E se alguém te contasse que o seu dinheiro, seja na poupança ou em vários outros ativos de investimentos estivesse perdendo valor com o tempo? O custo de oportunidade em relação ao bitcoin, de acordo com uma ferramenta, comprova que a moeda digital é a melhor reserva de valor dos últimos anos.
Atualizando seu site a cada 30 minutos, o PricedInBitcoin21 mostra que o dólar, por exemplo, perdeu 87% de valor frente ao bitcoin nos últimos 5 anos. Atualmente 1 dólar vale 1.095 satoshis, o menor valor da história entre ambas as moedas.
Ao explicar a função da página, seus criadores mostram confiança na moeda digital.
“Acreditamos que o bitcoin é o melhor dinheiro. O bitcoin é durável, portátil, fungível, verificável, divisível, escasso e resistente à censura. Ao contrário da moeda fiduciária, o bitcoin tem um limite rígido de 21 milhões de moedas, fornecendo uma medição consistente e verdadeira“, diz a apresentação.
O bitcoin é uma moeda digital nova, surgida apenas em 2009, que tem desafiado a lógica do sistema financeiro mundial. Ao se apresentar como uma moeda sem um emissor central, revolucionou o conceito de descentralizado no mundo, mostrando resistência a censura e controles autoritários.
Assim, o site PricedInBitcoin21 mostra o desempenho do bitcoin contra vários outros ativos, como ações da Apple e Tesla. Além disso, mostra que a moeda digital tem de desempenho frente ETFs, produtos listados em bolsa de valores.
Com a promessa de listar mais ativos em breve, a ferramenta compara o bitcoin até com os principais índices referência do mercado de ações, como Dow Jones, que perde 80% de valor frente o bitcoin em cinco anos.
Ações do Facebook perderam 96% frente o bitcoin nos últimos cinco anos, sendo a pior perda a de ações da Alphabet (Google), que despencam 98% frente ao valor em ascensão da moeda digital.
Claro que há algumas exceções, como ações da Tesla, que valorizaram 19% nos últimos cinco anos, de acordo com a ferramenta. Mas na maioria dos casos, o site mostra o poder corrosivo da inflação fiduciária sobre várias classes de ativos, principalmente quando comparados ao bitcoin.
A discussão sobre o desempenho do bitcoin em relação a outros ativos financeiros está diretamente ligada ao conceito de custo de oportunidade.
O custo de oportunidade representa o potencial de ganho perdido ao escolher um investimento em detrimento de outro. Nesse caso, o custo de oportunidade aparece quando se compara o investimento em bitcoin com a manutenção de recursos em dólares, em ativos tradicionais, ou em ações de empresas como Tesla ou Google.
Contudo, o bitcoin ainda sofre com um risco de volatilidade maior que outros ativos, devendo os investidores observarem com cautela seus movimentos de mercado.
Comentários