Tipos de Tokens Ethereum que existem

Siga no

Quando se pensa em ICO nos dias de hoje já automaticamente pensamos na rede Eth e no quanto a mesma é utilizada para tal propósito, mas você conhece os tokens Ethereum que existem?

Mesmo que você não seja um programador, o artigo abaixo contém um conteúdo pensado em trazer novidades para que entenda mais sobre essa rede e suas peculiaridades.

Tipos de Tokens Ethereum que existem?

Já citamos que uma das formas de se fazer ICO na rede Ethereum é criar um Smart Contract, e divulgar o projeto para angariar fundos.

Já fornecemos um exemplo da criação de um ICO com poucos passos, utilizando a linguagem Solidity que é semelhante a Java Script.

Os tokens Ethereum que existem são classificados como ERC, que significa Ethereum Request for Comments, baseado na participação antiga dos RFC utilizados desde a Arpanet.

Cada ERC é responsabilidade de membros de desenvolvimento, e contém métodos, comportamentos, pesquisas e inovações aplicáveis ao funcionamento do ecossistema.

Mesmo assim, a rede Ethereum é uma rede open source, e com isso todos podem participar e desenvolver protocolos com a mesma.

As propostas de melhoria são chamadas de EIP, e são organizadas em um repositório próprio no GitHub.

Se uma proposta de criação de token passa pela comunidade e é aprovada, é criado um novo padrão de tokens na rede.

Com cada tipo de padrão sendo estabelecido, é definido as funções que o Smart Contract deve implementar. O mais comum e considerado como padrão no mercado é o ERC-20.

Tokens ERC-20

Como já dissemos é considerado por muitos o padrão de tokens da rede, e quase todos os ICOs lançados são feitos com esse modelo. É de fácil implementação e também bastante acessível para que Exchanges listem esses tokens em suas plataformas.

O mesmo é mais fácil de ser trabalhado, e pode ser mais explorado por quem tiver interesse na área própria do GitHub Oficial ERC-20.

Para ver um exemplo de implementação, veja o ICO que foi criado como exemplo aqui no Livecoins.

Principais Tokens ERC-20 no mercado em Marketcap
  • Binance Coin, se cadastre por este link na Binance
  • VeChain
  • OmiseGo
  • EOS e Tron ainda podem fazer parte dessa lista apesar de estarem criando as suas próprias mainnets, deixo por último para que saibam pelo menos que estas foram tokens ERC-20 por um tempo.

[quads id=3]

Tokens ERC-223

Há também os tokens ERC-223 que podem ser utilizados para a criação de dApps na rede Ethereum, e o desenvolvedor Dexaran que o criou, afirma que há vantagens na utilização do mesmo como Gas mais baratos.

Para criar esse padrão, Dexaran apontou uma série de Bugs que enxergava no padrão ERC-20, e lançou o seu padrão e explicação para a comunidade.

No Github Oficial ERC-223 podem ser visualizados mais detalhes da implementação do mesmo em projetos.

O Ethereum Classic utiliza mais esse padrão de token do que a rede Ethereum.

Alguns estudiosos ainda apontam que as vantagens desse padrão sobre o ERC-20 não são tantas assim, e para implementações em exchanges o mesmo oferece mais desafios para os desenvolvedores.

Tokens ERC-777

Os tokens ERC-777 são uma implementação melhorada do padrão ERC-820, que promete resolver alguns bugs encontrados no ERC-20 também.

Está disponível no Github a sua implementação também, e o seu foco se concentra em mecanismos de manipulação de transações.

Há preocupações de segurança com este padrão de token, da mesma forma que com o ERC-223.

Compatibilidade dos Tokens Ethereum que existem

Os tokens ERC-20 são compatíveis com os tokens ERC-223 e também com os ERC-777.

O desenvolvedor Dexaran disse em uma entrevista, realizada em Fevereiro de 2018, que há compatibilidade reversa, ou seja, os padrões criados após o ERC-20 são compatíveis com o mesmo.

Porém, wallets desenvolvidas para guardar tokens Ethereum, como a MetaMask, MyEtherWallet ou Mist, de acordo com o desenvolvedor não dão suporte aos padrões de tokens além do ERC-20, que também é o padrão incentivado pela Ethereum Foundation.

Colocando dessa forma então, é presumível que não há padrão entre os tokens.

Outros tokens Ethereum que existem

Há ainda os seguintes tokens dentre vários outros que existem e não iremos citar, dos quais existem mas são pouco utilizados e comentados:

  • Tokens ERC-22, disponível no GitHub
  • Tokens ERC-644, disponível no Github
  • Tokens ERC-827, disponível no Github – extensão ERC-20
  • Tokens ERC-721, disponível em debate do Github a sua implementação
  • Tokens ERC-677, disponível no Github
  • Tokens ERC-121, disponível no GitHub

Como puderam perceber a quantidade de tokens Ethereum e Smart Contract são imensas e de várias formas, e isso dá valor também a rede, mas o estudo de cada padrão é algo a parte que com o tempo iremos trazendo.

Como tudo na Blockchain depende de consenso, a criação de novos padrões e ainda a utilização dos mesmos, depende da comunidade envolvida na implementação e utilização no cotidiano, e nesse quesito o padrão ERC-20 é o que está em vantagem atualmente.

Considere este um estudo inicial para que com isso tenha um ponto de partida para resolver os seus problemas com essa rede criptográfica.

[quads id=3]

Caso esteja precisando criar uma aplicação descentralizada as opções são amplas, e o mercado possui um padrão de adoção para se fazer negócios com a Blockchain no Brasil, sendo a Hyperledger a Blockchain com mais adoção atualmente de acordo com uma pesquisa.

Uma curiosidade final há quem chegou até aqui é que são estimados em 646 tokens Ethereum criados até aqui, com um Marketcap dos mesmos de U$ 32.2 bilhões, de acordo com o site Ethplorer.

Para saber o preço do Ethereum hoje confira a nossa calculadora Livecoins!

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Coluna do TradingView: Bitcoin e a briga de compradores e vendedores

Bitcoin chegou no topo e já ensaiou um rompimento, mas falhou. O preço está brigado no topo e se romper pode ser um estouro....

Visa vai conectar sua rede de pagamentos a criptomoeda

A Visa, uma das maiores processadoras de pagamentos do mundo anunciou nesta quarta-feira (2) que vai integrar o seu sistema de pagamento com o...
Visa BlockFI

Visa lança cartão de crédito com cashback em bitcoin

Agora você pode receber 1.5% de cashback em bitcoin por compras efetuadas por meio de um novo cartão de crédito lançado pela Visa em...

Últimas notícias

Visa vai conectar sua rede de pagamentos a criptomoeda

A Visa, uma das maiores processadoras de pagamentos do mundo anunciou nesta quarta-feira (2) que vai integrar o seu sistema de pagamento com o...

Visa lança cartão de crédito com cashback em bitcoin

Agora você pode receber 1.5% de cashback em bitcoin por compras efetuadas por meio de um novo cartão de crédito lançado pela Visa em...

CEO da BlackRock acredita que bitcoin impacta status de reserva do dólar

O CEO da BlackRock, Laurence Douglas Fink, acredita que o bitcoin impacta o dólar americano como reserva. De acordo com ele, as criptomoedas chegaram...