Suspeita de pirâmide, Indeal entra com pedido de falência na justiça

Empresa foi alvo de Operação Egypto em 2019 e é acusada de operar um esquema de pirâmide financeira que lesou milhares de pessoas.

Siga no
Indeal
Indeal

A Indeal pediu falência no estado de São Paulo, a empresa é suspeita de fraude contra o sistema financeiro. Ao prometer rendimentos fixos com Bitcoin, a Indeal teria captado milhares de pessoas.

Com sede na cidade de Novo Hamburgo (RS), a empresa oferecia até 15% de rendimentos fixos ao mês. Seriam milhares de pessoas na cidade sede da empresa e no Brasil que teriam acreditado no negócio.

No entanto, após inúmeras denúncias chegarem ao conhecimento das autoridades, as investigações começaram. A Indeal, vale o destaque, não tinha autorização para captar e oferecer investimentos no país.

Em maio de 2019, uma mega ação deflagrada pela Polícia e Ministério Público Federal, foi batizada de Operação Egypto. Além de cumprir mandados de busca e apreensão, vários líderes da empresa suspeita de operar um esquema de pirâmide financeira foram presos.

No Brasil, nenhum recurso foi encontrado com os líderes presos, apenas alguns carros de luxo e itens de pouco valor perante o total do dano causado pelo esquema. Dessa forma, até hoje, inúmeros clientes seguem sem receber se seus aportes feitos na empresa serão recuperados.

Recentemente, conforme noticiado pelo Livecoins, alguns milhões em Bitcoin foram encontrados pela justiça dos EUA, na corretora Poloniex. Com a colaboração da corretora, o valor foi sacado pelo FBI e aguarda para ser enviado ao Brasil. Mesmo assim, não está claro se os valores serão devolvidos aos antigos clientes ou se será arrecadado pela União.

Assim como a Unick Forex, também com sede na mesma cidade, a Indeal é acusada na justiça por crimes contra o sistema financeiro nacional. Ou seja, não há garantias de que as somas serão recuperadas por clientes.

Indeal pede falência na justiça do estado de São Paulo

Apesar da sede física da Indeal ser na cidade de Novo Hamburgo, o CNPJ da empresa é do estado de São Paulo. De acordo com o CNPJ Rocks, a Indeal Consultoria em Investimentos foi registrada na Avenida Paulista, 807, na capital do estado.

De acordo com a seção de Movimento falimentar do Valor Econômico, a Indeal entrou com pedido de falência. O nome do pedido do requerente foi João Carlos Câmara Júnior, aberto na 2.ª Vara de Falência e Recuperações Judiciais do TJSP.

A lei de falência (11.101/2005), disciplina as regras que empresas deverão seguir, assim como os processos de recuperação judicial. No caso da Indeal, como o CNPJ é vinculado ao estado de São Paulo, o pedido passará por avaliação do judiciário estadual.

O pedido ainda estaria em estágio inicial, mas acontece após inúmeros problemas da empresa. Na justiça do Brasil, pelo menos 600 processos correm contra a empresa e seus sócios hoje.

O pedido de falência da Indeal, no entanto, pode demorar para ser aprovado. Isso porque, o judiciário brasileiro entrou em recesso no último domingo e só volta a partir de 21 de janeiro. Até lá, poucas novidades sobre o caso deverão surgir, mas os clientes aguardam por informações da empresa que pode ter captado milhões com uma proposta possivelmente fraudulenta de investimentos com Bitcoin.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin Itau

Agora é possível investir em Bitcoin através do banco Itaú

Agora é possível investir em criptomoedas através do Itaú Personnalité, a novidade foi divulgada no Instagram do banco, e em um episódio de podcast...

“Bitcoin é uma grande bolha”, diz pesquisa do Bank of America

Apesar de muitos entusiastas de criptomoedas argumentarem que o Bitcoin já provou, além de qualquer dúvida razoável, que não é uma bolha, muitos gestores...

Binance anuncia listagem de ações da Coinbase

A Coinbase, a maior corretora de criptomoedas dos EUA, vai se tornar uma empresa de capital aberto nesta quarta-feira (14), sendo listada na Nasdaq,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias