IBM é suspeita de fake news sobre Blockchain no Brasil

Grande empresa pode ter derrapado na divulgação de informações!

Siga no
Casamento Homossexual
Casamento Homossexual - Imagem/Pixabay

A tecnologia blockchain está entre as inovações buscadas por empresas do mundo todo, tendo diversas aplicações. Uma polêmica, contudo, aconteceu nos últimos dias quando a IBM anunciou o “primeiro” registro de um casamento homossexual em blockchain.

Isso porque, na última segunda (16), a gigante empresa de tecnologia mundial afirmou ser a primeira no registro de união estável em blockchain. A união aconteceu em novembro de 2019, no Rio de Janeiro, mas só foi divulgado pela empresa nos últimos dias.

De fato, o que chama atenção é que em 2018, outro casamento já havia sido registrado em blockchain. Ou seja, o pioneirismo que a IBM chama para si, pode ter causado confusão no mercado.

IBM em polêmica após afirmação de casamento homossexual em blockchain

A empresa IBM é uma das mais antigas do mundo da tecnologia, sendo protagonista em diversas áreas. Além disso, é a empresa que mais gera patentes no mundo todo, ou seja, é acostumada com a inovação tecnológica.

Além disso, desenvolveu uma tecnologia blockchain privada, para poder entrar neste setor que tem estado em alta nos últimos anos. Com o uso da Hyperledger, a IBM ajuda várias empresas a criarem soluções distribuídas.

Na última segunda, a gigante anunciou ser a primeira a registrar um casamento homossexual utilizando a tecnologia blockchain.

O caso, que deixou os noivos extremamente felizes, é importante para a adoção da tecnologia no Brasil. Certamente, com momentos felizes como esse, a inovação propiciada pela tecnologia ganha um destaque positivo.

Entretanto, para o mercado de criptomoedas e blockchain brasileiro, ficou confuso o pioneirismo citado pela empresa. Isso porque em 2018, a startup OriginalMy já havia realizado o registro no Brasil.

Fundador da OriginalMy criticou IBM pela forma com que empresa se posicionou

De acordo com Edilson Osório Jr., a IBM é uma grande empresa que tem colocado a blockchain em sua visão. Além disso, a empresa parceira da IBM, Growth Tech, também tem lutado neste setor, sendo positivo a atuação das empresas para o mercado.

Para Edilson, contudo, as empresas têm espalhado informações irreais ao afirmar possuir pioneirismo no setor. Osório Jr. lembrou que o caso mais recente foi o registro do casamento homossexual em blockchain.

Edilson lembrou que a primeira união do tipo foi feita pela empresa OriginalMy, ainda em 2018. Após isso, a empresa ainda teria registrado outras uniões estáveis.

O fundador da startup afirmou que a IBM teria registrado em alguns grupos que registro da OriginalMy não teria validade jurídica. Neste ponto, Edilson afirmou que a IBM não precisa mentir para se posicionar no mercado, visto que há espaço para todos.

Há espaço para todos e não é um problema vocês terem copiado o modelo de sucesso que nós criamos.

IBM também havia informado ser pioneira em registro de bebês

O registro de um bebê feito pela IBM, também em blockchain, aconteceu em outubro de 2019. Naquele ponto, novamente a empresa apontou ser o primeiro do Brasil.

Cabe o destaque que a OriginalMy já havia realizado tal formato de registro em 2018, conforme apurou o Livecoins na época. Ou seja, em ambos os casos que a IBM afirma ter sido a primeira, já haviam sido realizados com pelo menos um ano de antecedência.

Edilson apontou que entende caso as empresas desconheçam a solução pioneira da OriginalMy. Mesmo assim, afirmar ser a primeira seria uma “vergonha e falta de caráter“, visto que sua empresa preparou o mercado.

O Livecoins procurou a assessoria de imprensa da IBM para comentar sobre as possíveis Fake News lançadas pela empresa nos últimos tempos. Até o momento do fechamento desta reportagem a nota ainda não havia sido enviada.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Bitcoin pegando fogo e bandeira da China

Maior pool de mineração de Bitcoin bane chineses

Nesta segunda, a maior pool de mineração de Bitcoin baniu os mineradores chineses, mostrando que a comunidade deverá acatar a determinação do governo chinês. Na...

“Bitcoin é perigoso e não pode ser reserva de valor”, diz analista do Deutsche...

Uma analista do Deutsche Bank, chamada Marion Labor, falou sobre os perigos do uso das criptomoedas, principalmente o Bitcoin, como uma moeda legal. As...
Cadeado destravado e Bitcoin em caso de baixa segurança dos dados corretoras

ABCripto alerta sobre transações da Gas Consultoria e “Faraó dos bitcoins”

Fruto da colaboração de várias empresas do mercado de criptomoedas brasileiras, a ABCripto emitiu um alerta para as transações feitas pela Gas Consultoria e...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias