A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, fez um alerta sobre os “riscos extremos” de se investir em criptomoedas e alertou os profissionais da indústria sobre as potenciais responsabilidades.
“Existem riscos extremos de investir em moedas virtuais ou criptomoedas”, disse ela no Twitter, “Estou alertando aos nova-iorquinos e investidores em todo o país que investir neste mercado instável não é prudente e pode causar perdas devastadoras.”
There are extreme risks in investing in virtual or cryptocurrencies and it’s imperative that we act to protect investors' wallets.
I’m warning New Yorkers and investors across the country that investing in this unstable market is not prudent and could cause devastating losses.
— NY AG James (@NewYorkStateAG) March 1, 2021
A procuradora geral de NY não parou por aí e lembrou aos profissionais de Wall Street das penalidades civis e criminais que eles podem enfrentar se não se registrassem no Gabinete de Proteção ao Investidor do Ministério Público.
“Com muita frequência, participantes gananciosos da indústria assumem riscos desnecessários com o dinheiro dos investidores”, disse ela, descrevendo as criptomoedas como “investimentos instáveis e de alto risco”.
Se você não seguir as regras, não hesitaremos em encerrar suas operações
Ela citou o processo recente contra a criptomoeda Tether e a corretora Bitfinex como exemplo e disse que as autoridades não hesitarão em tomar medidas contra qualquer pessoa que viole a lei.
Letitia disse que a Tether e a Bitfinex alegaram falsamente que sua stablecoin era totalmente respaldada por uma reserva de dólares americanos e movimentaram milhões de dólares entre as empresas para mascarar perdas.
“Não hesitaremos em agir contra qualquer pessoa que viole a lei. Duas semanas atrás, entramos com um processo para encerrar a operação fraudulenta da Coinseed.”
Ela afirma que a Coinseed estava operando uma plataforma de negociação de criptomoedas em Nova York, funcionando como uma corretora não registrada por mais de três anos.
A procuradora geral também direcionou um alerta especialmente para plataformas de negociação de criptomoedas.
“Deixe que isso sirva também como um aviso para aqueles que facilitam essas negociações: se você não seguir as regras, não hesitaremos em encerrar suas operações.”
Let this also serve as a warning to those facilitating these trades:
If you don’t play by the rules, we will not hesitate to shut down your operations.
— NY AG James (@NewYorkStateAG) March 1, 2021
Em que os nova-iorquinos devem investir então?
O alerta direcionado para investidores e membros da indústria de criptomoedas veio em meio a alta do Bitcoin, que já valorizou mais de 80% em 2021.
“Aqueles que negociam moedas virtuais em Nova York não podem evitar nossas leis, ponto final.”
Apesar de a procuradora-geral de Nova York estar pessimista com as criptomeodas, várias empresas estão apostando no ativo como reserva de valor, bancos como BNY Mellon, Goldman Sachs, JPMorgan e Citi estão se entregando ao mercado e divulgando relatórios otimistas com o futuro do ativo.
“Em que os nova-iorquinos devem investir? na loteria? Dólares? Que tal títulos com rendimento negativo?” Comentou o economista e especialistas em criptomoedas, Alex Kruger, sobre o alerta da procuradora.
What should New Yorkers invest in? The lottery? Dollars? How about negative yielding bonds? https://t.co/yx3SSIPxb8
— Alex Krüger (@krugermacro) March 1, 2021