Investidores institucionais trocaram criptomoedas por inteligência artificial, diz JPMorgan

Novo relatório ouviu investidores institucionais em 60 países.

De acordo com um relatório divulgado pelo JPMorgan, os investidores trocaram o interesse por aportes no mercado de criptomoedas pelo setor de inteligência artificial em 2023, invertendo a lógica percebida em 2022.

Os resultados surgiram na apresentação do relatório e-Trading Edit, agora em sua sétima edição. Para liberar os dados, o JPMorgan escuta investidores institucionais em vários países.

Na edição 2023, participaram 835 traders institucionais de 60 países, que falaram sobre investimentos em criptomoedas e outros setores.

Relatório do JPMorgan apontam que investidores institucionais preferem inteligência artificial a criptomoedas em 2023

No e-Trading Edit de 2023, o JPMorgan revelou nos últimos dias que os investidores institucionais temem os riscos de uma recessão global (30%), muito mais que os perigos da inflação (26%). Em 2022, a inflação (48%) era o maior temor entre investidores, que aparentemente diminuíram o receio com as recentes intervenções de bancos centrais.

Contudo, essa não foi a única perspectiva a mudar entre investidores institucionais, na comparação com 2022. Isso porque, aqueles interessados em tecnologias, apontam que a inteligência artificial é a preferência para 2023, com 53%.

No caso, tecnologias blockchain e de criptomoedas ocupam apenas a terceira posição no interesse de investimentos, com 12%. Em 2022, a tendência era oposta, com o relatório daquele ano indicando que 25% dos investidores institucionais preferiam tanto as criptomoedas quanto tecnologias de inteligência artificial.

Ou seja, enquanto soluções de IA mais que dobram no interesse dos institucionais, investidores de criptomoedas caem pela metade.

Investidores institucionais preferem investir em Inteligência Artificial em 2023 a criptomoedas e outros produtos de tecnologia
Investidores institucionais preferem investir em Inteligência Artificial em 2023 a criptomoedas e outros produtos de tecnologia. Crédito: JPMorgan.

Apenas 8% dos institucionais se envolvem com as criptomoedas, maioria quer evitar o setor

Os dados do JPMorgan ainda indicam que os investidores institucionais atualmente negociando criptomoedas são poucos, com apenas 8% dos respondentes envolvidos com o mercado. A maioria dos investidores (72%), não possuem planos de se envolver com as criptomoedas nos próximos anos.

Chama atenção que 14% planejam se envolver com criptomoedas nos próximos 5 anos, enquanto outros 6% querem já começar no próximo ano.

Ou seja, embora muitos não queiram envolvimento com criptomoedas, outros já observam oportunidades no setor. A pesquisa ouviu os entrevistados entre os dias 3 e 23 de janeiro de 2023.

Apenas 8% de investidores institucionais negociam criptomoedas, 72% não possuem planos no mercado
Apenas 8% de investidores institucionais negociam criptomoedas, 72% não possuem planos no mercado. Crédito: JPMorgan.

Criptomoedas devem registrar maior crescimento em negociações online

Ainda considerado um mercado pequeno e com poucos interessados em 2023, o relatório do JPMorgan compartilha dados interessantes sobre o futuro do mercado.

Isso porque, em relação a outros produtos negociados pela internet, até 2024 o mercado de criptomoedas deve crescer 11% nos trades online.

Ou seja, institucionais indicam um cenário de maior volume em criptomoedas em plataformas digitais.

Trading online das criptomoedas deve registrar o maior crescimento nos próximos anos, apontam investidores institucionais pesquisados pelo JPMorgan
Trading online das criptomoedas deve registrar o maior crescimento nos próximos anos, apontam investidores institucionais pesquisados pelo JPMorgan. Reprodução.

💰 $100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias