A Suíça, país reconhecido pela sua tradicional relação com bancos por todo o mundo, pode tornar o bitcoin uma moeda de sua reserva legal. Tudo indica que a decisão poderá partir da própria população.
Um dos apoiadores públicos do projeto é o legislador Samuel Kullmann, que divulgou o início da votação para que o bitcoin entre para as reservas do país. Ao ver sua publicação, Adam Back, um dos maiores criptógrafos do mundo que foi citado por Satoshi Nakamoto na criação do bitcoin, elogiou a ação no país europeu.
“LFG CHF (franco suíço) 🇨🇭 @zlok @samuelkullmann. Última grande moeda a abandonar o padrão-ouro, surpreendentemente recente (maio de 2000); seria poético tentar ser a primeira a adotar um padrão #bitcoin.”
LFG CHF (swiss franc)🇨🇭 @zlok @samuelkullmann. last major currency to leave the gold standard, shockingly recently (may 2000); poetic to be take a run at being first to add a #bitcoin standard. https://t.co/b2Ac1JGenP
— Adam Back (@adam3us) December 31, 2024
Mudar a constituição da Suíça para colocar bitcoin como reserva do país
O perfil do X “Bitcoin Initiative” tem acompanhado os suíços interessados no tema. Assim, muitos já começaram a divulgar que votaram favoravelmente na proposta.
Para chamar a constituinte, contudo, a tarefa segue em destaque, visto que 100 mil assinaturas precisam ser coletadas e validadas, de acordo com o perfil.
“Os cidadãos da Suíça votarão para que a constituição suíça seja alterada, exigindo que o @SNB_BNS mantenha Bitcoin junto com ouro como suas reservas. Para que essa votação aconteça, um comitê enviou uma iniciativa popular e agora deve coletar 100 mil assinaturas. Começa hoje.”
O início da coleta começou no último dia de 2024, na terça-feira (31/12), quando a proposta repercutiu mundialmente.
Desde então, quem já votou compartilhou seus formulários de votação para a comunidade, mostrando que a prática tem ganhado adeptos e entusiastas.
Iniciativa Bitcoin da Suíça tem até 2026 para coletar assinaturas
Em consulta do Livecoins ao site oficial da Iniciativa Bitcoin na Suíça, fica claro que 10 autores apresentaram a proposta.
O documento “Por uma Suíça financeiramente forte, soberana e responsável (iniciativa Bitcoin)” apresentou todos os requisitos técnicos e formais da legislação do país para que a população aprove a proposta.
Assim, o prazo para coleta de assinaturas em aberto vai até 30 de junho de 2026. Caso aprovada, a nova norma coloca o país como um dos pioneiros a legalizar a reserva de bitcoin. Para isso, alterar o artigo 99 da Constituição Federal, na seção de Políticas Monetárias.
“O Banco Nacional acumula reservas monetárias suficientes a partir das suas receitas, uma parte das quais deve consistir em ouro e Bitcoin.”