Inflação americana aparece em 2,7%, mas Bitcoin não reage por dados não serem confiáveis

BLS nota que eles utilizaram “fontes de dados não provenientes de pesquisas” e, por conta disso, muitos estão tratando os dados como não confiáveis

O governo americano publicou nesta quinta-feira (18) dados sobre a inflação de novembro. Embora os números pudessem animar os mercados, eles estão incompletos devido ao shutdown do governo e, por conta disso, o Bitcoin não reagiu.

Segundo o BLS, a inflação fechou o mês de novembro em 2,7%, bem abaixo da previsão de 3,1% feita por economistas.

Já o Bitcoin opera estável na região dos US$ 88.000. Em um cenário normal, essa porcentagem faria a criptomoeda disparar.

🛡️Aprenda a proteger seus bitcoins sem depender de terceiros. 👉 Treinamento de auto custódia. 🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Governo americano publica dados incompletos sobre inflação

O shutdown do governo americano começou no dia 1º de outubro e terminou no dia 12 de novembro. Por conta disso, diversos serviços públicos foram afetados, incluindo a medição dos preços de bens e serviços nos EUA.

“O BLS não coletou dados de pesquisa para outubro de 2025 devido a uma interrupção nas dotações orçamentárias”, escreveu o órgão responsável pela medição.

“O índice de todos os itens aumentou 2,7% nos 12 meses encerrados em novembro, após ter subido 3,0% nos 12 meses encerrados em setembro.”

Índice de inflação americana só acompanhou preço de combustíveis, veículos novos e veículos usados, sendo difícil confiar nos dados apresentados. Fonte: BLS.
Índice de inflação americana só acompanhou preço de combustíveis, veículos novos e veículos usados, sendo difícil confiar nos dados apresentados. Fonte: BLS.

Continuando o texto, o BLS nota que eles utilizaram “fontes de dados não provenientes de pesquisas” em vez de dados de pesquisas, como sempre fazem. Por conta disso, muitos estão tratando os dados como não confiáveis.

“A coleta de dados do CPI foi retomada em 14 de novembro de 2025”, disse o governo. Dado isso, o próximo relatório referente a dezembro deve vir normalizado.

Bitcoin não reage aos dados de inflação dos EUA

Conforme dados de inflação e desemprego são os mais importantes para o Fed tomar decisões sobre a taxa de juros, a falta de relatórios completos deve ter impacto na próxima reunião de janeiro.

Segundo a ferramenta FedWatch do CME, a expectativa é de 73,4% para que o Banco Central americano mantenha os juros nos níveis atuais e somente 26,6% de chances de um novo corte de 0,25%.

Devido à possível imprecisão dos dados e às previsões conservadoras sobre os juros, o Bitcoin e outras criptomoedas não reagiram ao relatório de índice de preços ao consumidor.

Bitcoin e outras criptomoedas ignoram relatório do BLS. Caso fosse um relatório normal, inflação de 2,7% poderia catapultar o preço desses ativos. Fonte: Coin360.
Bitcoin e outras criptomoedas ignoram relatório do BLS. Caso fosse um relatório normal, inflação de 2,7% poderia catapultar o preço desses ativos. Fonte: Coin360.

Em seu preço atual, o Bitcoin opera em queda de 5,9% em relação ao início de 2025. Um ano atípico para a criptomoeda que sempre teve resultados maravilhosos ou desastrosos na última década.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

👉Entre no nosso grupo do WhatsApp ou Telegram| Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.
Comprar agora

Últimas notícias