Chamado Múltiplo de Mayer, este indicador começou a ganhar popularidade entre investidores pela sua facilidade. Segundo dados históricos, sempre que seu valor chegou a 0,5, o Bitcoin havia encontrado seu fundo, e então começava a subir novamente.
Além de ser usada no Bitcoin, tal métrica também pode ser utilizada no mercado de criptomoedas como um todo. O valor do Múltiplo de Mayer também alcançou 0,5, o que pode representar o fim do bear market para as altcoins.
Contudo, vale lembrar que estes indicadores são um retrato do passado e apesar de já terem funcionado antes, os resultados futuros podem mudar. Portanto, devem ser usados como uma ferramenta adicional e não como uma regra.
Multiplo de Mayer do Bitcoin chega a 0,5
Calculado pelo preço atual do Bitcoin sobre a média móvel de 200 dias, o Múltiplo de Mayer já apontou encerramentos de bear markets no passado. Estando novamente no valor 0,5, o indicador mostra que novamente podemos ter chegado ao limite.
Como exemplo, o indicador tocou os 0,5 em dezembro de 2018, quando o Bitcoin começava sua retomada de preços. Mais tarde, chegou a valores próximos em 2020 e novamente em 2021, sempre antes de uma reversão de tendência.
Portanto, embora este e outros indicadores não mostrem o que o futuro nos reserva, eles podem ajudar a entender o mercado e fazer investidores lucrarem com isso.
Indicador atinge mesmos níveis no mercado de criptomoedas
Quando mudamos de Bitcoin para todo o mercado de criptomoedas, os resultados são parecidos, como apontado pela CoinDesk. Com 884 bilhões de valor de mercado, equivalente a R$ 4,8 trilhões, podemos esperar que este seja o limite do bear market.
Conforme o Bitcoin detém 42,7% deste valor, é natural que este número cresça apenas com o BTC. De qualquer forma, as altcoins sempre acompanham os movimentos da maior moeda do mercado, então devem voltar a subir assim que o Bitcoin parar de sangrar.
Por fim, mesmo que indicadores mostrem um futuro promissor para o Bitcoin, vale lembrar que os EUA vivem o período de maior inflação das últimas décadas. Portanto, espera-se que as políticas monetárias americanas atrapalhem esta reversão de tendência.