“Impossível”: relator de comissão fala sobre proibição de criptomoedas no Brasil

Deputado responsável por relatoria de comissão especial para criptomoedas é a favor de regulação para o setor.

-

Siga no

As criptomoedas ganharam um importante aliado no Câmara dos Deputados. O projeto de lei que prevê uma regulação para o mercado de criptomoedas ganhou uma comissão especial. O relator dessa comissão, o deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP), demonstrou ser favorável à regulação das criptomoedas.

A comissão especial em que Alexis Fonteyne (Novo-SP) é relator, foi criada para deliberar assuntos relacionados ao mercado de criptomoedas. Além disso, a comissão deverá discutir normas sobre programas relacionadas à milhas aéreas no Brasil.

Relator é favorável a regulação de criptomoedas

Em recente entrevista publicada na internet, Alexis Fonteyne (Novo-SP) falou sobre a proposta de regulação para as criptomoedas. Para o parlamentar, o setor necessita de uma legislação específica para evitar a criminalização das criptomoedas.

Alexis Fonteyne (Novo-SP) declarou que, além da relatoria da comissão especial, possui envolvimentos com os demais projetos que pautam as criptomoedas na Câmara. Segundo o parlamentar, os projetos visam sempre a regulação para o mercado de criptomoedas.

“A ideia é relatar esses projetos de lei basicamente para regulamentar as criptomoedas e evitar que elas fiquem criminalizadas”.

Em entrevista, o parlamentar alegou que seria “impossível” uma proibição para as criptomoedas no Brasil. Com a declaração do deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP), presume-se que a relatoria da comissão especial será favorável à regulação das criptomoedas.

Relator de comissão faz parte do Partido Novo (reprodução/facebook)

Regulação para criptomoedas não significa proibição

Ao contrário do que muitos entenderam, a regulação do mercado de criptomoedas não significa proibição. Pelo contrário, leis aprovadas para o setor pode ser a garantia de direitos e deveres que investidores e empresas deverão cumprir.

O mercado de criptomoedas brasileiro carece de uma regulação voltada para o setor. Leis aprovadas diretamente para criptomoedas podem, não somente garantir o pleno funcionamento das empresas, como também o direito dos investidores.

Com leis voltadas para o setor, até mesmo crimes envolvendo investimentos na área podem receber uma tipificação específica na legislação brasileira. Essas e outras garantias são consideradas essenciais para o mercado de criptomoedas.

Comissão especial foi aprovada no final de maio

Algumas intenções de regulação para criptomoedas chegaram até a Câmara dos Deputados. O assunto voltou a ser pauta na casa no final de maio de 2019. No último dia (30), o presidente da câmara, Rodrigo Maia (DEM – RJ), determinou que uma comissão especial fosse criada para tratar do assunto criptomoedas.

Na ocasião, o deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP) foi escolhido como relator da comissão. No total, 34 parlamentares titulares integram a comissão para as criptomoedas. Outros 34 deputados federais deverão ser escolhidos como suplentes, em caso de vacância na comissão.

Além da Câmara dos Deputados, o senado federal deverá iniciar discussões sobre as criptomoedas. O setor pode ganhar uma regulação que deverá ser objeto de discussão da comissão especial formada no plenário da Câmara.

Entre as propostas e projetos que serão discutidos, está o projeto de Lei 2060/19, que apresenta a regulação para as criptomoedas e foi proposto por Aureo Ribeiro (Solidariedade – RJ). Por outro lado, como a comissão especial ainda está em formação, não há previsão para que os trabalhos sejam iniciados na Câmara dos Deputados em Brasília  – DF.

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".
Presidente da Unick, Leidimar

Presidente da Unick desiste de Defensor Público

O presidente da Unick Forex, Leidimar Bernardo Lopes, havia conseguido na justiça um defensor público. Agora, o líder de um dos maiores golpes usando...

O que se sabe até agora sobre o ataque hacker no Twitter

Ontem, por volta das 16h, os perfis do Twitter de dezenas de empresários e políticos - como Barack Obama, Elon Musk e Bill Gates...
Elon Musk, CEO da Tesla e Bitcoin

Elon Musk, Bill Gates e Jeff Bezos não pediram Bitcoin

Alguns dos maiores bilionários do planeta tiveram sua imagem associada ao Bitcoin na última quarta (15). Em um movimento pelo Twitter, Elon Musk, Bill...