Mais um influencer de jogos com criptomoedas, conhecido “Sharkão”, foi acusado de manipular o mercado no Brasil, após indicar a compra de projetos duvidosos.
Nos últimos dias, um influencer do mercado de criptomoedas chamado Diego Aguiar foi acusado de manipular alguns jogos NFTs. Um dos que teria “um dedo” dele foi o CryptoMines (Eternal), que derreteu no mercado após aviso do influencer.
Seguir conselhos de investimentos pela internet é uma prática arriscada e que pode levar investidores a perder seus fundos. Para evitar esse problema a França está criando até uma força-tarefa com foco em influencers de criptomoedas.
Influencer de criptomoedas Sharkão é acusado de manipular preço de jogos
O influencer de criptomoedas Jonatan Martins (Sharkão), tem sido apontado em um vídeo pelo YouTube como o “Rei das Pirâmides” no Brasil. De acordo com o perfil no Twitter Chaos, que também é de um youtuber, Sharkão tem feito dinheiro nos últimos anos com pirâmides financeiras.
Segundo a denúncia que pesa contra Sharkão, ele fez dinheiro com a promoção de golpes envolvendo a imagem do Bitcoin, como a Unick Forex, da qual foi um promotor público. Vídeos desse envolvimento dele com o esquema alvo da Operação Lamanai da Polícia Federal ainda circulam pela internet e podem ajudar a comprovar a relação, segundo Chaos.
Com a falência das pirâmides que era envolvido, Sharkão se voltou ao mercado de opções binárias, apurou a denúncia. Esses mercados obscuros podem ter feito o youtuber ganhar muito dinheiro no passado.
Outro ponto que a denúncia reuniu provas para denunciar Sharkão foi sobre os jogos que ele indica a compra em seu canal pelo YouTube, que reúne 175 mil seguidores. Segundo a denúncia, após Sharkão afirmar que um projeto é promissor, há um movimento de valorização no mercado, seguido de uma forte queda.
Um dos jogos que pode ter sofrido o “efeito Sharkão” foi o Zodiacs, que segundo o Chaos recebeu a avaliação do possível influencer no dia 6 de dezembro de 2021. Na data, o preço da moeda caia no mercado, quando Sharkão publicou um vídeo recomendando a compra, levando a cotação a subir.
Outro que Sharkão recomendou foi o Doge Dash, mais um jogo com criptomoedas que foi analisado pelo youtuber e influencer com passado nebuloso. No dia 14 de dezembro, ele pegou o DOGEDASH em queda e supostamente manipulou o mercado, que ficou em alta por algumas horas até cair novamente.
Finalmente soltei um dossiê explanando os podres desse sujeito que já lesou milhares de pessoas:https://t.co/5P0UlwzTzv pic.twitter.com/HWRibuK7BC
— Chaos (@chaosprojectbr) December 21, 2021
“Ele não ficou rico com criptomoedas”
O youtuber Chaos narrou em sua denúncia que Sharkão não ficou rico com criptomoedas, mas sim com esquemas de pirâmides que atuaram no Brasil no passado. O denunciante ainda pede que os seguidores do Sharkão tomem cuidado com as indicações de compra, que podem ser manipulações de mercado.
Além de supostamente manipular o mercado de jogos, Sharkão também vende um curso chamado “O Fim do Bitcoin” para seus seguidores, prática que também foi citada na denúncia.
A dica final para operar no mercado dada por Chaos é que as pessoas busquem o conhecimento por sua conta, tomando cuidado com indicações de influencers de criptomoedas, que podem não ter a melhor das intenções com seus seguidores.
A reportagem do Livecoins buscou entrar em contato com Sharkão para comentar essa denúncia e as acusações de que ele manipula o mercado de jogos com criptomoedas, mas não foi possível encontrar ele. O espaço permanece em aberto para manifestações.