Instituto Lula lança curso sobre Bitcoin e NFTs

Capacitação gratuita oferecida pelo instituto de ex-presidente do Brasil.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula em evento
Ex-presidente Luiz Inácio Lula em evento. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Instituto Lula, criado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, promove nos próximos dias um curso sobre Bitcoin e NFTs, em um estudo sobre economia digital.

Neste instituto, Lula é também o Presidente de Honra, com a fundação sem fins-lucrativos tendo como missão promover cursos. Para se manter, essa instituição recebe doações de pessoas e empresas, afirmando que não tem relação com partidos políticos, estados ou organizações religiosas.

De qualquer forma, sua figura está certamente ligada ao ex-presidente, que era de um movimento de esquerda no Brasil.

Então a presença do Bitcoin no debate ainda é uma novidade vista com ceticismo, visto que muitas pessoas colocam a moeda digital como um símbolo do libertarianismo extremo, como dito por Letícia Cesarino (UFSC) na live de lançamento do curso, na última quinta-feira (17).

“No Brasil não sei porque a gente deu azar de ter essa versão especialmente radical desse tipo de antipolítica, que é onde encontra esse ultra liberalismo mais antipolítico, um libertarianismo muito exagerado, que no fim das contas é antidemocracia.”

Essa visão foi compartilhada pelo candidato do PT na eleição de 2018, Fernando Haddad, que criticou El Salvador pela sua adoção de Bitcoin em 2021.

O que o Instituto Lula falará sobre o Bitcoin e NFTs?

Na última quinta, o Instituto Lula lançou o seu novo curso chamado “Economia & Sociedade Digital: uma introdução”, que falará sobre o Bitcoin e o mercado de criptomoedas. A tecnologia dos NFTs também será abordada no debate, mostrando que há um interesse em debater sobre o assunto.

Com a esquerda no Brasil ainda cética sobre o Bitcoin, como declarou o jornalista Gleen Greenwald recentemente, o Instituto Lula então chama atenção ao produzir um curso gratuito sobre o assunto. Sua apresentação será feito pelo Professor Doutor Edemilson Paraná, que atualmente é professor na Universidade Federal do Ceará.

O curso será apresentado no formato de vídeos e live, além de textos para leituras sobre o assunto de economia digital. Entre outros assuntos, serão abordados temas como neoliberalismo e financeirização, inteligência artificial e plataformas digitais em geral.

Em 2020, o professor do curso também lançou o livro “Bitcoin: a utopia tecnocrática do dinheiro apolítico”, onde ele buscou responder se as criptomoedas são de fato revoluções do dinheiro ou apenas mais uma ferramenta de especulação financeira.

Lula não se pronunciou sobre criptomoedas publicamente

De qualquer forma, o curso chama atenção por ser veiculado em ano de eleições presidenciais no Brasil, onde o ex-presidente Lula tem indicado que poderá concorrer. Não está clara ainda qual a posição dele sobre o Bitcoin e o que mudaria neste setor caso ele seja eleito.

É importante lembrar que países de esquerda da América Latina que contam com apoio do PT, partido de Lula, como Cuba e Venezuela, já legalizaram transações com Bitcoin para sua população. Apesar disso, a Bolívia, outro com governo pró-Lula, retringe cada vez mais o acesso a essa tecnologia.

Já ao lado do Brasil, o presidente da Argentina Alberto Fernández considerou ser importante estudar criptomoedas como meio de combate à inflação.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias