Índice da Cboe está emitindo tokens Ethereum para transações

Grande passo na adoção institucional das criptomoedas!

Siga no
Criptomoeda Ethereum
Criptomoeda Ethereum

A Chicago Board Options Exchange, conhecida como Cboe, novamente se aproxima das criptomoedas. Uma novidade é que um Índice apoiado pela Cboe, chamado Ameribor, está emitindo tokens Ethereum para transações.

Tokens Ethereum irão desafiar hegemonia da LIBOR do Reino Unido, em grande movimento no mercado bancário tradicional

A Cboe é uma antiga conhecida do mercado de criptomoedas. Desde o fim de 2017, a Cboe havia anunciado um produto de futuros de Bitcoin. Contudo, a solução foi descontinuada em 2019, sendo a última data de liquidação em 19/06/2019.

Entretanto, a Cboe agora volta ao criptomercado em parceria com a American Financial Exchange (AFX). O produto que estão lançando chega para competir com o tradicional London Interbank Offered Rate (LIBOR). Ou seja, o mercado de empréstimos entre bancos passa a ter a presença das criptomoedas.

O LIBOR é uma referência para empréstimos interbancários, em relação às taxas destes. O produto lançado pela Cboe e AFX, nomeado Ameribor, chega para abalar essa liderança do LIBOR no mercado.

De acordo com a Forbes, o anúncio foi realizado pelas empresas no último dia 19. Cabe o destaque que a LIBOR já implantou a tecnologia blockchain nesse meio. Entretanto, houve demora na implementação, mesmo que inédita. A Forbes citou que alguns desconfiam que a tecnologia poderia ser concorrente da LIBOR, uma vez que elimina intermediários.

Qual será o uso dos tokens Ethereum pela Ameribor?

Os tokens Ethereum utilizados pela Ameribor serão criados pela AFX no momento das transações. Ao todo, dois tokens Ethereum padrão ERC-721 serão criados, contendo informações da transação e contraparte.

Tais tokens serão cunhados de forma automática pela AFX Blockchain quando alguma transação for iniciada. Quando uma transação é encerrada, o contrato inteligente de paridade é automaticamente liquidado.

Isso significa que os tokens Ethereum terão grande uso no empréstimo interbancário por instituições nos EUA, como Cboe e AFX. Além disso, pode ser uma ferramenta poderosa no setor, competindo com o tradicional LIBOR.

O CEO da AFX, Richar Sandor, parceira da Cboe nesta solução, se afirmou entusiasmado com a blockchain no Ameribor. Para Sandor, a AFX quer estar na vanguarda desta tecnologia.

Aprendemos muito sobre essa nova e empolgante tecnologia e acreditamos que o blockchain tem potencial para transformar o comércio eletrônico e os mercados financeiros

Para Chris Giancarlo, ex-presidente da CFTC, a Cboe e AFX lançaram uma ferramenta poderosa baseada em Ethereum. Em outro ponto, Giancarlo afirmou que essa nova tecnologia é compatível com o SOFR já em uso nos EUA. O especialista afirmou que o Ameribor pode ser melhor utilizado em bancos pequenos e médios, de forma complementar ao SOFR.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Hacker e Bitcoin

Hacker rouba R$ 64 milhões em bitcoin da DeFi pNetwork

Enquanto o setor DeFi luta para continuar crescendo e provando seu valor, ele continua enfrentando diferentes problemas em suas plataformas. Desta vez um ataque...
Punhos de grupo de manifestantes erguidos no ar

Clientes da empresa do “Faraó dos bitcoins” protestam contra autoridades

Os clientes da GAS Consultoria intensificaram os protestos contra as autoridades brasileiras nesta segunda-feira (20), desta vez em frente ao TRF2 no Rio de...
Fundador Mercado Livre

Fundador do Mercado Livre investe em corretora de criptomoedas

O fundador e CEO do Mercado Livre, Marcos Galperin, participou de uma rodada Série B de investimentos na fintech Ripio, que captou cerca de...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias