IBM é suspeita de fake news sobre Blockchain no Brasil

Grande empresa pode ter derrapado na divulgação de informações!

Siga no
Casamento Homossexual
Casamento Homossexual - Imagem/Pixabay

A tecnologia blockchain está entre as inovações buscadas por empresas do mundo todo, tendo diversas aplicações. Uma polêmica, contudo, aconteceu nos últimos dias quando a IBM anunciou o “primeiro” registro de um casamento homossexual em blockchain.

Isso porque, na última segunda (16), a gigante empresa de tecnologia mundial afirmou ser a primeira no registro de união estável em blockchain. A união aconteceu em novembro de 2019, no Rio de Janeiro, mas só foi divulgado pela empresa nos últimos dias.

De fato, o que chama atenção é que em 2018, outro casamento já havia sido registrado em blockchain. Ou seja, o pioneirismo que a IBM chama para si, pode ter causado confusão no mercado.

IBM em polêmica após afirmação de casamento homossexual em blockchain

A empresa IBM é uma das mais antigas do mundo da tecnologia, sendo protagonista em diversas áreas. Além disso, é a empresa que mais gera patentes no mundo todo, ou seja, é acostumada com a inovação tecnológica.

Além disso, desenvolveu uma tecnologia blockchain privada, para poder entrar neste setor que tem estado em alta nos últimos anos. Com o uso da Hyperledger, a IBM ajuda várias empresas a criarem soluções distribuídas.

Na última segunda, a gigante anunciou ser a primeira a registrar um casamento homossexual utilizando a tecnologia blockchain.

O caso, que deixou os noivos extremamente felizes, é importante para a adoção da tecnologia no Brasil. Certamente, com momentos felizes como esse, a inovação propiciada pela tecnologia ganha um destaque positivo.

Entretanto, para o mercado de criptomoedas e blockchain brasileiro, ficou confuso o pioneirismo citado pela empresa. Isso porque em 2018, a startup OriginalMy já havia realizado o registro no Brasil.

Fundador da OriginalMy criticou IBM pela forma com que empresa se posicionou

De acordo com Edilson Osório Jr., a IBM é uma grande empresa que tem colocado a blockchain em sua visão. Além disso, a empresa parceira da IBM, Growth Tech, também tem lutado neste setor, sendo positivo a atuação das empresas para o mercado.

Para Edilson, contudo, as empresas têm espalhado informações irreais ao afirmar possuir pioneirismo no setor. Osório Jr. lembrou que o caso mais recente foi o registro do casamento homossexual em blockchain.

Edilson lembrou que a primeira união do tipo foi feita pela empresa OriginalMy, ainda em 2018. Após isso, a empresa ainda teria registrado outras uniões estáveis.

O fundador da startup afirmou que a IBM teria registrado em alguns grupos que registro da OriginalMy não teria validade jurídica. Neste ponto, Edilson afirmou que a IBM não precisa mentir para se posicionar no mercado, visto que há espaço para todos.

Há espaço para todos e não é um problema vocês terem copiado o modelo de sucesso que nós criamos.

IBM também havia informado ser pioneira em registro de bebês

O registro de um bebê feito pela IBM, também em blockchain, aconteceu em outubro de 2019. Naquele ponto, novamente a empresa apontou ser o primeiro do Brasil.

Cabe o destaque que a OriginalMy já havia realizado tal formato de registro em 2018, conforme apurou o Livecoins na época. Ou seja, em ambos os casos que a IBM afirma ter sido a primeira, já haviam sido realizados com pelo menos um ano de antecedência.

Edilson apontou que entende caso as empresas desconheçam a solução pioneira da OriginalMy. Mesmo assim, afirmar ser a primeira seria uma “vergonha e falta de caráter“, visto que sua empresa preparou o mercado.

O Livecoins procurou a assessoria de imprensa da IBM para comentar sobre as possíveis Fake News lançadas pela empresa nos últimos tempos. Até o momento do fechamento desta reportagem a nota ainda não havia sido enviada.

Leia mais sobre:

Governo da Ucrânia ensina bitcoin para população

O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia criou uma campanha para ensinar  bitcoin, blockchain e criptomoedas para a população. Os vídeos foram desenvolvidos em...

Impressora de dinheiro ligada: BC aumentou em quase 50% base monetária em 12 meses

O Banco Central do Brasil imprimiu muito dinheiro nos últimos doze meses, inflando a base monetária do país. De acordo com o BC houve...
BCHA-51-attack

Grupo anônimo de baleias lança ataque 51% contra fork do Bitcoin Cash

A rede da criptomoeda Bitcoin Cash ABC (BCHA), que surgiu no meio do mês como resultado de um hard fork do Bitcoin Cash, está...

Últimas notícias

Impressora de dinheiro ligada: BC aumentou em quase 50% base monetária em 12 meses

O Banco Central do Brasil imprimiu muito dinheiro nos últimos doze meses, inflando a base monetária do país. De acordo com o BC houve...

Grupo anônimo de baleias lança ataque 51% contra fork do Bitcoin Cash

A rede da criptomoeda Bitcoin Cash ABC (BCHA), que surgiu no meio do mês como resultado de um hard fork do Bitcoin Cash, está...

30 bilionários possuem bitcoin, mas não falam sobre isso, revela milionário do Twitter

O multimilionário filantrópico Bill Pulte, apelidado de "Bitcoin Bill" após sua entrada no mercado de bitcoin em dezembro de 2019, afirmou em uma live...