Inicio Ethereum Tipos de Tokens Ethereum que existem

Tipos de Tokens Ethereum que existem

-

Compartilhe
Tokens Ethereum que existem

Quando se pensa em ICO nos dias de hoje já automaticamente pensamos na rede Eth e no quanto a mesma é utilizada para tal propósito, mas você conhece os tokens Ethereum que existem?

Mesmo que você não seja um programador, o artigo abaixo contém um conteúdo pensado em trazer novidades para que entenda mais sobre essa rede e suas peculiaridades.

Tipos de Tokens Ethereum que existem?

Já citamos que uma das formas de se fazer ICO na rede Ethereum é criar um Smart Contract, e divulgar o projeto para angariar fundos.

Já fornecemos um exemplo da criação de um ICO com poucos passos, utilizando a linguagem Solidity que é semelhante a Java Script.

Os tokens Ethereum que existem são classificados como ERC, que significa Ethereum Request for Comments, baseado na participação antiga dos RFC utilizados desde a Arpanet.

Cada ERC é responsabilidade de membros de desenvolvimento, e contém métodos, comportamentos, pesquisas e inovações aplicáveis ao funcionamento do ecossistema.

Mesmo assim, a rede Ethereum é uma rede open source, e com isso todos podem participar e desenvolver protocolos com a mesma.

As propostas de melhoria são chamadas de EIP, e são organizadas em um repositório próprio no GitHub.

Se uma proposta de criação de token passa pela comunidade e é aprovada, é criado um novo padrão de tokens na rede.

Com cada tipo de padrão sendo estabelecido, é definido as funções que o Smart Contract deve implementar. O mais comum e considerado como padrão no mercado é o ERC-20.

Tokens ERC-20

Como já dissemos é considerado por muitos o padrão de tokens da rede, e quase todos os ICOs lançados são feitos com esse modelo. É de fácil implementação e também bastante acessível para que Exchanges listem esses tokens em suas plataformas.

O mesmo é mais fácil de ser trabalhado, e pode ser mais explorado por quem tiver interesse na área própria do GitHub Oficial ERC-20.

Para ver um exemplo de implementação, veja o ICO que foi criado como exemplo aqui no Livecoins.

Principais Tokens ERC-20 no mercado em Marketcap
  • Binance Coin, se cadastre por este link na Binance
  • VeChain
  • OmiseGo
  • EOS e Tron ainda podem fazer parte dessa lista apesar de estarem criando as suas próprias mainnets, deixo por último para que saibam pelo menos que estas foram tokens ERC-20 por um tempo.

Tokens ERC-223

Há também os tokens ERC-223 que podem ser utilizados para a criação de dApps na rede Ethereum, e o desenvolvedor Dexaran que o criou, afirma que há vantagens na utilização do mesmo como Gas mais baratos.

Para criar esse padrão, Dexaran apontou uma série de Bugs que enxergava no padrão ERC-20, e lançou o seu padrão e explicação para a comunidade.

No Github Oficial ERC-223 podem ser visualizados mais detalhes da implementação do mesmo em projetos.

O Ethereum Classic utiliza mais esse padrão de token do que a rede Ethereum.

Alguns estudiosos ainda apontam que as vantagens desse padrão sobre o ERC-20 não são tantas assim, e para implementações em exchanges o mesmo oferece mais desafios para os desenvolvedores.

Tokens ERC-777

Os tokens ERC-777 são uma implementação melhorada do padrão ERC-820, que promete resolver alguns bugs encontrados no ERC-20 também.

Está disponível no Github a sua implementação também, e o seu foco se concentra em mecanismos de manipulação de transações.

Há preocupações de segurança com este padrão de token, da mesma forma que com o ERC-223.

Compatibilidade dos Tokens Ethereum que existem

Os tokens ERC-20 são compatíveis com os tokens ERC-223 e também com os ERC-777.

O desenvolvedor Dexaran disse em uma entrevista, realizada em Fevereiro de 2018, que há compatibilidade reversa, ou seja, os padrões criados após o ERC-20 são compatíveis com o mesmo.

Porém, wallets desenvolvidas para guardar tokens Ethereum, como a MetaMask, MyEtherWallet ou Mist, de acordo com o desenvolvedor não dão suporte aos padrões de tokens além do ERC-20, que também é o padrão incentivado pela Ethereum Foundation.

Colocando dessa forma então, é presumível que não há padrão entre os tokens.

Outros tokens Ethereum que existem

Há ainda os seguintes tokens dentre vários outros que existem e não iremos citar, dos quais existem mas são pouco utilizados e comentados:

  • Tokens ERC-22, disponível no GitHub
  • Tokens ERC-644, disponível no Github
  • Tokens ERC-827, disponível no Github – extensão ERC-20
  • Tokens ERC-721, disponível em debate do Github a sua implementação
  • Tokens ERC-677, disponível no Github
  • Tokens ERC-121, disponível no GitHub

Como puderam perceber a quantidade de tokens Ethereum e Smart Contract são imensas e de várias formas, e isso dá valor também a rede, mas o estudo de cada padrão é algo a parte que com o tempo iremos trazendo.

Como tudo na Blockchain depende de consenso, a criação de novos padrões e ainda a utilização dos mesmos, depende da comunidade envolvida na implementação e utilização no cotidiano, e nesse quesito o padrão ERC-20 é o que está em vantagem atualmente.

Considere este um estudo inicial para que com isso tenha um ponto de partida para resolver os seus problemas com essa rede criptográfica.

Caso esteja precisando criar uma aplicação descentralizada as opções são amplas, e o mercado possui um padrão de adoção para se fazer negócios com a Blockchain no Brasil, sendo a Hyperledger a Blockchain com mais adoção atualmente de acordo com uma pesquisa.

Uma curiosidade final há quem chegou até aqui é que são estimados em 646 tokens Ethereum criados até aqui, com um Marketcap dos mesmos de U$ 32.2 bilhões, de acordo com o site Ethplorer.

Para saber o preço do Ethereum hoje confira a nossa calculadora Livecoins!

Curta nossa página no Facebook e também no Twitter para começar e terminar o dia bem informado. Cadastra-se também na Newsletter para receber em seu e-mail.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertolucci
Entusiasta de criptomoedas, formado em Análise de Dados e BI. Busquei conhecimento em Análise Técnica e Mercado Financeiro, quando me deparei com o Bitcoin e daí em diante venho escrevendo sobre a criptoeconomia e Blockchain.

MAIS LIDOS

Custo de ataque 51% cai para Bitcoin SV

Um dos pesadelos das redes descentralizadas e públicas é o ataque 51%. Nas criptomoedas alternativas ao Bitcoin (BTC) o problema é maior ainda. A...

Polícia sul-coreana prende golpistas que operavam esquema de pirâmide baseada em criptomoedas

A policia sul-coreana prendeu responsáveis ​​por um esquema Ponzi baseado em criptomoedas que movimentou cerca de US $ 19 milhões. As autoridades do país usaram...

Com Cointimes, Foxbit faz primeiro spin-off do ecossistema brasileiro de criptomoedas

A Foxbit, uma das principais exchanges de criptomoedas do Brasil, será a primeira empresa brasileira do ecossistema de criptoativos a realizar uma operação de...
 
Compartilhe
close-link