IBM e Santander anunciam parceria de US$ 700 milhões com foco em blockchain

Acordo milionário assinado entre o Santander e a IBM mira no futuro, e tem como objetivo o desenvolvimento de soluções de blockchain e big data.

Siga no
(Foto: divulgação)

IBM e Santander, duas gigantes em seus setores de atuação, anunciaram, na semana passada, uma parceria global de tecnologia concentrada em soluções de blockchain e big data.

O acordo de cinco anos vai gerar uma receita de U$ 700 milhões para a IBM que, em troca, oferecerá sua expertise de armazenamento em nuvem para reduzir os gastos anuais do banco com TI e impulsionar seus serviços e aplicativos.

Mas a parceria vai além. Uma das principais características do acordo se concentra no protagonismo da blockchain que, combinada com o uso da tecnologia de nuvem híbrida, se torna o meio ideal para registrar um grande número de transações de maneira segura.

Para implementar a estratégia de nuvem, o banco espanhol desenvolveu seu próprio Cloud Competence Center. Em comunicado, a IBM revelou estar colaborando com o centro na definição de metodologias e processos, a fim de “acelerar essa jornada de transformação”.

Na trilha das criptomoedas

Com bom desempenho em 2018, apresentando um lucro líquido global de 7,8 bilhões de euros, o investimento recente do Santander é um recado de posicionamento diante das novas demandas de negócios, no qual a tecnologia distribuída assume lugar estratégico.

No ano passado, por exemplo, o banco foi notícia no ecossistema cripto ao anunciar o lançamento do One Pay FX, primeiro sistema de transferências de remessas feito de um banco para outro via blockchain.

Ao utilizar uma plataforma alinhada ao mundo das criptomoedas, o banco se coloca à frente dos seus concorrentes e sai com vantagens quando uma regulamentação mais ampla for implementada nos países onde atua.

Liderança garantida

O Santander não é a primeira instituição financeira a firmar acordo com a IBM. Empresas como Nordea Bank e Lhoyds Bank já haviam se voltado para a gigante da tecnologia em busca do seu provedor híbrido em nuvem.

Dentre os 20 principais bancos listados pela Fortune 500, o Santander se tornou o 19a estabelecer parceria com a IBM. Esta, por sua vez, dá mais um passo rumo a consolidação como líder no fornecimento de tecnologia para a indústria financeira.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Camila Marinho
Camila Marinho é jornalista, com passagem por jornais impressos e outros portais com foco em criptomoedas. Acredita que a tecnologia blockchain é como o fogo dado por Prometeu à humanidade. Cresceu sob o sol da Bahia e hoje vive no frenesi do centro de São Paulo.
Robert Kiyosaki Imagem: Instagram

“Compre Bitcoin e Ethereum antes do maior crash da história”, alerta autor de “Pai...

Robert Kiyosaki, o autor do livro de finanças pessoais "Pai rico, Pai Pobre", insiste que as pessoas se protejam da maior crise do mundo,...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk pede agilidade para que Dogecoin faça melhorias

Após passar um tempo afastado das criptomoedas, esta semana Elon Musk voltou a se mostrar mais ativo no Twitter. Após a AMC divulgar estar...
Itajaí Moeda digital de recompensa

Itajaí vai dar moeda digital para quem contribuir com meio ambiente

O município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, vai dar uma moeda digital para a população que contribuir com o meio ambiente. A novidade...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias