
Equipe de Buenos Aires teve destaque entre 1.810 projetos de todo o país (Reprodução)
Nos dias 10 e 11 de novembro, as 28 equipes finalistas do evento NAVES Argentina 2025 apresentaram suas iniciativas no Campus da IAE Business School, em Pilar. As propostas foram avaliadas cuidadosamente pelo júri da Emprende IAE e do Banco Macro, que deram destaque até para uma ideia de negócio para monetizar a energia renovável desperdiçada com o processo de mineração de bitcoin.
Após um processo detalhado de feedback e avaliação, os projetos mais destacados foram premiados na cerimônia de encerramento.
“É uma alegria chegar a mais uma final do NAVES. Há 11 anos trabalhamos em parceria com a EmprendeIAE, fomentando o espírito empreendedor na Argentina. Ao longo desses anos, conhecemos milhares de pessoas de todo o país, com suas ideias, sonhos e projetos, muitos dos quais se tornaram realidade. Agradecemos aos participantes pela confiança e por nos ajudarem a pensar grande“, afirmou Maricel Carreti, Gerente de Sustentabilidade e Gestão Social do Banco Macro.
Apuração da reportagem descobriu que o evento nacional de empreendedores da Argentina contava com três categorias. Assim, os interessados podiam se qualificar nas categorias: Ideias de Negócios, Startup ou Novo Projeto Empresarial.
No caso da ideia chamada Energy Value, com uma equipe da capital Buenos Aires, “a proposta consiste em monetizar a energia renovável não despachada por meio de nós de mineração de Bitcoin instalados em pontos críticos da rede elétrica, otimizando recursos e gerando renda imediata“.
“Parabéns a todos os finalistas do NAVES Argentina 2025. Vocês chegaram até aqui por meio de muito trabalho, dedicação e projetos inovadores que demonstram o incrível espírito empreendedor do nosso país. Este programa, impulsionado pelo Banco Macro e pela Emprende IAE, é um exemplo claro de como o apoio institucional é fundamental para o crescimento das pequenas e médias empresas. Com mais de 25 anos de experiência da Emprende IAE e 11 anos de aliança estratégica com o Banco Macro, o NAVES é a plataforma para milhares de empreendedores transformarem suas ideias em realidades sustentáveis. ‘Pense Grande’ é mais do que um slogan; é um convite para sonhar grande, buscar o sucesso individual e contribuir para o desenvolvimento coletivo de nossas comunidades“, afirmou Francisco Muro, Gerente de Distribuição e Vendas do Banco Macro.
“O aspecto mais poderoso da NAVES reside em seu dinamismo: quando empreendedores de todo o país se reúnem — seja em uma sala de aula, em um campus ou em um espaço virtual — uma energia única é gerada. Eles chegam cheios de entusiasmo, debatem, desafiam uns aos outros e constroem juntos. Essa troca nos permite transformar a inovação em soluções centradas no ser humano que melhoram a vida de usuários, clientes, pacientes e, sobretudo, a deles próprios“, afirmou Fausto García, diretor da Emprende IAE.
Em 2025, foram registrados 1.810 projetos, dos quais 640 foram admitidos. Assim, 286 apresentaram seu modelo de negócios e 83 chegaram às semifinais regionais. Por fim, 28 participaram da final nacional.
A avaliação considerou oportunidade, proposta de valor, modelo de negócio, inovação, complementaridade da equipe e escalabilidade.
De acordo com a IAE, rubricas específicas foram elaboradas para cada categoria, permitindo uma avaliação justa do progresso de cada iniciativa.
Comentários