“Impossível”: relator de comissão fala sobre proibição de criptomoedas no Brasil

Deputado responsável por relatoria de comissão especial para criptomoedas é a favor de regulação para o setor.

-

Siga no
Anúncio

As criptomoedas ganharam um importante aliado no Câmara dos Deputados. O projeto de lei que prevê uma regulação para o mercado de criptomoedas ganhou uma comissão especial. O relator dessa comissão, o deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP), demonstrou ser favorável à regulação das criptomoedas.

A comissão especial em que Alexis Fonteyne (Novo-SP) é relator, foi criada para deliberar assuntos relacionados ao mercado de criptomoedas. Além disso, a comissão deverá discutir normas sobre programas relacionadas à milhas aéreas no Brasil.

Relator é favorável a regulação de criptomoedas

Em recente entrevista publicada na internet, Alexis Fonteyne (Novo-SP) falou sobre a proposta de regulação para as criptomoedas. Para o parlamentar, o setor necessita de uma legislação específica para evitar a criminalização das criptomoedas.

Anúncio

Alexis Fonteyne (Novo-SP) declarou que, além da relatoria da comissão especial, possui envolvimentos com os demais projetos que pautam as criptomoedas na Câmara. Segundo o parlamentar, os projetos visam sempre a regulação para o mercado de criptomoedas.

“A ideia é relatar esses projetos de lei basicamente para regulamentar as criptomoedas e evitar que elas fiquem criminalizadas”.

Em entrevista, o parlamentar alegou que seria “impossível” uma proibição para as criptomoedas no Brasil. Com a declaração do deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP), presume-se que a relatoria da comissão especial será favorável à regulação das criptomoedas.

Relator de comissão faz parte do Partido Novo (reprodução/facebook)

Regulação para criptomoedas não significa proibição

Ao contrário do que muitos entenderam, a regulação do mercado de criptomoedas não significa proibição. Pelo contrário, leis aprovadas para o setor pode ser a garantia de direitos e deveres que investidores e empresas deverão cumprir.

O mercado de criptomoedas brasileiro carece de uma regulação voltada para o setor. Leis aprovadas diretamente para criptomoedas podem, não somente garantir o pleno funcionamento das empresas, como também o direito dos investidores.

Com leis voltadas para o setor, até mesmo crimes envolvendo investimentos na área podem receber uma tipificação específica na legislação brasileira. Essas e outras garantias são consideradas essenciais para o mercado de criptomoedas.

Comissão especial foi aprovada no final de maio

Algumas intenções de regulação para criptomoedas chegaram até a Câmara dos Deputados. O assunto voltou a ser pauta na casa no final de maio de 2019. No último dia (30), o presidente da câmara, Rodrigo Maia (DEM – RJ), determinou que uma comissão especial fosse criada para tratar do assunto criptomoedas.

Na ocasião, o deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP) foi escolhido como relator da comissão. No total, 34 parlamentares titulares integram a comissão para as criptomoedas. Outros 34 deputados federais deverão ser escolhidos como suplentes, em caso de vacância na comissão.

Além da Câmara dos Deputados, o senado federal deverá iniciar discussões sobre as criptomoedas. O setor pode ganhar uma regulação que deverá ser objeto de discussão da comissão especial formada no plenário da Câmara.

Entre as propostas e projetos que serão discutidos, está o projeto de Lei 2060/19, que apresenta a regulação para as criptomoedas e foi proposto por Aureo Ribeiro (Solidariedade – RJ). Por outro lado, como a comissão especial ainda está em formação, não há previsão para que os trabalhos sejam iniciados na Câmara dos Deputados em Brasília  – DF.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".
Ministério da Justiça - Palácio

Ministério da Justiça promove a blockchain no setor público

Na próxima segunda-feira (21), o Brasil acompanha um webinário importante sobre tecnologia. Promovido pelo Ministério da Justiça, a tecnologia blockchain aplicada ao setor público...
Moeda digital Bitcoin em destaque com fundo preto

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...
Carvão e tecnologia blockchain

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Últimas notícias

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Investidores se confundem e compram criptomoeda errada que valoriza 500.000% com confusão

Recentemente o projeto Uniswap (UNI) tem ganhado muito a atenção dos investidores, principalmente após ter sido listado na Coinbase, a maior corretora de bitcoin...