Investidores de curto prazo são responsáveis por queda do Bitcoin, diz Glassnode

O relatório da Glassnode aponta que os últimos 12 meses foram marcados por quatro fases diferentes.

O Bitcoin está em um ano de baixa, atingindo um preço de quatro anos atrás. Hoje esse é um valor preocupante, com a maior criptomoeda do mundo falhando constantemente em conseguir passar da casa dos US$ 20 mil. Em uma recente pesquisa feita pela Glassnodes, a empresa de análise indicou que talvez a culpa disso seja dos investidores de curto prazo.

Segundo a Glassnodes, uma das mais conhecidas companhias de pesquisa de dados de Blockchain, o mercado do Bitcoin continua bastante volátil e altamente impactado pela queda do mercado financeiro tradicional, além das preocupações com a inflação de modo geral.

No entanto, a companhia também destaca que a movimentação lateral demonstra que o criptomercado tem se mostrado consistente e que está seguindo tendências definidas no longo prazo.

Tendência de acúmulo de Bitcoin nos últimos meses

O relatório da Glassnode aponta que os últimos 12 meses foram marcados por quatro fases diferentes.

De início houve um período de acumulação de Bitcoin após a alta histórica de novembro de 2021. Isso foi seguido por um período de distribuição de moedas que começou após a queda constante de preço que deixou os compradores em prejuízo, vendendo as moedas recém compradas para evitar maiores prejuízos.

Com isso, os que compraram Bitcoin durante seu recorde de preço e logo venderam ao notar que o preço não subiria mais, podem ter sidos os principais culpados da queda constante do mercado que dura até agora.

Mas não foram apenas os investires de curto prazo os responsáveis. Aqueles que realizaram lucros também foram responsáveis pela pressão de venda ainda predominante na rede.

Durante a forte queda no mercado ocasionada pelo colapso da LUNA, os investidores acumularam Bitcoin, criando uma nova fase para o mercado, com os investidores buscando liquidez por meio da distribuição de moedas e da realização de lucros.

Quatro diferentes períodos de acúmulo e distribuição de moedas nos últimos 12 meses. Fonte: Glassnode

Investidores ainda estão acumulando

Apesar dessa visão negativa no curto prazo, uma análise mais profunda mostra que a tendência macro do mercado de Bitcoin é positiva. Ao analisar o comportamento dos investidores de Bitcoin no longo prazo, a Glassnode considerou a métrica de “liveliness“.

Quando esse indicador diminui, significa que uma alta proporção de oferta de moedas está inativa e os HODLers continuam a manter seus ativos.

Quando está posicionado em uma tendência de alta, isso significa que os HODLers de longo prazo começaram a gastar suas moedas antigas. De forma simples, esse indicador demonstra quantas moedas “vivas” estão em circulação, sendo vendidas.

“Esse indicador está atualmente em uma forte tendência de baixa e quebrou de forma convincente abaixo dos picos triplos do mercado de baixa pós-2018. Este evento sugere que as moedas estão sendo acumuladas pelo suprimento muito mais rápido do que estão sendo vendidas e coincide com um regime dominante HODLing.”, afirma a glassnode.

O relatório finaliza destacando que mudança na posição líquida de investidores revelou que, desde novembro de 2020, o comportamento macro de holders de Bitcoin está atualmente em uma alta, com cerca de 70.000 BTC por mês.

Ganhe R$ 20 em Bitcoin agora ao se cadastrar na Coinbase. Clique aqui

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias