Atualmente existe uma infinidade de opções para investir seu dinheiro que vai desde ter seu próprio negócio, investir em criptomoedas, ações entre outros.
Contudo, a base central do investidor sempre deve ser o conhecimento, pois é com ele que as decisões assertivas e bem sucedidas são tomadas. Com a falta de conhecimento, por exemplo, é impossível se proteger da inflação.
Mas afinal de contas, qual é a melhor opção de investimento, criptomoedas ou em alguma oferta pública inicial de ação (IPO, sigla em inglês)?
Primeiramente precisamos entender o que leva uma empresa fazer um IPO.
Basicamente, quando uma companhia tem objetivo de ampliar seu negócio e operações para atender uma alta demanda, mas, não possui capital suficiente, a empresa pode correr para os bancos tradicionais e fazer empréstimos ou buscar capital no mercado financeiro.
Normalmente as grandes companhias preferem levantar o capital necessário no mercado financeiro, é um processo caro, porém, mais barato que o tradicional empréstimos em banco com juros exorbitantes.
Da mesma forma que é necessário ter um prévio conhecimento para investir em um IPO se faz necessário em criptomoedas.
Recentemente a empresa Multilaser anunciou que irá fazer seu IPO na bolsa de valores (B3), as datas para fazer a reserva das ações começa a partir do dia 02 de julho e encerra 14 de julho.
Todavia, antes de entrar nessa ou em qualquer outra oferta inicial de ação é de suma importância entender o que a companhia faz, quais são seus produtos/serviços, público alvo e não menos importe a saúde financeira entre outras analises e avaliações.
É possível consultar todas essas informações no prospecto que a companhia disponibiliza no site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão responsável pela fiscalização. Com essas informações em mãos, o investidor consegue analisar a empresa antes de tomar a decisão se vai ou não entrar no IPO.
Com as criptomoedas não é diferente, investir em qualquer cripto sem entender o real objetivo central é tão arriscado quanto investir em qualquer IPO ou outra empresa que já está sendo negociada na B3.
O projeto da Cardano (ADA), por exemplo, um dos objetivos consiste em oferecer finanças descentralizadas para facilitar empréstimos entre pessoas com taxas de juros muito inferior aos dos bancos.
O fato é que aplicar seu dinheiro em criptomoeda ou em ações são excelentes opções de investimento, não existe certo e errado, melhor ou pior, na realidade ambos atende diferentes perfis de investidores. Entretanto, todo aspirante a investidor ou até mesmo o experiente precisa fazer o dever de casa e analisar muito bem onde está colocando seu dinheiro.
Por fim, como já foi dito, a melhor característica de qualquer investidor é o conhecimento.
Contudo isso não se aplica somente para quem deseja investir, conhecimento é algo que se leva para uma vida toda e transmitido de geração para geração.