSM), utilizando os HSMs IBM Crypto Express 8S integrados aos sistemas IBM Z e LinuxONE.
Outro destaque é a integração do IBM Offline Signing Orchestrator (IBM OSO), um sistema focado na assinatura de transações para operações de armazenamento a frio.
Já os casos de uso destacados pela empresa está a incorporação de criptomoedas em serviços bancários já existentes, pagamentos transfronteiriços ágeis com stablecoins, segurança robusta para reservas estratégicas de governos, e a incorporação dos recursos de compra, venda e custódia de criptomoedas para outras empresas.
IBM Digital Asset Haven será lançado ainda neste ano
Embora não tenha revelado uma data exata, a IBM aponta que o IBM Digital Asset Haven estará disponível já no 4º trimestre de 2025 como um Software-as-a-Service (Saas) e no 2º trimestre de 2026 para a versão on-premises (instalada localmente).
“Com o IBM Digital Asset Haven, nossos clientes têm a oportunidade de entrar e expandir no espaço de ativos digitais com o nível de segurança e confiabilidade da IBM”, disse Tom McPherson, gerente geral de IBM Z e LinuxONE.
“Essa nova plataforma unificada oferece a resiliência e a governança de dados que eles buscavam, permitindo que governos e empresas construam a próxima geração de serviços financeiros.”
Na página oficial do produto já é possível encontrar pequenos tutoriais em vídeos para futuros clientes, permitindo ter uma noção de como será a plataforma.